Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaísa Souza da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2406
Resumo: Analisa os documentos oficiais sobre a organização dos espaços de educação infantil e de que maneira essas orientações está ou não estão sendo colocadas em prática no Espaço de Educação Infantil pesquisado. A fim de, responder tais questionamentos utilizei observações, registro fotográfico, análise dos documentos oficiais e estudo da literatura sobre o tema para desenvolver a pesquisa. Neste trabalho, apresento um breve histórico da educação infantil no Rio de Janeiro, apresento também a importância da organização dos espaços na educação infantil com base na literatura estudada e nos documentos oficiais, caracterizo a pesquisa através dos procedimentos metodológicos e da análise e discussão dos dados; e por fim, exponho os aspectos observados que apontam a real necessidade de se levar as contribuições desses documentos para o cotidiano das instituições de educação infantil buscando atender as necessidades das crianças e promovendo aprendizagens significativas. Este trabalho indicou que a organização dos espaços da Instituição pesquisada parecem não atender as necessidades das crianças e também foi possível perceber que os documentos oficiais que deveriam nortear as práticas pedagógicas na educação infantil não são levados em consideração no cotidiano da Instituição.
id UFRJ_049cefff213014cd625915396b5da164
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2406
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJEducação infantilOrientação pedagógicaProjeto pedagógicoCriançasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOAnalisa os documentos oficiais sobre a organização dos espaços de educação infantil e de que maneira essas orientações está ou não estão sendo colocadas em prática no Espaço de Educação Infantil pesquisado. A fim de, responder tais questionamentos utilizei observações, registro fotográfico, análise dos documentos oficiais e estudo da literatura sobre o tema para desenvolver a pesquisa. Neste trabalho, apresento um breve histórico da educação infantil no Rio de Janeiro, apresento também a importância da organização dos espaços na educação infantil com base na literatura estudada e nos documentos oficiais, caracterizo a pesquisa através dos procedimentos metodológicos e da análise e discussão dos dados; e por fim, exponho os aspectos observados que apontam a real necessidade de se levar as contribuições desses documentos para o cotidiano das instituições de educação infantil buscando atender as necessidades das crianças e promovendo aprendizagens significativas. Este trabalho indicou que a organização dos espaços da Instituição pesquisada parecem não atender as necessidades das crianças e também foi possível perceber que os documentos oficiais que deveriam nortear as práticas pedagógicas na educação infantil não são levados em consideração no cotidiano da Instituição.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJGuimarães, Danielahttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760Arenhart, Deisehttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761Santos, Nubia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051Silva, Thaísa Souza da2017-07-13T14:16:32Z2023-12-21T03:01:00Z2016-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Thaísa Souza da. Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/2406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2406Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:13:15.049675Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ
title Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ
spellingShingle Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ
Silva, Thaísa Souza da
Educação infantil
Orientação pedagógica
Projeto pedagógico
Crianças
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO
title_short Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ
title_full Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ
title_fullStr Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ
title_full_unstemmed Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ
title_sort Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ
author Silva, Thaísa Souza da
author_facet Silva, Thaísa Souza da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Daniela
http://lattes.cnpq.br/5201077923193760
Arenhart, Deise
http://lattes.cnpq.br/5887497111241761
Santos, Nubia de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0619214710322051
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaísa Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Orientação pedagógica
Projeto pedagógico
Crianças
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO
topic Educação infantil
Orientação pedagógica
Projeto pedagógico
Crianças
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO
description Analisa os documentos oficiais sobre a organização dos espaços de educação infantil e de que maneira essas orientações está ou não estão sendo colocadas em prática no Espaço de Educação Infantil pesquisado. A fim de, responder tais questionamentos utilizei observações, registro fotográfico, análise dos documentos oficiais e estudo da literatura sobre o tema para desenvolver a pesquisa. Neste trabalho, apresento um breve histórico da educação infantil no Rio de Janeiro, apresento também a importância da organização dos espaços na educação infantil com base na literatura estudada e nos documentos oficiais, caracterizo a pesquisa através dos procedimentos metodológicos e da análise e discussão dos dados; e por fim, exponho os aspectos observados que apontam a real necessidade de se levar as contribuições desses documentos para o cotidiano das instituições de educação infantil buscando atender as necessidades das crianças e promovendo aprendizagens significativas. Este trabalho indicou que a organização dos espaços da Instituição pesquisada parecem não atender as necessidades das crianças e também foi possível perceber que os documentos oficiais que deveriam nortear as práticas pedagógicas na educação infantil não são levados em consideração no cotidiano da Instituição.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04
2017-07-13T14:16:32Z
2023-12-21T03:01:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thaísa Souza da. Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/2406
identifier_str_mv SILVA, Thaísa Souza da. Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/2406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1823672581192941568