Escrita, argumentação e o Enem: o ensino da redação pela plataforma do Youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Michel Luís da Cruz Ramos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06112023-112540/
Resumo: Esta tese ancora-se nos postulados téorico-metodológicos da Análise de Discurso francesa, construída por Michel Pêcheux, na década de 1960, e, propagada no Brasil, no início dos anos 1980, por Eni Orlandi. Além disso, este trabalho dialoga com teóricos de outras áreas científicas, principalmente, a educação. O objetivo central é analisar como a redação do Enem, isto é, a escrita-argumentativa, é discursivizada no digital, em que o digital é uma instância material, observando-se os efeitos de sentido que os discursos dos sujeitos-internautas podem provocar na constituição imaginária da profissionalidade docente contemporânea e o que venha a ser ler, escrever, argumentar e ocupar a posição discursiva de autor, com base no que circula sobre \"ensino\" de redação, no Youtube. Para isso, selecionou-se o corpus, a partir de três canais do Youtube, a saber: Débora Aladim, Poxa Lulu e Luma e Ponto. Os canais foram selecionados com base no número expressivo de seguidores e visualizações que os conteúdos tiveram, o que mostra a sua sumidade na dinâmica digital dos algorítimos, isto é, todo sujeito-internauta que busca por conteúdos sobre o Enem, na plataforma, de algum modo, possivelmente, cairá em algum destes canais. Os vídeos foram transcritos e as análises foram feitas com base na ideia de recorte, compreendido como \"nacos do discurso\" (PACÍFICO, 2002), onde estão materializados linguisticamente os indícios de um modo de funcionamento discursivo, em que o recorte deve remeter à ideia de polissemia e não informação (ORLANDI, 1996), visto que o recorte mantém uma relação com a constituição histórica do sentido do texto. As análises apontam que o sujeito-youtuber trabalha a questão da escrita-argumentativa, em especial a redação do Enem, em um viés da informação que está para a capacitação (ORLANDI, 2017), sustentado no discurso do \"segredo/fórmula\" da redação nota mil e da \"pedagogia das competências\", que estão inseridas na ideologia neoliberal (LAVAL, 2019), em que a escrita passa a ser mercadoria. Neste cenário, o direito à argumentação (PACÍFICO, 2016) e à assunção à posição de autor é negado, em detrimento de um conceito de autoria, divulgado pelo sujeito-youtuber que só leva em consideração a dimensão gramatical e linguística do texto, de maneira bastante superficial, desconsiderando a dimensão discursiva (o sujeito, as condições de produção, a história dos sentidos, a ideologia) da argumentação e da autoria.
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O objetivo central é analisar como a redação do Enem, isto é, a escrita-argumentativa, é discursivizada no digital, em que o digital é uma instância material, observando-se os efeitos de sentido que os discursos dos sujeitos-internautas podem provocar na constituição imaginária da profissionalidade docente contemporânea e o que venha a ser ler, escrever, argumentar e ocupar a posição discursiva de autor, com base no que circula sobre \"ensino\" de redação, no Youtube. Para isso, selecionou-se o corpus, a partir de três canais do Youtube, a saber: Débora Aladim, Poxa Lulu e Luma e Ponto. Os canais foram selecionados com base no número expressivo de seguidores e visualizações que os conteúdos tiveram, o que mostra a sua sumidade na dinâmica digital dos algorítimos, isto é, todo sujeito-internauta que busca por conteúdos sobre o Enem, na plataforma, de algum modo, possivelmente, cairá em algum destes canais. Os vídeos foram transcritos e as análises foram feitas com base na ideia de recorte, compreendido como \"nacos do discurso\" (PACÍFICO, 2002), onde estão materializados linguisticamente os indícios de um modo de funcionamento discursivo, em que o recorte deve remeter à ideia de polissemia e não informação (ORLANDI, 1996), visto que o recorte mantém uma relação com a constituição histórica do sentido do texto. As análises apontam que o sujeito-youtuber trabalha a questão da escrita-argumentativa, em especial a redação do Enem, em um viés da informação que está para a capacitação (ORLANDI, 2017), sustentado no discurso do \"segredo/fórmula\" da redação nota mil e da \"pedagogia das competências\", que estão inseridas na ideologia neoliberal (LAVAL, 2019), em que a escrita passa a ser mercadoria. Neste cenário, o direito à argumentação (PACÍFICO, 2016) e à assunção à posição de autor é negado, em detrimento de um conceito de autoria, divulgado pelo sujeito-youtuber que só leva em consideração a dimensão gramatical e linguística do texto, de maneira bastante superficial, desconsiderando a dimensão discursiva (o sujeito, as condições de produção, a história dos sentidos, a ideologia) da argumentação e da autoria.This thesis is anchored in the theoretical-methodological postulates of French Discourse Analysis, constructed by Michel Pêcheux, in the 1960s, and propagated in Brazil, in the early 1980s, by Eni Orlandi. In addition, this work dialogues with theorists from other scientific areas, mainly education. The central objective is to analyze how the Enem writing, that is, the argumentative writing, is discoursed in the digital, in which the digital is a material instance, observing the effects of meaning that the discourses of the internet-subjects can provoke in the imaginary constitution of the contemporary teaching profession and what it means to read, write, argue and occupy the discursive position of author, based on what circulates about \"teaching\" of writing, on Youtube. For this, the corpus was selected from three YouTube channels, namely: Débora Aladim, Poxa Lulu and Luma e Ponto. The channels were selected based on the expressive number of followers and views that the contents had, which shows their importance in the digital dynamics of the algorithms, that is, every Internet user who searches for content about Enem, on the platform, in some way mode will possibly fall into one of these channels. The videos were transcribed and the analyzes were carried out based on the idea of clipping, understood as \"pieces of speech\" (PACÍFICO, 2002), where the evidence of a discursive mode of functioning is linguistically materialized, in which the clipping should refer to the idea of polysemy and not information (ORLANDI, 1996), since the clipping maintains a relationship with the historical constitution of the meaning of the text. The analyzes point out that the subject-youtuber works on the issue of argumentative writing, especially the Enem essay, in a bias of information that is for training (ORLANDI, 2017), sustained in the discourse of the \"secret/formula\" of the essay nota mil and the \"pedagogy of competences\", which are inserted in the neoliberal ideology (LAVAL, 2019), in which writing becomes a commodity. In this scenario, the right to argue (PACÍFICO, 2016) and to assume the position of author is denied, to the detriment of a concept of authorship, disclosed by the subject-youtuber that only takes into account the grammatical and linguistic dimension of the text, in a way that quite superficial, disregarding the discursive dimension (the subject, the conditions of production, the history of the senses, the ideology) of argumentation and authorship.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPacifico, Soraya Maria RomanoLeandro, Michel Luís da Cruz Ramos2023-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06112023-112540/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-19T15:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-06112023-112540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-19T15:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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