Mobilidade urbana no Brasil: uma estimativa do produto perdido em trânsito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11932 |
Resumo: | O objetivo desta monografia é estudar as perdas associadas a problemas de mobilidade urbana no Brasil, estimando seu impacto no sistema econômico, através do cálculo da produtividade perdida em função de problemas de deslocamentos nas urbes. Os resultados são apresentados em valores absolutos e em termos relativos (de % do PIB) para diferentes áreas do território nacional, com ênfase nas principais regiões metropolitanas. Outras análises serão o comportamento da política brasileira de planejamento urbano, e as externalidades positivas que um bom sistema de mobilidade pode gerar. Os resultados encontrados foram significativos, com grandes desperdícios do PIB em função de deficiências de mobilidade urbana, mostrando a possibilidade de ganhos de eficiência caso bons investimentos sejam realizados neste setor da economia. Além disso, também foi percebida uma correlação entre as áreas com maiores problemas de mobilidade e menores índices de desenvolvimento urbano, sugerindo que um sistema eficiente de deslocamentos pode ser capaz de diminuir desigualdades sociais. |
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Mobilidade urbana no Brasil: uma estimativa do produto perdido em trânsitoMobilidade urbana - Impacto econômicoMeios de transporteEconomia urbanaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAO objetivo desta monografia é estudar as perdas associadas a problemas de mobilidade urbana no Brasil, estimando seu impacto no sistema econômico, através do cálculo da produtividade perdida em função de problemas de deslocamentos nas urbes. Os resultados são apresentados em valores absolutos e em termos relativos (de % do PIB) para diferentes áreas do território nacional, com ênfase nas principais regiões metropolitanas. Outras análises serão o comportamento da política brasileira de planejamento urbano, e as externalidades positivas que um bom sistema de mobilidade pode gerar. Os resultados encontrados foram significativos, com grandes desperdícios do PIB em função de deficiências de mobilidade urbana, mostrando a possibilidade de ganhos de eficiência caso bons investimentos sejam realizados neste setor da economia. Além disso, também foi percebida uma correlação entre as áreas com maiores problemas de mobilidade e menores índices de desenvolvimento urbano, sugerindo que um sistema eficiente de deslocamentos pode ser capaz de diminuir desigualdades sociais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJYoung, Carlos Eduardo Frickmannhttp://lattes.cnpq.br/9132537574929792Vianna, Guilherme Szczerbacki Besserman2020-04-21T15:14:53Z2023-12-21T03:03:48Z2013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11932Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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