A mecanização da escrita na redação ENEM: impactos na estrutura linguística e na organização dos parágrafos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Eliana Christo Davel
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/23398
Resumo: Estudo de 43 redações escritas no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) publicadas entre os anos de 2019 e 2020 pelo portal UOL (https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/). A realização dessa análise parte da hipótese de que tais redações, por resultarem de um processo de mecanização da escrita, em que o objetivo é principalmente a aprovação no vestibular, possuem diversas falhas na estrutura linguística e na organização de seus parágrafos. No que se refere aos aspectos linguísticos, buscou-se refletir sobre emprego de formas nominais inadequadas para estabelecer a referenciação e o uso excessivo e, por vezes, inapropriado, de conectores. Para isso, foram utilizadas as noções de referenciação e de sequenciação presentes em Koch e Elias (2010), bem como as diversas estratégias coesivas recomendadas pelas autoras. Já no que se refere aos aspectos da organização textual, foram investigados problemas relacionados aos parágrafos de desenvolvimento dos argumentos e os de introdução, à luz do estudo de Figueiredo (1995), no qual o autor propõe que a produção de um bom texto deve partir da organização de bons parágrafos. O objetivo deste trabalho, portanto, é discutir como as redações dos discentes são frutos de uma escrita artificial, moldada pela expectativa que ele faz da análise do avaliador, o que os afasta de uma produção efetivamente autoral. Como resultados desse estudo, observaram-se falhas nos mecanismos de referenciação e de sequenciação presentes nas redações do corpus, assim como a presença de parágrafos de introdução e de desenvolvimento de argumentos mal estruturados.
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