Crivo paradigmático de Franco Lo Presti Seminério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carla Veronica Machado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Dayara Santos
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14372
Resumo: O presente relatório trata-se de um estudo gramatical sobre o crivo Paradigmático de Franco lo Presti Seminério, que é uma declaração pessoal do autor para analisar o imaginário no que tange as temáticas do texto narrativo. Seminério caracteriza em três níveis as pragmáticas abordas pelas crianças no texto, isto é, de acordo com as mensagens linguísticas construídas e interpretadas pela criança, que são parte de suas estratégias comunicativas interacionais, ela pode estar no nível egocêntrico, intermediário ou socializado. Apresenta-se trechos de narrativas construídas por crianças de áreas conflagradas do município do Rio de Janeiro para exemplificar tais níveis, bem como uma simples contextualização das classes de palavras para registrar os marcadores morfológicos comumente presentes nos textos característicos de cada um desses níveis. Utiliza-se de uma esquematização no formato lógico sistêmico de representação, denominado como rede sistêmica, para exemplificar tais marcos, que podem ser aprofundados em estudos futuros.
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Utiliza-se de uma esquematização no formato lógico sistêmico de representação, denominado como rede sistêmica, para exemplificar tais marcos, que podem ser aprofundados em estudos futuros.This report is a grammatical study of Franco Lo Presti Seminério's Paradigmatic Sieve, which is a personal statement by the author for analysis of the imaginary regarding the themes of the narrative text. Seminar character on three levels as pragmatics addressed by children in the text, that is, according to the linguistic messages constructed and interpreted by the child, which are part of their interactive communicative strategies, they can be at the egocentric, intermediate or socialized level. It presents excerpts from narratives constructed by children from conflicted areas in the city of Rio de Janeiro to exemplify such levels, as well as a simple contextualization of the word classes to register the morphological markers commonly present in the characteristic texts of each of these levels. It uses a schematic in the logical systemic format of representation, known as a systemic network to exemplify such milestones, which can be deepened in future studies.Submitted by Elaine Almeida (elaine.almeida@nce.ufrj.br) on 2021-05-21T19:22:20Z No. of bitstreams: 1 0421.pdf: 5639461 bytes, checksum: 52c45b040d789b1a8eb150a45d7d4def (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-21T19:22:20Z (GMT). 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