Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/26668 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019. |
id |
UNB-2_5c149fb809b80fbc97626336f1ae7602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/26668 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio deBorges, Priscila MonteiroALBUQUERQUE, Maria Luísa Liotto Nemésio de. Essa risada tem status: o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26668Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019.Este trabalho busca compreender quais os papéis das celebridades na construção cômica e geração de riso nas peças publicitárias da marca nacional Havaianas. Para tanto, apresenta um breve histórico sobre humor, cômico e riso, tanto na história quanto na publicidade, além de basear seus estudos nos trabalhos do filósofo francês Henri Bergson e o antropólogo Russo Vladmir Propp. Por fim, traz uma análise qualitativa das características cômicas utilizadas nas peças publicitárias da marca assim como os papéis cômicos desempenhados pelas celebridades na construção das narrativas humorísticas. Percebendo-se padrões humorísticos com a utilização ou não de celebridades nas peças; assim como a forte presença do cômico por situações, comicidade de caráter e a paródia.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-12-07T15:46:25Z No. of bitstreams: 1 2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf: 2194341 bytes, checksum: 505bbbbee344a7ad5b2ffe231d0809ce (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-02-08T19:28:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf: 2194341 bytes, checksum: 505bbbbee344a7ad5b2ffe231d0809ce (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-08T19:28:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf: 2194341 bytes, checksum: 505bbbbee344a7ad5b2ffe231d0809ce (MD5)This study seeks to understand the roles of celebrities in the comic construction and creation of laughter in Havaianas’ advertising pieces. For that, it presents a brief history of humor, comics and laughter, both in history and in advertising, and bases these studies on the works of French philosopher Henri Bergson and Russian anthropologist Vladmir Propp. Finally, it brings a qualitative analysis of the comic characteristics used in Havaianas’ advertising as well as the comic roles played by celebrities in the construction of humorous narratives. Noticing humorous patterns with the use or not of celebrities in the plays, as well as the strong presence of the comic by situations, character comic and parody.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessHumorismo na propagandaCelebridadesCampanhas publicitáriasRisoEssa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-02-08T19:28:33Z2021-02-08T19:28:33Z2019-11-25porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26668/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdfapplication/pdf2194341http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26668/1/2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf505bbbbee344a7ad5b2ffe231d0809ceMD5110483/266682021-02-08 17:28:33.539oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-02-08T19:28:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas |
title |
Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas |
spellingShingle |
Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio de Humorismo na propaganda Celebridades Campanhas publicitárias Riso |
title_short |
Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas |
title_full |
Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas |
title_fullStr |
Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas |
title_full_unstemmed |
Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas |
title_sort |
Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas |
author |
Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio de |
author_facet |
Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Priscila Monteiro |
contributor_str_mv |
Borges, Priscila Monteiro |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Humorismo na propaganda Celebridades Campanhas publicitárias Riso |
topic |
Humorismo na propaganda Celebridades Campanhas publicitárias Riso |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-11-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-08T19:28:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-08T19:28:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, Maria Luísa Liotto Nemésio de. Essa risada tem status: o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26668 |
identifier_str_mv |
ALBUQUERQUE, Maria Luísa Liotto Nemésio de. Essa risada tem status: o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26668/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26668/1/2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 505bbbbee344a7ad5b2ffe231d0809ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493137382703104 |