Letramentos acadêmicos em contexto de expansão do ensino superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria de Lourdes Santos Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFFLF
Resumo: Os estudos sobre a escrita acadêmica estão fortemente associados à expansão do ensino superior tanto no Brasil como em outras partes do mundo. A mudança no perfil dos novos acadêmicos evidenciada, em especial, através da sua produção escrita, impõe a discussão sobre novas metodologias de ensino e tem se tornado um fértil campo de pesquisas (LILLIS, 1997, 2006; LILLIS & SCOTT, 2008; IVANIC, 1988; IVANIC & LEA, 2006; LEA & STREET, 1998; STREET, 1984, 2003, 2009; IVANIC & LEA, 2006). No Brasil, ainda são pouco conhecidos os efeitos da expansão para as práticas letradas, principalmente porque se trata de uma realidade experimentada há menos de uma década (MARINHO, 2007, 2010; FIAD, 2011; CORREA, 2011). Considerando esse cenário, esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o letramento acadêmico, no contexto de expansão do ensino superior, tomando como lócus de observação uma universidade pública federal, localizada no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil, criada nesse contexto. Para tanto, partindo das concepções de letramento como habilidades, como socialização, e como prática social (LEA & STREET, 1998), mapeia três dimensões constitutivas do fazer acadêmico, buscando aí compreender que concepções de letramento o sustentam. Trata-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa que considera como corpus para análise um conjunto de eventos de letramento (HEATH, 1982, 1983; STREET, 2003), e adota como opção teórico-metodológica diferentes abordagens do Letramento Acadêmico, da Análise do Discurso, bem como da Linguística Textual. As análises realizadas conduziram à constatação de que há heterogeneidade no contexto pesquisado em função de múltiplos fatores, como, por exemplo, a expectativa de que a escrita circula em diferentes esferas. Uma outra constatação é a de que as práticas de letramento se constituem e são constituídas na e pela relação dos acadêmicos com a universidade, demarcando na especificidade de cada gênero ali produzido a etapa do percurso e dos objetivos tanto dessa nova universidade quanto desse novo profissional por ela idealizado.
id UFMG_a5c9868e6f250668748c4d79d88eeebb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EFFLF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Zelia Versiani MachadoGilcinei Teodoro CarvalhoRaquel Salek FiadMaria Lucia CastanheiraAna Maria Rabelo GomesBrian StreetVânia Aparecida CostaMaria de Lourdes Santos Ferreira2019-08-13T04:35:43Z2019-08-13T04:35:43Z2013-09-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFFLFOs estudos sobre a escrita acadêmica estão fortemente associados à expansão do ensino superior tanto no Brasil como em outras partes do mundo. A mudança no perfil dos novos acadêmicos evidenciada, em especial, através da sua produção escrita, impõe a discussão sobre novas metodologias de ensino e tem se tornado um fértil campo de pesquisas (LILLIS, 1997, 2006; LILLIS & SCOTT, 2008; IVANIC, 1988; IVANIC & LEA, 2006; LEA & STREET, 1998; STREET, 1984, 2003, 2009; IVANIC & LEA, 2006). No Brasil, ainda são pouco conhecidos os efeitos da expansão para as práticas letradas, principalmente porque se trata de uma realidade experimentada há menos de uma década (MARINHO, 2007, 2010; FIAD, 2011; CORREA, 2011). Considerando esse cenário, esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o letramento acadêmico, no contexto de expansão do ensino superior, tomando como lócus de observação uma universidade pública federal, localizada no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil, criada nesse contexto. Para tanto, partindo das concepções de letramento como habilidades, como socialização, e como prática social (LEA & STREET, 1998), mapeia três dimensões constitutivas do fazer acadêmico, buscando aí compreender que concepções de letramento o sustentam. Trata-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa que considera como corpus para análise um conjunto de eventos de letramento (HEATH, 1982, 1983; STREET, 2003), e adota como opção teórico-metodológica diferentes abordagens do Letramento Acadêmico, da Análise do Discurso, bem como da Linguística Textual. As análises realizadas conduziram à constatação de que há heterogeneidade no contexto pesquisado em função de múltiplos fatores, como, por exemplo, a expectativa de que a escrita circula em diferentes esferas. Uma outra constatação é a de que as práticas de letramento se constituem e são constituídas na e pela relação dos acadêmicos com a universidade, demarcando na especificidade de cada gênero ali produzido a etapa do percurso e dos objetivos tanto dessa nova universidade quanto desse novo profissional por ela idealizado.Academic writing studies are strongly associated with the expansion of higher education in Brazil and in other parts of the world. Current higher education students profile changes can be especially noticed in academic writing, and demand discussion on the new teaching methodologies becoming a rich field for research (LILLIS, 1997, 2006; LILLIS & SCOTT, 2008; IVANIC, 1988; LEA & IVANIC, 2006; LEA & STREET, 1998; STREET, 1984, 2003, 2009). Effects of the expansion for literacy practices in Brazil are still little known mostly because it is a reality being experienced for less than a decade now (MARINHO, 2007, 2010; FIAD, 2011; CORREA, 2011). Considering this situation, the following research has as main objective understanding academic literacy, in the context of the expansion of higher education. In order to do so, the locus of observation has been a federal public university, situated at Jequitinhonha Valley, in the State of Minas Gerais, in Brazil, created in this context. Thus, having the conceptions of literacy such as skills, socialization and as a social practice (LEA & STREET, 1998) as threshold; this research presents three conceptions maps of the academic work aiming at understanding the concepts of literacy that support them. The research is essentially qualitative and considers as corpus for analysis a set of literacy events (HEATH, 1982, 1983; STREET, 2003), and adopt as a theoretical and methodological approaches the academic literacy, the Discourse Analysis and Textual Linguistics. The analyses led to the conclusion that there is heterogeneity in the context researched due to multiple factors, such as the expectation that the writing is present in different arenas. Another finding is that literacy practices constitute and are constituted in and by the academic relationship with the University, marking the specificity of each gender there produced along the way and the goals that this new university has as a new professional idealised.