A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carla Verônica Machado
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de, Motta, Cláudia Lage Rebello da
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1910
Resumo: Este trabalho visa consolidar o estudo teórico do Professor Franco Lo Presti Seminério que, através de suas experiências no campo teórico e prático, busca responder suas questões em seu estudo sobre cognição, indo além das proposições de Piaget, Bandura, Bruner e Flavell. A essência do trabalho de Seminério reside na intervenção psicopedagógica sobre a cognição na infância, "pela qual seria impossível fazer algo que não fosse esperar o desenvolvimento interno, espontâneo e livre de cada criança. Verificamos que é perfeitamente possível uma intervenção desde que não seja repetindo ou dando conteúdos já acabados, mas regras para que a criança possa elaborar e chegar aos conteúdos de que necessita" (Seminério, 2000). Além disso, evidencia a importância do educador situar-se como incentivador e instigador do saber da criança, exigindo deste profissional uma formação diferenciada para aplicação da técnica de Elaboração Dirigida. Seminério almeja que sua nova abordagem pedagógica produza uma Revolução Cognitiva, e para tal concentra seus esforços rumo a uma mudança social que veicula um desenvolvimento intelectual mais eficaz e centrado nas relações interpessoais. Aqui inicia-se o desafio de reunir coletivamente os esforços de análise da bibliografia de Seminério realizado pelos alunos pesquisadores do curso de Pós-Graduação e Mestrado na linha de Informática Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também participantes da turma de Neuropedagogia I, do ano de 2009. Sob a forma de um grande compêndio, são apresentados o cunho social, político e prático da proposta metaprocessual de Seminério, trazendo o arcabouço teórico por ele utilizado, dentro da perspectiva cognitiva. A título de preservar a originalidade dos estudos e oferecer releituras de um mesmo tema sobre varias perspectivas, mantivemos os textos sob a forma de bricolagem com o objetivo de oferecer ao leitor não somente conteúdo, mas a forma de pensar dos participantes.
id UFRJ_053f6ba27ada6857cf77b4566cba89e9
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1910
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti SeminérioPsicologia cognitivaMetacogniçãoTeoria da aprendizagemNeuropedagogiaCognitive psychologyMetacognitionCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOEste trabalho visa consolidar o estudo teórico do Professor Franco Lo Presti Seminério que, através de suas experiências no campo teórico e prático, busca responder suas questões em seu estudo sobre cognição, indo além das proposições de Piaget, Bandura, Bruner e Flavell. A essência do trabalho de Seminério reside na intervenção psicopedagógica sobre a cognição na infância, "pela qual seria impossível fazer algo que não fosse esperar o desenvolvimento interno, espontâneo e livre de cada criança. Verificamos que é perfeitamente possível uma intervenção desde que não seja repetindo ou dando conteúdos já acabados, mas regras para que a criança possa elaborar e chegar aos conteúdos de que necessita" (Seminério, 2000). Além disso, evidencia a importância do educador situar-se como incentivador e instigador do saber da criança, exigindo deste profissional uma formação diferenciada para aplicação da técnica de Elaboração Dirigida. Seminério almeja que sua nova abordagem pedagógica produza uma Revolução Cognitiva, e para tal concentra seus esforços rumo a uma mudança social que veicula um desenvolvimento intelectual mais eficaz e centrado nas relações interpessoais. Aqui inicia-se o desafio de reunir coletivamente os esforços de análise da bibliografia de Seminério realizado pelos alunos pesquisadores do curso de Pós-Graduação e Mestrado na linha de Informática Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também participantes da turma de Neuropedagogia I, do ano de 2009. Sob a forma de um grande compêndio, são apresentados o cunho social, político e prático da proposta metaprocessual de Seminério, trazendo o arcabouço teórico por ele utilizado, dentro da perspectiva cognitiva. A título de preservar a originalidade dos estudos e oferecer releituras de um mesmo tema sobre varias perspectivas, mantivemos os textos sob a forma de bricolagem com o objetivo de oferecer ao leitor não somente conteúdo, mas a forma de pensar dos participantes.BrasilInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais2017-05-09T12:16:48Z2023-12-21T03:00:56Z2009-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportMARQUES, C. V.; OLIVEIRA, C. E. T. ; MOTTA, C. L. R. da. A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 88 p. (Relatório Técnico, 04/09)http://hdl.handle.net/11422/1910porRelatório técnico NCEMarques, Carla Verônica MachadoOliveira, Carlo Emmanoel Tolla deMotta, Cláudia Lage Rebello dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:56Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1910Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério
