A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1910 |
Resumo: | Este trabalho visa consolidar o estudo teórico do Professor Franco Lo Presti Seminério que, através de suas experiências no campo teórico e prático, busca responder suas questões em seu estudo sobre cognição, indo além das proposições de Piaget, Bandura, Bruner e Flavell. A essência do trabalho de Seminério reside na intervenção psicopedagógica sobre a cognição na infância, "pela qual seria impossível fazer algo que não fosse esperar o desenvolvimento interno, espontâneo e livre de cada criança. Verificamos que é perfeitamente possível uma intervenção desde que não seja repetindo ou dando conteúdos já acabados, mas regras para que a criança possa elaborar e chegar aos conteúdos de que necessita" (Seminério, 2000). Além disso, evidencia a importância do educador situar-se como incentivador e instigador do saber da criança, exigindo deste profissional uma formação diferenciada para aplicação da técnica de Elaboração Dirigida. Seminério almeja que sua nova abordagem pedagógica produza uma Revolução Cognitiva, e para tal concentra seus esforços rumo a uma mudança social que veicula um desenvolvimento intelectual mais eficaz e centrado nas relações interpessoais. Aqui inicia-se o desafio de reunir coletivamente os esforços de análise da bibliografia de Seminério realizado pelos alunos pesquisadores do curso de Pós-Graduação e Mestrado na linha de Informática Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também participantes da turma de Neuropedagogia I, do ano de 2009. Sob a forma de um grande compêndio, são apresentados o cunho social, político e prático da proposta metaprocessual de Seminério, trazendo o arcabouço teórico por ele utilizado, dentro da perspectiva cognitiva. A título de preservar a originalidade dos estudos e oferecer releituras de um mesmo tema sobre varias perspectivas, mantivemos os textos sob a forma de bricolagem com o objetivo de oferecer ao leitor não somente conteúdo, mas a forma de pensar dos participantes. |
id |
UFRJ_053f6ba27ada6857cf77b4566cba89e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1910 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti SeminérioPsicologia cognitivaMetacogniçãoTeoria da aprendizagemNeuropedagogiaCognitive psychologyMetacognitionCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOEste trabalho visa consolidar o estudo teórico do Professor Franco Lo Presti Seminério que, através de suas experiências no campo teórico e prático, busca responder suas questões em seu estudo sobre cognição, indo além das proposições de Piaget, Bandura, Bruner e Flavell. A essência do trabalho de Seminério reside na intervenção psicopedagógica sobre a cognição na infância, "pela qual seria impossível fazer algo que não fosse esperar o desenvolvimento interno, espontâneo e livre de cada criança. Verificamos que é perfeitamente possível uma intervenção desde que não seja repetindo ou dando conteúdos já acabados, mas regras para que a criança possa elaborar e chegar aos conteúdos de que necessita" (Seminério, 2000). Além disso, evidencia a importância do educador situar-se como incentivador e instigador do saber da criança, exigindo deste profissional uma formação diferenciada para aplicação da técnica de Elaboração Dirigida. Seminério almeja que sua nova abordagem pedagógica produza uma Revolução Cognitiva, e para tal concentra seus esforços rumo a uma mudança social que veicula um desenvolvimento intelectual mais eficaz e centrado nas relações interpessoais. Aqui inicia-se o desafio de reunir coletivamente os esforços de análise da bibliografia de Seminério realizado pelos alunos pesquisadores do curso de Pós-Graduação e Mestrado na linha de Informática Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também participantes da turma de Neuropedagogia I, do ano de 2009. Sob a forma de um grande compêndio, são apresentados o cunho social, político e prático da proposta metaprocessual de Seminério, trazendo o arcabouço teórico por ele utilizado, dentro da perspectiva cognitiva. A título de preservar a originalidade dos estudos e oferecer releituras de um mesmo tema sobre varias perspectivas, mantivemos os textos sob a forma de bricolagem com o objetivo de oferecer ao leitor não somente conteúdo, mas a forma de pensar dos participantes.BrasilInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais2017-05-09T12:16:48Z2023-12-21T03:00:56Z2009-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportMARQUES, C. V.; OLIVEIRA, C. E. T. ; MOTTA, C. L. R. da. A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 88 p. (Relatório Técnico, 04/09)http://hdl.handle.net/11422/1910porRelatório técnico NCEMarques, Carla Verônica MachadoOliveira, Carlo Emmanoel Tolla deMotta, Cláudia Lage Rebello dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:56Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1910Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério |
title |
A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério |
spellingShingle |
A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério Marques, Carla Verônica Machado Psicologia cognitiva Metacognição Teoria da aprendizagem Neuropedagogia Cognitive psychology Metacognition CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério |
title_full |
A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério |
title_fullStr |
A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério |
title_full_unstemmed |
A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério |
title_sort |
A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério |
author |
Marques, Carla Verônica Machado |
author_facet |
Marques, Carla Verônica Machado Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de Motta, Cláudia Lage Rebello da |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de Motta, Cláudia Lage Rebello da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Carla Verônica Machado Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de Motta, Cláudia Lage Rebello da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia cognitiva Metacognição Teoria da aprendizagem Neuropedagogia Cognitive psychology Metacognition CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
Psicologia cognitiva Metacognição Teoria da aprendizagem Neuropedagogia Cognitive psychology Metacognition CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
Este trabalho visa consolidar o estudo teórico do Professor Franco Lo Presti Seminério que, através de suas experiências no campo teórico e prático, busca responder suas questões em seu estudo sobre cognição, indo além das proposições de Piaget, Bandura, Bruner e Flavell. A essência do trabalho de Seminério reside na intervenção psicopedagógica sobre a cognição na infância, "pela qual seria impossível fazer algo que não fosse esperar o desenvolvimento interno, espontâneo e livre de cada criança. Verificamos que é perfeitamente possível uma intervenção desde que não seja repetindo ou dando conteúdos já acabados, mas regras para que a criança possa elaborar e chegar aos conteúdos de que necessita" (Seminério, 2000). Além disso, evidencia a importância do educador situar-se como incentivador e instigador do saber da criança, exigindo deste profissional uma formação diferenciada para aplicação da técnica de Elaboração Dirigida. Seminério almeja que sua nova abordagem pedagógica produza uma Revolução Cognitiva, e para tal concentra seus esforços rumo a uma mudança social que veicula um desenvolvimento intelectual mais eficaz e centrado nas relações interpessoais. Aqui inicia-se o desafio de reunir coletivamente os esforços de análise da bibliografia de Seminério realizado pelos alunos pesquisadores do curso de Pós-Graduação e Mestrado na linha de Informática Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também participantes da turma de Neuropedagogia I, do ano de 2009. Sob a forma de um grande compêndio, são apresentados o cunho social, político e prático da proposta metaprocessual de Seminério, trazendo o arcabouço teórico por ele utilizado, dentro da perspectiva cognitiva. A título de preservar a originalidade dos estudos e oferecer releituras de um mesmo tema sobre varias perspectivas, mantivemos os textos sob a forma de bricolagem com o objetivo de oferecer ao leitor não somente conteúdo, mas a forma de pensar dos participantes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-31 2017-05-09T12:16:48Z 2023-12-21T03:00:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUES, C. V.; OLIVEIRA, C. E. T. ; MOTTA, C. L. R. da. A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 88 p. (Relatório Técnico, 04/09) http://hdl.handle.net/11422/1910 |
identifier_str_mv |
MARQUES, C. V.; OLIVEIRA, C. E. T. ; MOTTA, C. L. R. da. A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 88 p. (Relatório Técnico, 04/09) |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Relatório técnico NCE |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455963397750784 |