Sombra cotidiana: o horror do dia a dia explorado através da game art
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/23785 |
Resumo: | A pesquisa em questão aborda o terror como uma ferramenta que vai além do simples susto ou choque nas artes visuais, com um foco específico no desenvolvimento do video game autoral chamado "Sombra Cotidiana". O objetivo é explorar as possibilidades do tema do terror, recusando-se a aderir à estética convencional do gênero. Ao invés disso, a pesquisa propõe a aplicação do conceito do inquietante de Sigmund Freud (1919), buscando uma abordagem mais profunda e significativa. Destacando as limitações do uso imediato do terror na indústria do entretenimento, o estudo busca transcender as fórmulas desgastadas de produção de terror. Para isso, explora artistas como Francisco de Goya, Luc Tuymans e Ralph Eugene Meatyard, que oferecem ferramentas narrativas e visuais valiosas para compreender os mecanismos de ativação do terror de maneira mais sutil e complexa. A pesquisa também examina a interseção entre jogos e arte, com ênfase nos jogos independentes e na game art, especialmente nos walking simulators. Aprofundando-se na análise das características fundamentais desses jogos, como percepção sensorial, desenquadramento e emulação de atmosferas imersivas, o estudo destaca o processo criativo por trás de "Sombra Cotidiana". Esse processo envolve explorações do bairro do autor, documentando elementos únicos através de vídeos e fotos para criar uma experiência imersiva centrada na vivência do cotidiano de um trabalhador. A influência de outros jogos, como Gone Home (2013), Iron Lung (2022) e Missing Children (2020), e a integração de elementos reais, como vídeos e sons capturados no entorno do desenvolvedor, contribuem para a singularidade da atmosfera do jogo. |
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