title A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério
spellingShingle A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério
Marques, Carla Verônica Machado
Psicologia cognitiva
Metacognição
Teoria da aprendizagem
Neuropedagogia
Cognitive psychology
Metacognition
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério
title_full A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério
title_fullStr A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério
title_full_unstemmed A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério
title_sort A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério
author Marques, Carla Verônica Machado
author_facet Marques, Carla Verônica Machado
Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de
Motta, Cláudia Lage Rebello da
author_role author
author2 Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de
Motta, Cláudia Lage Rebello da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Carla Verônica Machado
Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de
Motta, Cláudia Lage Rebello da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia cognitiva
Metacognição
Teoria da aprendizagem
Neuropedagogia
Cognitive psychology
Metacognition
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Psicologia cognitiva
Metacognição
Teoria da aprendizagem
Neuropedagogia
Cognitive psychology
Metacognition
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Este trabalho visa consolidar o estudo teórico do Professor Franco Lo Presti Seminério que, através de suas experiências no campo teórico e prático, busca responder suas questões em seu estudo sobre cognição, indo além das proposições de Piaget, Bandura, Bruner e Flavell. A essência do trabalho de Seminério reside na intervenção psicopedagógica sobre a cognição na infância, "pela qual seria impossível fazer algo que não fosse esperar o desenvolvimento interno, espontâneo e livre de cada criança. Verificamos que é perfeitamente possível uma intervenção desde que não seja repetindo ou dando conteúdos já acabados, mas regras para que a criança possa elaborar e chegar aos conteúdos de que necessita" (Seminério, 2000). Além disso, evidencia a importância do educador situar-se como incentivador e instigador do saber da criança, exigindo deste profissional uma formação diferenciada para aplicação da técnica de Elaboração Dirigida. Seminério almeja que sua nova abordagem pedagógica produza uma Revolução Cognitiva, e para tal concentra seus esforços rumo a uma mudança social que veicula um desenvolvimento intelectual mais eficaz e centrado nas relações interpessoais. Aqui inicia-se o desafio de reunir coletivamente os esforços de análise da bibliografia de Seminério realizado pelos alunos pesquisadores do curso de Pós-Graduação e Mestrado na linha de Informática Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também participantes da turma de Neuropedagogia I, do ano de 2009. Sob a forma de um grande compêndio, são apresentados o cunho social, político e prático da proposta metaprocessual de Seminério, trazendo o arcabouço teórico por ele utilizado, dentro da perspectiva cognitiva. A título de preservar a originalidade dos estudos e oferecer releituras de um mesmo tema sobre varias perspectivas, mantivemos os textos sob a forma de bricolagem com o objetivo de oferecer ao leitor não somente conteúdo, mas a forma de pensar dos participantes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
2017-05-09T12:16:48Z
2023-12-21T03:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, C. V.; OLIVEIRA, C. E. T. ; MOTTA, C. L. R. da. A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 88 p. (Relatório Técnico, 04/09)
http://hdl.handle.net/11422/1910
identifier_str_mv MARQUES, C. V.; OLIVEIRA, C. E. T. ; MOTTA, C. L. R. da. A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 88 p. (Relatório Técnico, 04/09)
url http://hdl.handle.net/11422/1910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Relatório técnico NCE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455963397750784