Amo muito tudo isso: visão local e conceito global na campanha do Mc Donald’s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fabiana Barúqui
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/885
Resumo: Aborda questões relativas à adaptação de campanhas publicitárias, lançadas por empresas multinacionais em âmbito global, aos contextos de culturas locais. A partir de estudos sobre as articulações entre o processo de globalização e a necessidade de atender às características dos mercados locais, demonstra-se como operar em diversas regiões oferecendo basicamente os mesmos produtos e serviços. As empresas buscam levar em consideração os valores e códigos de comportamento vigentes entre os consumidores locais. É preciso adaptar, adequar e traduzir as mensagens para que possam ser decodificadas e compreendidas de forma eficaz em vários mercados. A análise focaliza o caso da primeira campanha global lançada pelo Mc Donald's, cujo tema I'm lovin' it é traduzido como Amo muito tudo isso. A escolha dessa campanha se justifica pelo sucesso que obteve no Brasil e também pelo fato de ser adaptada, mesmo que o conceito seja o mesmo, para um total de 119 países, permitindo que se tenha uma visão comparativa do processo de comunicação que se busca analisar.
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