Assunção da voz feminina no funk carioca dos anos 2000
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/18367 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é discutir a assunção da voz feminina tal como ela aparece na produção musical de quatro cantoras de funk carioca na vertente conhecida como funk pornográfico. Adotando como base os pressupostos teóricos de Bourdieu (2007), Bhabha (1998) e Pimentel (2017), e focalizando letras de conteúdo bastante explícito e profundamente sexual, discutimos o modo como essas mulheres conquistaram autonomia no num musical majoritariamente masculino, deixando de dançar e cantar a partir de uma ótica masculina e passando a enunciar seus desejos. Essa dicção que se projeto nos primeiros anos do século XXI traz a crítica à falta de liberdade sexual, à hipocrisia e ao machismo dominante. Procuramos articular uma discussão fazendo uma periodização dessa tomada de consciência que implica um processe assunção de voz, a fim de perceber a maneira com que elas passam da condição de subalternas para a de personagens responsáveis por sua própria autorrepresentação. |
id |
UFRJ_0f5e7a711077d56e103e57cbe5180ff5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/18367 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Assunção da voz feminina no funk carioca dos anos 2000FunkRio de JaneiroFeminismoMulherVoz femininaMúsicaAspectos sociaisRepresentações sociaisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESA proposta deste trabalho é discutir a assunção da voz feminina tal como ela aparece na produção musical de quatro cantoras de funk carioca na vertente conhecida como funk pornográfico. Adotando como base os pressupostos teóricos de Bourdieu (2007), Bhabha (1998) e Pimentel (2017), e focalizando letras de conteúdo bastante explícito e profundamente sexual, discutimos o modo como essas mulheres conquistaram autonomia no num musical majoritariamente masculino, deixando de dançar e cantar a partir de uma ótica masculina e passando a enunciar seus desejos. Essa dicção que se projeto nos primeiros anos do século XXI traz a crítica à falta de liberdade sexual, à hipocrisia e ao machismo dominante. Procuramos articular uma discussão fazendo uma periodização dessa tomada de consciência que implica um processe assunção de voz, a fim de perceber a maneira com que elas passam da condição de subalternas para a de personagens responsáveis por sua própria autorrepresentação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJPimentel, Aryhttp://lattes.cnpq.br/3418433529196156http://lattes.cnpq.br/8154622013043049Fernández Labriola, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/6399613426845280Garcia, Thainan Cristina da Silva2022-08-21T19:43:52Z2023-12-21T03:09:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18367Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assunção da voz feminina no funk carioca dos anos 2000 |
title |
Assunção da voz feminina no funk carioca dos anos 2000 |
spellingShingle |
Assunção da voz feminina no funk carioca dos anos 2000 Garcia, Thainan Cristina da Silva Funk Rio de Janeiro Feminismo Mulher Voz feminina Música Aspectos sociais Representações sociais CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Assunção da voz feminina no funk carioca dos anos 2000 |
title_full |
Assunção da voz feminina no funk carioca dos anos 2000 |
title_fullStr |
Assunção da voz feminina no funk carioca dos anos 2000 |
title_full_unstemmed |
Assunção da voz feminina no funk carioca dos anos 2000 |
title_sort |
Assunção da voz feminina no funk carioca dos anos 2000 |
author |
Garcia, Thainan Cristina da Silva |
author_facet |
Garcia, Thainan Cristina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pimentel, Ary http://lattes.cnpq.br/3418433529196156 http://lattes.cnpq.br/8154622013043049 Fernández Labriola, Rodrigo http://lattes.cnpq.br/6399613426845280 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Thainan Cristina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funk Rio de Janeiro Feminismo Mulher Voz feminina Música Aspectos sociais Representações sociais CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Funk Rio de Janeiro Feminismo Mulher Voz feminina Música Aspectos sociais Representações sociais CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
A proposta deste trabalho é discutir a assunção da voz feminina tal como ela aparece na produção musical de quatro cantoras de funk carioca na vertente conhecida como funk pornográfico. Adotando como base os pressupostos teóricos de Bourdieu (2007), Bhabha (1998) e Pimentel (2017), e focalizando letras de conteúdo bastante explícito e profundamente sexual, discutimos o modo como essas mulheres conquistaram autonomia no num musical majoritariamente masculino, deixando de dançar e cantar a partir de uma ótica masculina e passando a enunciar seus desejos. Essa dicção que se projeto nos primeiros anos do século XXI traz a crítica à falta de liberdade sexual, à hipocrisia e ao machismo dominante. Procuramos articular uma discussão fazendo uma periodização dessa tomada de consciência que implica um processe assunção de voz, a fim de perceber a maneira com que elas passam da condição de subalternas para a de personagens responsáveis por sua própria autorrepresentação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-21T19:43:52Z 2022 2023-12-21T03:09:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/18367 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/18367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456035504128000 |