Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernanda Guerra de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3365
Resumo: Observa os desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à Educação Infantil. Para isso buscamos nos aprofundar sobre o intuito de entender melhor como o processo se dá em relação ao impacto emocional e social das crianças e adultos envolvidos. Desenvolvemos uma pesquisa com educadoras, responsáveis e crianças de 3 a 4 anos na Escola Municipal Rachel de Queiroz e iniciamos uma análise sobre a organização escolar, o preparo teórico dos profissionais e o acolhimento dos alunos durante o processo de inserção escolar. Também refletimos sobre recursos utilizados neste processo, com base em conceitos como separação e objetos transicionais. Para fundamentação teórica utilizamos conceitos de autores como: Freud, Winnicott, Sanches, Balaban, Freire, dentre outros.
id UFRJ_09ae34134e3f53a12da75d44b49fce9b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3365
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantilEducação InfantilPrática de ensinoBrincadeirasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARObserva os desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à Educação Infantil. Para isso buscamos nos aprofundar sobre o intuito de entender melhor como o processo se dá em relação ao impacto emocional e social das crianças e adultos envolvidos. Desenvolvemos uma pesquisa com educadoras, responsáveis e crianças de 3 a 4 anos na Escola Municipal Rachel de Queiroz e iniciamos uma análise sobre a organização escolar, o preparo teórico dos profissionais e o acolhimento dos alunos durante o processo de inserção escolar. Também refletimos sobre recursos utilizados neste processo, com base em conceitos como separação e objetos transicionais. Para fundamentação teórica utilizamos conceitos de autores como: Freud, Winnicott, Sanches, Balaban, Freire, dentre outros.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJOliveira, Fernanda Hamann deCarneiro, Cristianahttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636Sodré, Marinahttp://lattes.cnpq.br/1751573331318969Souza, Fernanda Guerra de2017-12-20T16:17:46Z2023-12-21T03:04:00Z2016-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Fernanda Guerra de. Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/3365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3365Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil
title Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil
spellingShingle Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil
Souza, Fernanda Guerra de
Educação Infantil
Prática de ensino
Brincadeiras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
title_short Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil
title_full Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil
title_fullStr Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil
title_full_unstemmed Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil
title_sort Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil
author Souza, Fernanda Guerra de
author_facet Souza, Fernanda Guerra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Hamann de
Carneiro, Cristiana
http://lattes.cnpq.br/3154929961370636
Sodré, Marina
http://lattes.cnpq.br/1751573331318969
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fernanda Guerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Prática de ensino
Brincadeiras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
topic Educação Infantil
Prática de ensino
Brincadeiras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Observa os desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à Educação Infantil. Para isso buscamos nos aprofundar sobre o intuito de entender melhor como o processo se dá em relação ao impacto emocional e social das crianças e adultos envolvidos. Desenvolvemos uma pesquisa com educadoras, responsáveis e crianças de 3 a 4 anos na Escola Municipal Rachel de Queiroz e iniciamos uma análise sobre a organização escolar, o preparo teórico dos profissionais e o acolhimento dos alunos durante o processo de inserção escolar. Também refletimos sobre recursos utilizados neste processo, com base em conceitos como separação e objetos transicionais. Para fundamentação teórica utilizamos conceitos de autores como: Freud, Winnicott, Sanches, Balaban, Freire, dentre outros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11
2017-12-20T16:17:46Z
2023-12-21T03:04:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Fernanda Guerra de. Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/3365
identifier_str_mv SOUZA, Fernanda Guerra de. Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/3365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455963850735616