Gota d’água
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14281 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma proposta para Gota D’água, obra de Paulo Pontes e Chico Buarque, visa uma cenografia modular, que neutraliza o espaço e oferece planos para brincar com a simultaneidade das ações da peça. O projeto, teve como ideia evocar a estrutura dos planos desorganizados das construções irregulares presentes nas favelas e subúrbios cariocas. Analisando o texto e a movimentação cênica da história, esta cenografia nasce da observação estética e funcional em detrimento do texto e do contexto em que está inserido, através de uma apresentação sintetizada das ideias tomadas como referência. O minimalismo da paleta de cores traz como brincadeira a proposta do jornal, objeto estético central do livro em sua edição original e também possibilita o uso pensado da iluminação cênica para criar as atmosferas emocionais de cada cena. O grande bloco simétrico resultado deste projeto também remete de forma subjetiva e invertida às arenas das tragédias gregas, a principal referência dos autores na criação da história. |
id |
UFRJ_0b941670991de5fdea2841b247bc167f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14281 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Gota d’águaTeatroCultura brasileiraCenografiaMinimalismoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIAO presente trabalho apresenta uma proposta para Gota D’água, obra de Paulo Pontes e Chico Buarque, visa uma cenografia modular, que neutraliza o espaço e oferece planos para brincar com a simultaneidade das ações da peça. O projeto, teve como ideia evocar a estrutura dos planos desorganizados das construções irregulares presentes nas favelas e subúrbios cariocas. Analisando o texto e a movimentação cênica da história, esta cenografia nasce da observação estética e funcional em detrimento do texto e do contexto em que está inserido, através de uma apresentação sintetizada das ideias tomadas como referência. O minimalismo da paleta de cores traz como brincadeira a proposta do jornal, objeto estético central do livro em sua edição original e também possibilita o uso pensado da iluminação cênica para criar as atmosferas emocionais de cada cena. O grande bloco simétrico resultado deste projeto também remete de forma subjetiva e invertida às arenas das tragédias gregas, a principal referência dos autores na criação da história.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJDias, JoséBarbosa, Carolina Lima de Sá2021-05-11T19:02:23Z2023-12-21T03:07:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBARBOSA, Carolina Lima de Sá. Gota d’água. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/14281porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:46Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14281Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:46Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gota d’água |
title |
Gota d’água |
spellingShingle |
Gota d’água Barbosa, Carolina Lima de Sá Teatro Cultura brasileira Cenografia Minimalismo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA |
title_short |
Gota d’água |
title_full |
Gota d’água |
title_fullStr |
Gota d’água |
title_full_unstemmed |
Gota d’água |
title_sort |
Gota d’água |
author |
Barbosa, Carolina Lima de Sá |
author_facet |
Barbosa, Carolina Lima de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, José |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Carolina Lima de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Cultura brasileira Cenografia Minimalismo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA |
topic |
Teatro Cultura brasileira Cenografia Minimalismo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA |
description |
O presente trabalho apresenta uma proposta para Gota D’água, obra de Paulo Pontes e Chico Buarque, visa uma cenografia modular, que neutraliza o espaço e oferece planos para brincar com a simultaneidade das ações da peça. O projeto, teve como ideia evocar a estrutura dos planos desorganizados das construções irregulares presentes nas favelas e subúrbios cariocas. Analisando o texto e a movimentação cênica da história, esta cenografia nasce da observação estética e funcional em detrimento do texto e do contexto em que está inserido, através de uma apresentação sintetizada das ideias tomadas como referência. O minimalismo da paleta de cores traz como brincadeira a proposta do jornal, objeto estético central do livro em sua edição original e também possibilita o uso pensado da iluminação cênica para criar as atmosferas emocionais de cada cena. O grande bloco simétrico resultado deste projeto também remete de forma subjetiva e invertida às arenas das tragédias gregas, a principal referência dos autores na criação da história. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2021-05-11T19:02:23Z 2023-12-21T03:07:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Carolina Lima de Sá. Gota d’água. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. http://hdl.handle.net/11422/14281 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Carolina Lima de Sá. Gota d’água. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456016746151936 |