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscrita Aspectos sociaisEnsino superior BrasilEducaçãoLetramentoPublicações científicasEventos de letramentoLetramento acadêmicoLetramentoExpansão universitáriaPráticas de letramentoLetramentos acadêmicos em contexto de expansão do ensino superior no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALferreira__maria_de_lourdes_santos.pdfapplication/pdf2007524https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EFFLF/1/ferreira__maria_de_lourdes_santos.pdf1b2655f7eabc6631b73266228165d0f2MD51TEXTferreira__maria_de_lourdes_santos.pdf.txtferreira__maria_de_lourdes_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain409260https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EFFLF/2/ferreira__maria_de_lourdes_santos.pdf.txta5ad312ed6ad99977210541150cac452MD521843/BUBD-9EFFLF2019-11-14 21:13:09.699oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EFFLFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:13:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramentos acadêmicos em contexto de expansão do ensino superior no Brasil
title Letramentos acadêmicos em contexto de expansão do ensino superior no Brasil
spellingShingle Letramentos acadêmicos em contexto de expansão do ensino superior no Brasil
Maria de Lourdes Santos Ferreira
Eventos de letramento
Letramento acadêmico
Letramento
Expansão universitária
Práticas de letramento
Escrita Aspectos sociais
Ensino superior Brasil
Educação
Letramento
Publicações científicas
title_short Letramentos acadêmicos em contexto de expansão do ensino superior no Brasil
title_full Letramentos acadêmicos em contexto de expansão do ensino superior no Brasil
title_fullStr Letramentos acadêmicos em contexto de expansão do ensino superior no Brasil
title_full_unstemmed Letramentos acadêmicos em contexto de expansão do ensino superior no Brasil
title_sort Letramentos acadêmicos em contexto de expansão do ensino superior no Brasil
author Maria de Lourdes Santos Ferreira
author_facet Maria de Lourdes Santos Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Raquel Salek Fiad
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Lucia Castanheira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Brian Street
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Vânia Aparecida Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria de Lourdes Santos Ferreira
contributor_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
Gilcinei Teodoro Carvalho
Raquel Salek Fiad
Maria Lucia Castanheira
Ana Maria Rabelo Gomes
Brian Street
Vânia Aparecida Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Eventos de letramento
Letramento acadêmico
Letramento
Expansão universitária
Práticas de letramento
topic Eventos de letramento
Letramento acadêmico
Letramento
Expansão universitária
Práticas de letramento
Escrita Aspectos sociais
Ensino superior Brasil
Educação
Letramento
Publicações científicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escrita Aspectos sociais
Ensino superior Brasil
Educação
Letramento
Publicações científicas
description Os estudos sobre a escrita acadêmica estão fortemente associados à expansão do ensino superior tanto no Brasil como em outras partes do mundo. A mudança no perfil dos novos acadêmicos evidenciada, em especial, através da sua produção escrita, impõe a discussão sobre novas metodologias de ensino e tem se tornado um fértil campo de pesquisas (LILLIS, 1997, 2006; LILLIS & SCOTT, 2008; IVANIC, 1988; IVANIC & LEA, 2006; LEA & STREET, 1998; STREET, 1984, 2003, 2009; IVANIC & LEA, 2006). No Brasil, ainda são pouco conhecidos os efeitos da expansão para as práticas letradas, principalmente porque se trata de uma realidade experimentada há menos de uma década (MARINHO, 2007, 2010; FIAD, 2011; CORREA, 2011). Considerando esse cenário, esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o letramento acadêmico, no contexto de expansão do ensino superior, tomando como lócus de observação uma universidade pública federal, localizada no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil, criada nesse contexto. Para tanto, partindo das concepções de letramento como habilidades, como socialização, e como prática social (LEA & STREET, 1998), mapeia três dimensões constitutivas do fazer acadêmico, buscando aí compreender que concepções de letramento o sustentam. Trata-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa que considera como corpus para análise um conjunto de eventos de letramento (HEATH, 1982, 1983; STREET, 2003), e adota como opção teórico-metodológica diferentes abordagens do Letramento Acadêmico, da Análise do Discurso, bem como da Linguística Textual. As análises realizadas conduziram à constatação de que há heterogeneidade no contexto pesquisado em função de múltiplos fatores, como, por exemplo, a expectativa de que a escrita circula em diferentes esferas. Uma outra constatação é a de que as práticas de letramento se constituem e são constituídas na e pela relação dos acadêmicos com a universidade, demarcando na especificidade de cada gênero ali produzido a etapa do percurso e dos objetivos tanto dessa nova universidade quanto desse novo profissional por ela idealizado.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T04:35:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T04:35:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFFLF
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFFLF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EFFLF/1/ferreira__maria_de_lourdes_santos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EFFLF/2/ferreira__maria_de_lourdes_santos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b2655f7eabc6631b73266228165d0f2
a5ad312ed6ad99977210541150cac452
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589516961775616