Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12363 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo compreender como a brincadeira favorece o desenvolvimento da criança e se torna experiência de cultura na infância, particularmente na Educação Infantil. A partir disso, busca-se também compreender como a brincadeira pode fazer parte do cotidiano pedagógico nas suas expressões de faz-de-conta, atividade lúdica e jogo e qual é o papel do professor na brincadeira. O trabalho foi produzido a partir de uma revisão bibliográfica, tendo em Lev Semenovich Vigotski, William Corsaro, Gilles Brougère, Manuel Sarmento e Ângela Borba as principais fontes da pesquisa. A pesquisa reitera a importância do brincar como eixo do trabalho na Educação Infantil, como indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e destaca o papel fundamental do professor na organização de tempos e espaços para brincar, na observação e participação nas brincadeiras das crianças. |
id |
UFRJ_85b17bc76bb0a0d66c59429381360a03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12363 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógicoEducação infantilBrincadeirasPrática de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAREste estudo tem por objetivo compreender como a brincadeira favorece o desenvolvimento da criança e se torna experiência de cultura na infância, particularmente na Educação Infantil. A partir disso, busca-se também compreender como a brincadeira pode fazer parte do cotidiano pedagógico nas suas expressões de faz-de-conta, atividade lúdica e jogo e qual é o papel do professor na brincadeira. O trabalho foi produzido a partir de uma revisão bibliográfica, tendo em Lev Semenovich Vigotski, William Corsaro, Gilles Brougère, Manuel Sarmento e Ângela Borba as principais fontes da pesquisa. A pesquisa reitera a importância do brincar como eixo do trabalho na Educação Infantil, como indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e destaca o papel fundamental do professor na organização de tempos e espaços para brincar, na observação e participação nas brincadeiras das crianças.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, DeisePereira, Fabianne Maria Quaglia2020-06-04T17:49:20Z2023-12-21T03:07:11Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPEREIRA, Fabianne Maria Quaglia. Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/12363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12363Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico |
title |
Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico |
spellingShingle |
Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico Pereira, Fabianne Maria Quaglia Educação infantil Brincadeiras Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
title_short |
Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico |
title_full |
Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico |
title_fullStr |
Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico |
title_full_unstemmed |
Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico |
title_sort |
Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico |
author |
Pereira, Fabianne Maria Quaglia |
author_facet |
Pereira, Fabianne Maria Quaglia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arenhart, Deise |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fabianne Maria Quaglia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Brincadeiras Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
topic |
Educação infantil Brincadeiras Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
Este estudo tem por objetivo compreender como a brincadeira favorece o desenvolvimento da criança e se torna experiência de cultura na infância, particularmente na Educação Infantil. A partir disso, busca-se também compreender como a brincadeira pode fazer parte do cotidiano pedagógico nas suas expressões de faz-de-conta, atividade lúdica e jogo e qual é o papel do professor na brincadeira. O trabalho foi produzido a partir de uma revisão bibliográfica, tendo em Lev Semenovich Vigotski, William Corsaro, Gilles Brougère, Manuel Sarmento e Ângela Borba as principais fontes da pesquisa. A pesquisa reitera a importância do brincar como eixo do trabalho na Educação Infantil, como indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e destaca o papel fundamental do professor na organização de tempos e espaços para brincar, na observação e participação nas brincadeiras das crianças. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2020-06-04T17:49:20Z 2023-12-21T03:07:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Fabianne Maria Quaglia. Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. http://hdl.handle.net/11422/12363 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Fabianne Maria Quaglia. Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456007403339776 |