Gota d’água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Carolina Lima de Sá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14281
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta para Gota D’água, obra de Paulo Pontes e Chico Buarque, visa uma cenografia modular, que neutraliza o espaço e oferece planos para brincar com a simultaneidade das ações da peça. O projeto, teve como ideia evocar a estrutura dos planos desorganizados das construções irregulares presentes nas favelas e subúrbios cariocas. Analisando o texto e a movimentação cênica da história, esta cenografia nasce da observação estética e funcional em detrimento do texto e do contexto em que está inserido, através de uma apresentação sintetizada das ideias tomadas como referência. O minimalismo da paleta de cores traz como brincadeira a proposta do jornal, objeto estético central do livro em sua edição original e também possibilita o uso pensado da iluminação cênica para criar as atmosferas emocionais de cada cena. O grande bloco simétrico resultado deste projeto também remete de forma subjetiva e invertida às arenas das tragédias gregas, a principal referência dos autores na criação da história.
id UFRJ_0b941670991de5fdea2841b247bc167f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14281
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Gota d’águaTeatroCultura brasileiraCenografiaMinimalismoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIAO presente trabalho apresenta uma proposta para Gota D’água, obra de Paulo Pontes e Chico Buarque, visa uma cenografia modular, que neutraliza o espaço e oferece planos para brincar com a simultaneidade das ações da peça. O projeto, teve como ideia evocar a estrutura dos planos desorganizados das construções irregulares presentes nas favelas e subúrbios cariocas. Analisando o texto e a movimentação cênica da história, esta cenografia nasce da observação estética e funcional em detrimento do texto e do contexto em que está inserido, através de uma apresentação sintetizada das ideias tomadas como referência. O minimalismo da paleta de cores traz como brincadeira a proposta do jornal, objeto estético central do livro em sua edição original e também possibilita o uso pensado da iluminação cênica para criar as atmosferas emocionais de cada cena. O grande bloco simétrico resultado deste projeto também remete de forma subjetiva e invertida às arenas das tragédias gregas, a principal referência dos autores na criação da história.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJDias, JoséBarbosa, Carolina Lima de Sá2021-05-11T19:02:23Z2023-12-21T03:07:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBARBOSA, Carolina Lima de Sá. Gota d’água. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/14281porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:46Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14281Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:46Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Gota d’água
title Gota d’água
spellingShingle Gota d’água
Barbosa, Carolina Lima de Sá
Teatro
Cultura brasileira
Cenografia
Minimalismo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA
title_short Gota d’água
title_full Gota d’água
title_fullStr Gota d’água
title_full_unstemmed Gota d’água
title_sort Gota d’água
author Barbosa, Carolina Lima de Sá
author_facet Barbosa, Carolina Lima de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, José
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Carolina Lima de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Cultura brasileira
Cenografia
Minimalismo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA
topic Teatro
Cultura brasileira
Cenografia
Minimalismo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA
description O presente trabalho apresenta uma proposta para Gota D’água, obra de Paulo Pontes e Chico Buarque, visa uma cenografia modular, que neutraliza o espaço e oferece planos para brincar com a simultaneidade das ações da peça. O projeto, teve como ideia evocar a estrutura dos planos desorganizados das construções irregulares presentes nas favelas e subúrbios cariocas. Analisando o texto e a movimentação cênica da história, esta cenografia nasce da observação estética e funcional em detrimento do texto e do contexto em que está inserido, através de uma apresentação sintetizada das ideias tomadas como referência. O minimalismo da paleta de cores traz como brincadeira a proposta do jornal, objeto estético central do livro em sua edição original e também possibilita o uso pensado da iluminação cênica para criar as atmosferas emocionais de cada cena. O grande bloco simétrico resultado deste projeto também remete de forma subjetiva e invertida às arenas das tragédias gregas, a principal referência dos autores na criação da história.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-05-11T19:02:23Z
2023-12-21T03:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Carolina Lima de Sá. Gota d’água. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/14281
identifier_str_mv BARBOSA, Carolina Lima de Sá. Gota d’água. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/14281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456016746151936