Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26668
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019.
id UNB-2_5c149fb809b80fbc97626336f1ae7602
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/26668
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio deBorges, Priscila MonteiroALBUQUERQUE, Maria Luísa Liotto Nemésio de. Essa risada tem status: o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26668Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019.Este trabalho busca compreender quais os papéis das celebridades na construção cômica e geração de riso nas peças publicitárias da marca nacional Havaianas. Para tanto, apresenta um breve histórico sobre humor, cômico e riso, tanto na história quanto na publicidade, além de basear seus estudos nos trabalhos do filósofo francês Henri Bergson e o antropólogo Russo Vladmir Propp. Por fim, traz uma análise qualitativa das características cômicas utilizadas nas peças publicitárias da marca assim como os papéis cômicos desempenhados pelas celebridades na construção das narrativas humorísticas. Percebendo-se padrões humorísticos com a utilização ou não de celebridades nas peças; assim como a forte presença do cômico por situações, comicidade de caráter e a paródia.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-12-07T15:46:25Z No. of bitstreams: 1 2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf: 2194341 bytes, checksum: 505bbbbee344a7ad5b2ffe231d0809ce (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-02-08T19:28:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf: 2194341 bytes, checksum: 505bbbbee344a7ad5b2ffe231d0809ce (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-08T19:28:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf: 2194341 bytes, checksum: 505bbbbee344a7ad5b2ffe231d0809ce (MD5)This study seeks to understand the roles of celebrities in the comic construction and creation of laughter in Havaianas’ advertising pieces. For that, it presents a brief history of humor, comics and laughter, both in history and in advertising, and bases these studies on the works of French philosopher Henri Bergson and Russian anthropologist Vladmir Propp. Finally, it brings a qualitative analysis of the comic characteristics used in Havaianas’ advertising as well as the comic roles played by celebrities in the construction of humorous narratives. Noticing humorous patterns with the use or not of celebrities in the plays, as well as the strong presence of the comic by situations, character comic and parody.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessHumorismo na propagandaCelebridadesCampanhas publicitáriasRisoEssa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-02-08T19:28:33Z2021-02-08T19:28:33Z2019-11-25porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26668/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdfapplication/pdf2194341http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26668/1/2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf505bbbbee344a7ad5b2ffe231d0809ceMD5110483/266682021-02-08 17:28:33.539oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-02-08T19:28:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas
title Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas
spellingShingle Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas
Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio de
Humorismo na propaganda
Celebridades
Campanhas publicitárias
Riso
title_short Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas
title_full Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas
title_fullStr Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas
title_full_unstemmed Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas
title_sort Essa risada tem status : o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas
author Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio de
author_facet Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Maria Luísa Liotto Nemésio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Priscila Monteiro
contributor_str_mv Borges, Priscila Monteiro
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Humorismo na propaganda
Celebridades
Campanhas publicitárias
Riso
topic Humorismo na propaganda
Celebridades
Campanhas publicitárias
Riso
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-08T19:28:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-08T19:28:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Maria Luísa Liotto Nemésio de. Essa risada tem status: o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/26668
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Maria Luísa Liotto Nemésio de. Essa risada tem status: o cômico, o riso e a celebridade nas campanhas da Havaianas. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/26668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26668/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26668/1/2019_MariaLuisaLiottoNemesioDeAlbuquerque_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
505bbbbee344a7ad5b2ffe231d0809ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493137382703104