Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fabianne Maria Quaglia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12363
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender como a brincadeira favorece o desenvolvimento da criança e se torna experiência de cultura na infância, particularmente na Educação Infantil. A partir disso, busca-se também compreender como a brincadeira pode fazer parte do cotidiano pedagógico nas suas expressões de faz-de-conta, atividade lúdica e jogo e qual é o papel do professor na brincadeira. O trabalho foi produzido a partir de uma revisão bibliográfica, tendo em Lev Semenovich Vigotski, William Corsaro, Gilles Brougère, Manuel Sarmento e Ângela Borba as principais fontes da pesquisa. A pesquisa reitera a importância do brincar como eixo do trabalho na Educação Infantil, como indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e destaca o papel fundamental do professor na organização de tempos e espaços para brincar, na observação e participação nas brincadeiras das crianças.
id UFRJ_85b17bc76bb0a0d66c59429381360a03
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12363
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógicoEducação infantilBrincadeirasPrática de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAREste estudo tem por objetivo compreender como a brincadeira favorece o desenvolvimento da criança e se torna experiência de cultura na infância, particularmente na Educação Infantil. A partir disso, busca-se também compreender como a brincadeira pode fazer parte do cotidiano pedagógico nas suas expressões de faz-de-conta, atividade lúdica e jogo e qual é o papel do professor na brincadeira. O trabalho foi produzido a partir de uma revisão bibliográfica, tendo em Lev Semenovich Vigotski, William Corsaro, Gilles Brougère, Manuel Sarmento e Ângela Borba as principais fontes da pesquisa. A pesquisa reitera a importância do brincar como eixo do trabalho na Educação Infantil, como indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e destaca o papel fundamental do professor na organização de tempos e espaços para brincar, na observação e participação nas brincadeiras das crianças.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, DeisePereira, Fabianne Maria Quaglia2020-06-04T17:49:20Z2023-12-21T03:07:11Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPEREIRA, Fabianne Maria Quaglia. Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/12363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12363Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico
title Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico
spellingShingle Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico
Pereira, Fabianne Maria Quaglia
Educação infantil
Brincadeiras
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
title_short Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico
title_full Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico
title_fullStr Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico
title_full_unstemmed Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico
title_sort Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico
author Pereira, Fabianne Maria Quaglia
author_facet Pereira, Fabianne Maria Quaglia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arenhart, Deise
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fabianne Maria Quaglia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Brincadeiras
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
topic Educação infantil
Brincadeiras
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Este estudo tem por objetivo compreender como a brincadeira favorece o desenvolvimento da criança e se torna experiência de cultura na infância, particularmente na Educação Infantil. A partir disso, busca-se também compreender como a brincadeira pode fazer parte do cotidiano pedagógico nas suas expressões de faz-de-conta, atividade lúdica e jogo e qual é o papel do professor na brincadeira. O trabalho foi produzido a partir de uma revisão bibliográfica, tendo em Lev Semenovich Vigotski, William Corsaro, Gilles Brougère, Manuel Sarmento e Ângela Borba as principais fontes da pesquisa. A pesquisa reitera a importância do brincar como eixo do trabalho na Educação Infantil, como indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e destaca o papel fundamental do professor na organização de tempos e espaços para brincar, na observação e participação nas brincadeiras das crianças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2020-06-04T17:49:20Z
2023-12-21T03:07:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Fabianne Maria Quaglia. Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/12363
identifier_str_mv PEREIRA, Fabianne Maria Quaglia. Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/12363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456007403339776