Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Peclat, Milena França da Silva |
Data de Publicação: |
2019 |
Tipo de documento: |
Trabalho de conclusão de curso
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: |
http://hdl.handle.net/11422/12576
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Resumo: |
Este estudo focaliza o debate sobre as questões de gênero que permeiam no contexto da educação infantil. Considerando-se que ainda hoje algumas escolas mantém uma estrutura sexista em suas práticas cotidianas, colaborando para a manutenção das desigualdades de gênero existentes em nossa sociedade, o objetivo principal desse trabalho é identificar práticas pedagógicas que possibilitam uma educação para a infância mais democrática no âmbito das discussões sobre gênero e educação. O referencial teórico baseou-se nos estudos de Louro (1997, 2000, 2001, 2007), Finco (2008, 2010), Silva e Buss-Simão (2018), Scott (1995), entre outros autores que abordam em sobre gênero e educação em seus estudos. O presente trabalho se desenvolve através dos relatos e experiências vivenciadas a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID, procurando evidenciar a importância de programas de formação de professores, fomentar a discussão sobre a construção das identidades infantis, além de pensar quais são os papéis que os/as docentes da educação infantil devem desempenhar frente às questões de gênero na infância. |