Análise do consumo de combustíveis líquidos e emissões no setor de transportes no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17265 |
Resumo: | O modal rodoviário brasileiro é o maior consumidor de energia da matriz logística do país e o maior emissor de CO2 no setor de transportes. Por causa disso, a sustentabilidade do setor depende desse modal e assim, este projeto tem como objetivo analisar como o consumo de energia para transportes rodoviário tem evoluído ao longo dos anos e também avaliar a quantidade de CO2 emitida no país. É também projetado o consumo de óleo diesel, gasolina e álcool e a quantidade de CO2 emitida até 2025, utilizando três diferentes cenários. Para projetar o consumo de combustível, um modelo econométrico simples foi aplicado, utilizando a análise de regressão. Uma análise dos últimos anos mostra que o consumo de álcool varia de acordo com os preços do petróleo e que a procura por combustíveis é altamente ligada ao crescimento do PIB do país. Os resultados obtidos na parte projeção mostram que diesel continuará a ser o combustível mais consumido e o maior responsável por emissões de CO2 e que o consumo de etanol nos veículos flex fuel é capaz de reduzir as emissões de GEE. Concluiu-se que, a fim de reduzir o consumo de energia, é muito importante investir nos transportes públicos e na infraestrutura do país. Além disso, os resultados confirmaram que os biocombustíveis são uma solução de curto prazo para reduzir a emissão de dióxido de carbono e a dependência do Brasil em derivados de petróleo, enquanto outras tecnologias, tais como células de hidrogênio, não podem ser amplamente aplicadas. |
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Análise do consumo de combustíveis líquidos e emissões no setor de transportes no BrasilA consumption analysis of liquid fuels and its emissions in the transport sector of BrazilConsumo de combustíveisEmissão de gás carbônicoSetor de transportes rodoviárioCNPQ::ENGENHARIASO modal rodoviário brasileiro é o maior consumidor de energia da matriz logística do país e o maior emissor de CO2 no setor de transportes. Por causa disso, a sustentabilidade do setor depende desse modal e assim, este projeto tem como objetivo analisar como o consumo de energia para transportes rodoviário tem evoluído ao longo dos anos e também avaliar a quantidade de CO2 emitida no país. É também projetado o consumo de óleo diesel, gasolina e álcool e a quantidade de CO2 emitida até 2025, utilizando três diferentes cenários. Para projetar o consumo de combustível, um modelo econométrico simples foi aplicado, utilizando a análise de regressão. Uma análise dos últimos anos mostra que o consumo de álcool varia de acordo com os preços do petróleo e que a procura por combustíveis é altamente ligada ao crescimento do PIB do país. Os resultados obtidos na parte projeção mostram que diesel continuará a ser o combustível mais consumido e o maior responsável por emissões de CO2 e que o consumo de etanol nos veículos flex fuel é capaz de reduzir as emissões de GEE. Concluiu-se que, a fim de reduzir o consumo de energia, é muito importante investir nos transportes públicos e na infraestrutura do país. Além disso, os resultados confirmaram que os biocombustíveis são uma solução de curto prazo para reduzir a emissão de dióxido de carbono e a dependência do Brasil em derivados de petróleo, enquanto outras tecnologias, tais como células de hidrogênio, não podem ser amplamente aplicadas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJLucena, André Frossard Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/5291164781345233http://lattes.cnpq.br/0232984911734704Firmo, Heloisa TeixeiraCunha, Bruno Scola Lopes daReis, Marcela Tartaglia2022-06-15T18:32:03Z2023-12-21T03:08:56Z2016-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/17265porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:56Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17265Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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