O mercado imobiliário do Rio de Janeiro: o uso de novos ambientes coletivos como estratégia de marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/7295 |
Resumo: | O trabalho tem por finalidade realizar uma leitura crítica acerca dos lançamentos imobiliários na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2007. Os novos empreendimentos, concebidos com grandes áreas comuns e com diversos equipamentos de lazer, se constituem de pequenas unidades habitacionais, aumentando a taxa de lucro do empreendedor. Analisa essa nova forma de concepção, com a criação de novos espaços de uso coletivo, como uma questão de marketing a partir da fetichização da vida coletiva em condomínios residenciais em detrimento dos pequenos apartamentos vendidos. Como objeto de estudo faz-se a análise do empreendimento Bora Bora, na Barra da Tijuca. |
id |
UFRJ_084a3b5d4f2dc19b63481ed6e58d72fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/7295 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Marino, Filipe UngaroKleiman, Mauro2019-04-16T15:46:24Z2023-11-30T03:02:56Z2008http://hdl.handle.net/11422/7295O trabalho tem por finalidade realizar uma leitura crítica acerca dos lançamentos imobiliários na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2007. Os novos empreendimentos, concebidos com grandes áreas comuns e com diversos equipamentos de lazer, se constituem de pequenas unidades habitacionais, aumentando a taxa de lucro do empreendedor. Analisa essa nova forma de concepção, com a criação de novos espaços de uso coletivo, como uma questão de marketing a partir da fetichização da vida coletiva em condomínios residenciais em detrimento dos pequenos apartamentos vendidos. Como objeto de estudo faz-se a análise do empreendimento Bora Bora, na Barra da Tijuca.The purpose of this paper is to perform a critical reading about the real estate launches in the city of Rio de Janeiro in 2007. The new developments, designed with large common areas and with several leisure facilities, are small housing units, increasing the rate of the entrepreneur. It analyzes this new form of conception, with the creation of new spaces of collective use, as a marketing issue from the fetishization of collective life in residential condominiums to the detriment of small apartments sold. The object of study is the analysis of the Bora Bora enterprise, in Barra da Tijuca.Submitted by Gilberto Martins (gilberto@ippur.ufrj.br) on 2019-04-16T15:46:24Z No. of bitstreams: 1 FUMarinho-min.pdf: 381532 bytes, checksum: 0e4866f1f8ed0d013c9f0c62d0fea9cc (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-16T15:46:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FUMarinho-min.pdf: 381532 bytes, checksum: 0e4866f1f8ed0d013c9f0c62d0fea9cc (MD5) Previous issue date: 2008porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalUFRJBrasilInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e RegionalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ESTUDOS DA HABITACAOMercado imobiliárioCondomínioEspaço urbanoInvestimentosMarketing imobiliárioO mercado imobiliário do Rio de Janeiro: o uso de novos ambientes coletivos como estratégia de marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFUMarinho-min.pdfFUMarinho-min.pdfapplication/pdf381532http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7295/1/FUMarinho-min.pdf0e4866f1f8ed0d013c9f0c62d0fea9ccMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7295/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/72952023-11-30 00:02:56.668oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mercado imobiliário do Rio de Janeiro: o uso de novos ambientes coletivos como estratégia de marketing |
title |
O mercado imobiliário do Rio de Janeiro: o uso de novos ambientes coletivos como estratégia de marketing |
spellingShingle |
O mercado imobiliário do Rio de Janeiro: o uso de novos ambientes coletivos como estratégia de marketing Marino, Filipe Ungaro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ESTUDOS DA HABITACAO Mercado imobiliário Condomínio Espaço urbano Investimentos Marketing imobiliário |
title_short |
O mercado imobiliário do Rio de Janeiro: o uso de novos ambientes coletivos como estratégia de marketing |
title_full |
O mercado imobiliário do Rio de Janeiro: o uso de novos ambientes coletivos como estratégia de marketing |
title_fullStr |
O mercado imobiliário do Rio de Janeiro: o uso de novos ambientes coletivos como estratégia de marketing |
title_full_unstemmed |
O mercado imobiliário do Rio de Janeiro: o uso de novos ambientes coletivos como estratégia de marketing |
title_sort |
O mercado imobiliário do Rio de Janeiro: o uso de novos ambientes coletivos como estratégia de marketing |
author |
Marino, Filipe Ungaro |
author_facet |
Marino, Filipe Ungaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marino, Filipe Ungaro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kleiman, Mauro |
contributor_str_mv |
Kleiman, Mauro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ESTUDOS DA HABITACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ESTUDOS DA HABITACAO Mercado imobiliário Condomínio Espaço urbano Investimentos Marketing imobiliário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado imobiliário Condomínio Espaço urbano Investimentos Marketing imobiliário |
description |
O trabalho tem por finalidade realizar uma leitura crítica acerca dos lançamentos imobiliários na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2007. Os novos empreendimentos, concebidos com grandes áreas comuns e com diversos equipamentos de lazer, se constituem de pequenas unidades habitacionais, aumentando a taxa de lucro do empreendedor. Analisa essa nova forma de concepção, com a criação de novos espaços de uso coletivo, como uma questão de marketing a partir da fetichização da vida coletiva em condomínios residenciais em detrimento dos pequenos apartamentos vendidos. Como objeto de estudo faz-se a análise do empreendimento Bora Bora, na Barra da Tijuca. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-16T15:46:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/7295 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/7295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7295/1/FUMarinho-min.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7295/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e4866f1f8ed0d013c9f0c62d0fea9cc dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097132536397824 |