A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zeni, Ismael
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/914
Resumo: Este trabalho busca compreender a influência que a comunicação, em especial a publicidade, exerce no comportamento de consumo dos deficientes visuais. Através da análise de dados coletados por meio de um grupo focal, realizado com os 6 portadores de deficiência visual membros da Associação Passo-fundense de Cegos-APACE, o estudo pretende evidenciar as limitações existentes na comunicação para inclusão destas pessoas. A bibliografia sobre o assunto é limitada, por isso, para o desenvolvimento do trabalho, foi feita uma pesquisa exploratória e bibliográfica de textos acadêmicos e publicações relacionadas ao tema. Considera-se que os deficientes visuais são um público consumidor com grande potencial, apesar de “esquecidos” pela publicidade. Nota-se a necessidade darealização de pesquisas que tracem o perfil desse público, considerando-os na hora de realizar uma ação publicitária, desde o planejamento de marketing, até campanhas publicitárias.
id UPF_c885fdc2ce67bc8263da8449772e9ca6
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/914
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2017-08-04T18:22:33Z2017-08-042017-08-04T18:22:33Z2016-06-29ZENI, Ismael. A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE. 2016. 64 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/914Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2017-08-04T18:22:33Z No. of bitstreams: 1 UPF2016Ismael Zeni.pdf: 480914 bytes, checksum: 9218f61170c612e54dae5c8c30d34693 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-04T18:22:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UPF2016Ismael Zeni.pdf: 480914 bytes, checksum: 9218f61170c612e54dae5c8c30d34693 (MD5) Previous issue date: 2016-06-29Este trabalho busca compreender a influência que a comunicação, em especial a publicidade, exerce no comportamento de consumo dos deficientes visuais. Através da análise de dados coletados por meio de um grupo focal, realizado com os 6 portadores de deficiência visual membros da Associação Passo-fundense de Cegos-APACE, o estudo pretende evidenciar as limitações existentes na comunicação para inclusão destas pessoas. A bibliografia sobre o assunto é limitada, por isso, para o desenvolvimento do trabalho, foi feita uma pesquisa exploratória e bibliográfica de textos acadêmicos e publicações relacionadas ao tema. Considera-se que os deficientes visuais são um público consumidor com grande potencial, apesar de “esquecidos” pela publicidade. Nota-se a necessidade darealização de pesquisas que tracem o perfil desse público, considerando-os na hora de realizar uma ação publicitária, desde o planejamento de marketing, até campanhas publicitárias.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaComunicaçãoDeficiência visualComportamento do consumidorA publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCarmo, Aline doZeni, Ismaelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/914/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALUPF2016Ismael Zeni.pdfUPF2016Ismael Zeni.pdfMonografia Ismael Zeniapplication/pdf480914http://localhost:8080/bitstream/riupf/914/1/UPF2016Ismael%20Zeni.pdf9218f61170c612e54dae5c8c30d34693MD51riupf/9142017-08-04 15:22:33.158oai:localhost:riupf/914TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gRGVwb3NpdGEgb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gRGVwb3NpdGEgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-08-04T18:22:33Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE
title A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE
spellingShingle A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE
Zeni, Ismael
Publicidade
Propaganda
Comunicação
Deficiência visual
Comportamento do consumidor
title_short A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE
title_full A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE
title_fullStr A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE
title_full_unstemmed A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE
title_sort A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE
author Zeni, Ismael
author_facet Zeni, Ismael
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carmo, Aline do
dc.contributor.author.fl_str_mv Zeni, Ismael
contributor_str_mv Carmo, Aline do
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Comunicação
Deficiência visual
Comportamento do consumidor
topic Publicidade
Propaganda
Comunicação
Deficiência visual
Comportamento do consumidor
description Este trabalho busca compreender a influência que a comunicação, em especial a publicidade, exerce no comportamento de consumo dos deficientes visuais. Através da análise de dados coletados por meio de um grupo focal, realizado com os 6 portadores de deficiência visual membros da Associação Passo-fundense de Cegos-APACE, o estudo pretende evidenciar as limitações existentes na comunicação para inclusão destas pessoas. A bibliografia sobre o assunto é limitada, por isso, para o desenvolvimento do trabalho, foi feita uma pesquisa exploratória e bibliográfica de textos acadêmicos e publicações relacionadas ao tema. Considera-se que os deficientes visuais são um público consumidor com grande potencial, apesar de “esquecidos” pela publicidade. Nota-se a necessidade darealização de pesquisas que tracem o perfil desse público, considerando-os na hora de realizar uma ação publicitária, desde o planejamento de marketing, até campanhas publicitárias.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-04T18:22:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-04
2017-08-04T18:22:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZENI, Ismael. A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE. 2016. 64 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/914
identifier_str_mv ZENI, Ismael. A publicidade com outros olhos: Análise do comportamento de consumo dos membros da associação passo-fundense de cegos- APACE. 2016. 64 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/914/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/914/1/UPF2016Ismael%20Zeni.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
9218f61170c612e54dae5c8c30d34693
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492613579374592