A influência do efeito país de origem para carros de marcas chinesas: um estudo com consumidores cariocas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wo, Daniel Lin
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5268
Resumo: A influência que a informação sobre o país de origem de um produto ou marca causa sobre o processo de cognição e avaliação do consumidor é chamado de efeito país de origem. Quando as marcas e produtos ainda não estão consolidados em novos mercados, a força dessa informação extrínseca é intensificada, podendo determinar a atitude e o comportamento de compra dos indivíduos. Assim, entender o efeito país de origem e como ele afeta a avaliação dos consumidores torna-se fundamental para as empresas e acadêmicos. Atualmente, a entrada dos carros de marcas chinesas no mercado brasileiro é um fenômeno recente, que ainda não foi estudado e se encaixa perfeitamente nessa dinâmica. Nesse contexto, o presente estudo buscou investigar a percepção e atitude dos consumidores cariocas em relação aos carros de marcas chinesas, analisando o efeito país de origem, compreendendo como este se diferencia dentro da população e identificando os segmentos mais receptivos para essa categoria de produtos. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratória, com a revisão da literatura sobre o tema, seguida de uma pesquisa descritiva, com o levantamento quantitativo de dados primários em uma amostra não probabilística da população. Aplicou-se um questionário de respostas fechadas, baseado na escala de Nebenzahl, Jaffe e Usunier (2003) e adaptada ao cenário brasileiro por Giraldi e Ikeda (2008), recebendo 143 respostas válidas, que foram tabuladas e analisadas. Observou-se que, quando a amostra é considerada como um todo, os respondentes tendem a avaliar negativamente os carros de marcas chinesas. Contudo, quando a amostra é segmentada, percebeu-se que as mulheres jovens, de menor renda familiar, com menor grau de escolaridade e com baixa familiaridade com a China avaliavam de maneira mais favorável os produtos chineses. Como a variável familiaridade com a China apresentou uma correlação negativa em relação ao efeito pais de origem, foi possível inferir que a imagem da China endossa negativamente a imagem dos carros chineses, fato que pode ser atribuído a industrialização relativamente recente e ao posicionamento da maioria dos produtos chineses serem exclusivamente o valor econômico.
id UFRJ_08d75ddf805eac2f4eaed5517a3c75c7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5268
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Wo, Daniel Linhttp://lattes.cnpq.br/1502043071137275Pereira, Paulo Cesar Lopes2018-10-04T16:56:39Z2023-11-30T03:02:35Z2010-12http://hdl.handle.net/11422/5268Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-01-26T12:08:54Z No. of bitstreams: 1 Daniel Lin Wo - 106024126 - Monografia - Dezembro 2010.pdf: 617337 bytes, checksum: 8472d4f1b7b6bdaa34060a95423f175f (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-10-04T16:56:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Daniel Lin Wo - 106024126 - Monografia - Dezembro 2010.pdf: 617337 bytes, checksum: 8472d4f1b7b6bdaa34060a95423f175f (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-04T16:56:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniel Lin Wo - 106024126 - Monografia - Dezembro 2010.pdf: 617337 bytes, checksum: 8472d4f1b7b6bdaa34060a95423f175f (MD5) Previous issue date: 2010-12A influência que a informação sobre o país de origem de um produto ou marca causa sobre o processo de cognição e avaliação do consumidor é chamado de efeito país de origem. Quando as marcas e produtos ainda não estão consolidados em novos mercados, a força dessa informação extrínseca é intensificada, podendo determinar a atitude e o comportamento de compra dos indivíduos. Assim, entender o efeito país de origem e como ele afeta a avaliação dos consumidores torna-se fundamental para as empresas e acadêmicos. Atualmente, a entrada dos carros de marcas chinesas no mercado brasileiro é um fenômeno recente, que ainda não foi estudado e se encaixa perfeitamente nessa dinâmica. Nesse contexto, o presente estudo buscou investigar a percepção e atitude dos consumidores cariocas em relação aos carros de marcas chinesas, analisando o efeito país de origem, compreendendo como este se diferencia dentro da população e identificando os segmentos mais receptivos para essa categoria de produtos. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratória, com a revisão da literatura sobre o tema, seguida de uma pesquisa descritiva, com o levantamento quantitativo de dados primários em uma amostra não probabilística da população. Aplicou-se um questionário de respostas fechadas, baseado na escala de Nebenzahl, Jaffe e Usunier (2003) e adaptada ao cenário brasileiro por Giraldi e Ikeda (2008), recebendo 143 respostas válidas, que foram tabuladas e analisadas. Observou-se que, quando a amostra é considerada como um todo, os respondentes tendem a avaliar negativamente os carros de marcas chinesas. Contudo, quando a amostra é segmentada, percebeu-se que as mulheres jovens, de menor renda familiar, com menor grau de escolaridade e com baixa familiaridade com a China avaliavam de maneira mais favorável os produtos chineses. Como a variável familiaridade com a China apresentou uma correlação negativa em relação ao efeito pais de origem, foi possível inferir que a imagem da China endossa negativamente a imagem dos carros chineses, fato que pode ser atribuído a industrialização relativamente recente e ao posicionamento da maioria dos produtos chineses serem exclusivamente o valor econômico.