Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3365 |
Resumo: | Observa os desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à Educação Infantil. Para isso buscamos nos aprofundar sobre o intuito de entender melhor como o processo se dá em relação ao impacto emocional e social das crianças e adultos envolvidos. Desenvolvemos uma pesquisa com educadoras, responsáveis e crianças de 3 a 4 anos na Escola Municipal Rachel de Queiroz e iniciamos uma análise sobre a organização escolar, o preparo teórico dos profissionais e o acolhimento dos alunos durante o processo de inserção escolar. Também refletimos sobre recursos utilizados neste processo, com base em conceitos como separação e objetos transicionais. Para fundamentação teórica utilizamos conceitos de autores como: Freud, Winnicott, Sanches, Balaban, Freire, dentre outros. |
id |
UFRJ_09ae34134e3f53a12da75d44b49fce9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3365 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantilEducação InfantilPrática de ensinoBrincadeirasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARObserva os desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à Educação Infantil. Para isso buscamos nos aprofundar sobre o intuito de entender melhor como o processo se dá em relação ao impacto emocional e social das crianças e adultos envolvidos. Desenvolvemos uma pesquisa com educadoras, responsáveis e crianças de 3 a 4 anos na Escola Municipal Rachel de Queiroz e iniciamos uma análise sobre a organização escolar, o preparo teórico dos profissionais e o acolhimento dos alunos durante o processo de inserção escolar. Também refletimos sobre recursos utilizados neste processo, com base em conceitos como separação e objetos transicionais. Para fundamentação teórica utilizamos conceitos de autores como: Freud, Winnicott, Sanches, Balaban, Freire, dentre outros.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJOliveira, Fernanda Hamann deCarneiro, Cristianahttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636Sodré, Marinahttp://lattes.cnpq.br/1751573331318969Souza, Fernanda Guerra de2017-12-20T16:17:46Z2023-12-21T03:04:00Z2016-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Fernanda Guerra de. Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/3365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3365Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil |
title |
Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil |
spellingShingle |
Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil Souza, Fernanda Guerra de Educação Infantil Prática de ensino Brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
title_short |
Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil |
title_full |
Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil |
title_fullStr |
Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil |
title_full_unstemmed |
Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil |
title_sort |
Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil |
author |
Souza, Fernanda Guerra de |
author_facet |
Souza, Fernanda Guerra de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Fernanda Hamann de Carneiro, Cristiana http://lattes.cnpq.br/3154929961370636 Sodré, Marina http://lattes.cnpq.br/1751573331318969 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fernanda Guerra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Prática de ensino Brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
topic |
Educação Infantil Prática de ensino Brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
Observa os desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à Educação Infantil. Para isso buscamos nos aprofundar sobre o intuito de entender melhor como o processo se dá em relação ao impacto emocional e social das crianças e adultos envolvidos. Desenvolvemos uma pesquisa com educadoras, responsáveis e crianças de 3 a 4 anos na Escola Municipal Rachel de Queiroz e iniciamos uma análise sobre a organização escolar, o preparo teórico dos profissionais e o acolhimento dos alunos durante o processo de inserção escolar. Também refletimos sobre recursos utilizados neste processo, com base em conceitos como separação e objetos transicionais. Para fundamentação teórica utilizamos conceitos de autores como: Freud, Winnicott, Sanches, Balaban, Freire, dentre outros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11 2017-12-20T16:17:46Z 2023-12-21T03:04:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Fernanda Guerra de. Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/3365 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Fernanda Guerra de. Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455963850735616 |