Youtubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6887 |
Resumo: | Discute o comportamento de consumo infantil online de meninas, entre seis e doze anos, através da influência proporcionada por youtubers mirins. Para contextualizarmos nossos objetos de análise, debatemos sobre a infância e como ela vem se reconfigurando através das novas mídias eletrônicas, levantando os pontos positivos e negativos que Buckingham (2000) e Livingstone (2003; 2013) discutem em suas pesquisas com relação às oportunidades e aos riscos que a internet oferece às crianças. Além disso, percorremos o histórico do YouTube para compreendermos o fenômeno dos youtubers – para então, dessa forma, cruzarmos em nossa análise a influência dos youtubers em outras crianças no que tange o consumo. Após um mapeamento prévio dos principais canais de youtubers mirins brasileiros, utilizamos a análise de conteúdo para nossa ferramenta metodológica, onde selecionamos duas diferentes youtubers e especificamos um vídeo de cada para que possamos avaliar a menção implícita ou explícita de conteúdos que envolvam consumo em seus canais. Usamos como critérios metodológicos as dimensões da literacia publicitária (MACHADO; BURROWES; RETT, 2017) para analisarmos de forma crítica a publicidade expandida que se configura nos dois canais utilizados para análise de nossa pesquisa. Em nossos resultados, obtivemos conclusões que ressaltam a influência de youtubers mirins em outras meninas através da relação ídolo/fã. Por fim, oferecemos outras sugestões para futuras pesquisas na área. |
id |
UFRJ_060e1a31d307a7254d457de2d01d92e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6887 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Tamíris de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Burrowes, Patricia Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Cardoso, Mônica Machado2019-04-01T21:08:54Z2023-11-30T03:01:10Z2017-12-15LEITE, Tamíris. Youtubers mirins: Uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017http://hdl.handle.net/11422/6887Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2018-04-06T20:58:45Z No. of bitstreams: 1 Tleite.pdf: 1325188 bytes, checksum: a313f080bf55ef425fc03e7b722b214f (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-01T21:08:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tleite.pdf: 1325188 bytes, checksum: a313f080bf55ef425fc03e7b722b214f (MD5) Previous issue date: 2017-12-15Discute o comportamento de consumo infantil online de meninas, entre seis e doze anos, através da influência proporcionada por youtubers mirins. Para contextualizarmos nossos objetos de análise, debatemos sobre a infância e como ela vem se reconfigurando através das novas mídias eletrônicas, levantando os pontos positivos e negativos que Buckingham (2000) e Livingstone (2003; 2013) discutem em suas pesquisas com relação às oportunidades e aos riscos que a internet oferece às crianças. Além disso, percorremos o histórico do YouTube para compreendermos o fenômeno dos youtubers – para então, dessa forma, cruzarmos em nossa análise a influência dos youtubers em outras crianças no que tange o consumo. Após um mapeamento prévio dos principais canais de youtubers mirins brasileiros, utilizamos a análise de conteúdo para nossa ferramenta metodológica, onde selecionamos duas diferentes youtubers e especificamos um vídeo de cada para que possamos avaliar a menção implícita ou explícita de conteúdos que envolvam consumo em seus canais. Usamos como critérios metodológicos as dimensões da literacia publicitária (MACHADO; BURROWES; RETT, 2017) para analisarmos de forma crítica a publicidade expandida que se configura nos dois canais utilizados para análise de nossa pesquisa. Em nossos resultados, obtivemos conclusões que ressaltam a influência de youtubers mirins em outras meninas através da relação ídolo/fã. Por fim, oferecemos outras sugestões para futuras pesquisas na área.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAProdução de vídeoInternetPropagandaCriançasPúblico infantilComportamento do consumidorYoutubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTleite.pdfTleite.pdfapplication/pdf1325188http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6887/1/Tleite.pdfa313f080bf55ef425fc03e7b722b214fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6887/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/68872023-11-30 00:01:10.95oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Youtubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos |
title |
Youtubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos |
spellingShingle |
Youtubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos Leite, Tamíris de Oliveira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Produção de vídeo Internet Propaganda Crianças Público infantil Comportamento do consumidor |
title_short |
Youtubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos |
title_full |
Youtubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos |
title_fullStr |
Youtubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos |
title_full_unstemmed |
Youtubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos |
title_sort |
Youtubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos |
author |
Leite, Tamíris de Oliveira |
author_facet |
Leite, Tamíris de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Tamíris de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Burrowes, Patricia Cecilia |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5814638513632403 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rett, Lucimara |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Mônica Machado |
contributor_str_mv |
Burrowes, Patricia Cecilia Rett, Lucimara Cardoso, Mônica Machado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Produção de vídeo Internet Propaganda Crianças Público infantil Comportamento do consumidor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de vídeo Internet Propaganda Crianças Público infantil Comportamento do consumidor |
description |
Discute o comportamento de consumo infantil online de meninas, entre seis e doze anos, através da influência proporcionada por youtubers mirins. Para contextualizarmos nossos objetos de análise, debatemos sobre a infância e como ela vem se reconfigurando através das novas mídias eletrônicas, levantando os pontos positivos e negativos que Buckingham (2000) e Livingstone (2003; 2013) discutem em suas pesquisas com relação às oportunidades e aos riscos que a internet oferece às crianças. Além disso, percorremos o histórico do YouTube para compreendermos o fenômeno dos youtubers – para então, dessa forma, cruzarmos em nossa análise a influência dos youtubers em outras crianças no que tange o consumo. Após um mapeamento prévio dos principais canais de youtubers mirins brasileiros, utilizamos a análise de conteúdo para nossa ferramenta metodológica, onde selecionamos duas diferentes youtubers e especificamos um vídeo de cada para que possamos avaliar a menção implícita ou explícita de conteúdos que envolvam consumo em seus canais. Usamos como critérios metodológicos as dimensões da literacia publicitária (MACHADO; BURROWES; RETT, 2017) para analisarmos de forma crítica a publicidade expandida que se configura nos dois canais utilizados para análise de nossa pesquisa. Em nossos resultados, obtivemos conclusões que ressaltam a influência de youtubers mirins em outras meninas através da relação ídolo/fã. Por fim, oferecemos outras sugestões para futuras pesquisas na área. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-01T21:08:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITE, Tamíris. Youtubers mirins: Uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6887 |
identifier_str_mv |
LEITE, Tamíris. Youtubers mirins: Uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6887/1/Tleite.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6887/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a313f080bf55ef425fc03e7b722b214f dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097107868647424 |