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOProdutos chinesesEfeito país de origemComportamento do consumidorA influência do efeito país de origem para carros de marcas chinesas: um estudo com consumidores cariocasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALDaniel Lin Wo - 106024126 - Monografia - Dezembro 2010.pdfDaniel Lin Wo - 106024126 - Monografia - Dezembro 2010.pdfapplication/pdf617337http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5268/1/Daniel+Lin+Wo+-+106024126+-+Monografia+-+Dezembro+2010.pdf8472d4f1b7b6bdaa34060a95423f175fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5268/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/52682023-11-30 00:02:35.153oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do efeito país de origem para carros de marcas chinesas: um estudo com consumidores cariocas
title A influência do efeito país de origem para carros de marcas chinesas: um estudo com consumidores cariocas
spellingShingle A influência do efeito país de origem para carros de marcas chinesas: um estudo com consumidores cariocas
Wo, Daniel Lin
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Produtos chineses
Efeito país de origem
Comportamento do consumidor
title_short A influência do efeito país de origem para carros de marcas chinesas: um estudo com consumidores cariocas
title_full A influência do efeito país de origem para carros de marcas chinesas: um estudo com consumidores cariocas
title_fullStr A influência do efeito país de origem para carros de marcas chinesas: um estudo com consumidores cariocas
title_full_unstemmed A influência do efeito país de origem para carros de marcas chinesas: um estudo com consumidores cariocas
title_sort A influência do efeito país de origem para carros de marcas chinesas: um estudo com consumidores cariocas
author Wo, Daniel Lin
author_facet Wo, Daniel Lin
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1502043071137275
dc.contributor.author.fl_str_mv Wo, Daniel Lin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Paulo Cesar Lopes
contributor_str_mv Pereira, Paulo Cesar Lopes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Produtos chineses
Efeito país de origem
Comportamento do consumidor
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos chineses
Efeito país de origem
Comportamento do consumidor
description A influência que a informação sobre o país de origem de um produto ou marca causa sobre o processo de cognição e avaliação do consumidor é chamado de efeito país de origem. Quando as marcas e produtos ainda não estão consolidados em novos mercados, a força dessa informação extrínseca é intensificada, podendo determinar a atitude e o comportamento de compra dos indivíduos. Assim, entender o efeito país de origem e como ele afeta a avaliação dos consumidores torna-se fundamental para as empresas e acadêmicos. Atualmente, a entrada dos carros de marcas chinesas no mercado brasileiro é um fenômeno recente, que ainda não foi estudado e se encaixa perfeitamente nessa dinâmica. Nesse contexto, o presente estudo buscou investigar a percepção e atitude dos consumidores cariocas em relação aos carros de marcas chinesas, analisando o efeito país de origem, compreendendo como este se diferencia dentro da população e identificando os segmentos mais receptivos para essa categoria de produtos. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratória, com a revisão da literatura sobre o tema, seguida de uma pesquisa descritiva, com o levantamento quantitativo de dados primários em uma amostra não probabilística da população. Aplicou-se um questionário de respostas fechadas, baseado na escala de Nebenzahl, Jaffe e Usunier (2003) e adaptada ao cenário brasileiro por Giraldi e Ikeda (2008), recebendo 143 respostas válidas, que foram tabuladas e analisadas. Observou-se que, quando a amostra é considerada como um todo, os respondentes tendem a avaliar negativamente os carros de marcas chinesas. Contudo, quando a amostra é segmentada, percebeu-se que as mulheres jovens, de menor renda familiar, com menor grau de escolaridade e com baixa familiaridade com a China avaliavam de maneira mais favorável os produtos chineses. Como a variável familiaridade com a China apresentou uma correlação negativa em relação ao efeito pais de origem, foi possível inferir que a imagem da China endossa negativamente a imagem dos carros chineses, fato que pode ser atribuído a industrialização relativamente recente e ao posicionamento da maioria dos produtos chineses serem exclusivamente o valor econômico.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-04T16:56:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/5268
url http://hdl.handle.net/11422/5268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5268/1/Daniel+Lin+Wo+-+106024126+-+Monografia+-+Dezembro+2010.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5268/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8472d4f1b7b6bdaa34060a95423f175f
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097101774323712