A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19636 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar como o grupo sul-coreano de K-pop BTS influencia a construção da identidade dos fãs. Entre os objetivos do estudo, visa-se entender como os fãs se apropriam dos conteúdos recebidos e os interpretam de acordo com seus contextos locais, bem como compreender como eles lidam com a barreira cultural e linguística. Ademais, procuraremos investigar, com base em estudos teóricos sobre celebridades, fãs, identidade e cultura sul-coreana os hábitos de consumo dos fãs e entender a formação de comunidades ao redor de um interesse comum. Como metodologia de pesquisa adotou-se entrevistas em profundidade com cinco personagens que se identificam enquanto participantes do fandom ARMY, além da revisão bibliográfica. Através da análise dos dados coletados nas entrevistas, inferiu-se que os membros do grupo influenciam os fãs através de ligação emocional, consumo, construção de repertório sociocultural, práticas de sociabilidade e impactos no pensar e agir. Portanto, concluiu-se que as figuras das celebridades se tornam presentes no cotidiano dos fãs, impactando o modo como se reconhecem e são reconhecidos pela sociedade, bem como a forma como interpretam o mundo ao seu redor. |
id |
UFRJ_1102be974538d7d4be6425587f0dcff4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19636 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Maria Antônia Azevêdo TeixeiraAnjos, JúliaMazur, DanielaCosta, Tatiane Cruz Leal2023-01-27T19:47:38Z2023-11-30T03:05:26Z2023-01-09ROCHA, Maria Antônia Azevêdo Teixeira. A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022http://hdl.handle.net/11422/19636Submitted by Biblioteca CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2023-01-27T13:48:50Z No. of bitstreams: 1 MRocha.pdf: 892959 bytes, checksum: 4223c5440e924460838e970b8dc40109 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-27T19:47:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRocha.pdf: 892959 bytes, checksum: 4223c5440e924460838e970b8dc40109 (MD5) Previous issue date: 2023-01-09O presente trabalho teve como objetivo investigar como o grupo sul-coreano de K-pop BTS influencia a construção da identidade dos fãs. Entre os objetivos do estudo, visa-se entender como os fãs se apropriam dos conteúdos recebidos e os interpretam de acordo com seus contextos locais, bem como compreender como eles lidam com a barreira cultural e linguística. Ademais, procuraremos investigar, com base em estudos teóricos sobre celebridades, fãs, identidade e cultura sul-coreana os hábitos de consumo dos fãs e entender a formação de comunidades ao redor de um interesse comum. Como metodologia de pesquisa adotou-se entrevistas em profundidade com cinco personagens que se identificam enquanto participantes do fandom ARMY, além da revisão bibliográfica. Através da análise dos dados coletados nas entrevistas, inferiu-se que os membros do grupo influenciam os fãs através de ligação emocional, consumo, construção de repertório sociocultural, práticas de sociabilidade e impactos no pensar e agir. Portanto, concluiu-se que as figuras das celebridades se tornam presentes no cotidiano dos fãs, impactando o modo como se reconhecem e são reconhecidos pela sociedade, bem como a forma como interpretam o mundo ao seu redor.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOCelebridadesFãsK-PopperA influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19636/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALMRocha.pdfMRocha.pdfapplication/pdf892959http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19636/1/MRocha.pdf4223c5440e924460838e970b8dc40109MD5111422/196362023-11-30 00:05:26.923oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS |
title |
A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS |
spellingShingle |
A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS Rocha, Maria Antônia Azevêdo Teixeira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Celebridades Fãs K-Popper |
title_short |
A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS |
title_full |
A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS |
title_fullStr |
A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS |
title_full_unstemmed |
A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS |
title_sort |
A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS |
author |
Rocha, Maria Antônia Azevêdo Teixeira |
author_facet |
Rocha, Maria Antônia Azevêdo Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Maria Antônia Azevêdo Teixeira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Anjos, Júlia |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mazur, Daniela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Tatiane Cruz Leal |
contributor_str_mv |
Anjos, Júlia Mazur, Daniela Costa, Tatiane Cruz Leal |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Celebridades Fãs K-Popper |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Celebridades Fãs K-Popper |
description |
O presente trabalho teve como objetivo investigar como o grupo sul-coreano de K-pop BTS influencia a construção da identidade dos fãs. Entre os objetivos do estudo, visa-se entender como os fãs se apropriam dos conteúdos recebidos e os interpretam de acordo com seus contextos locais, bem como compreender como eles lidam com a barreira cultural e linguística. Ademais, procuraremos investigar, com base em estudos teóricos sobre celebridades, fãs, identidade e cultura sul-coreana os hábitos de consumo dos fãs e entender a formação de comunidades ao redor de um interesse comum. Como metodologia de pesquisa adotou-se entrevistas em profundidade com cinco personagens que se identificam enquanto participantes do fandom ARMY, além da revisão bibliográfica. Através da análise dos dados coletados nas entrevistas, inferiu-se que os membros do grupo influenciam os fãs através de ligação emocional, consumo, construção de repertório sociocultural, práticas de sociabilidade e impactos no pensar e agir. Portanto, concluiu-se que as figuras das celebridades se tornam presentes no cotidiano dos fãs, impactando o modo como se reconhecem e são reconhecidos pela sociedade, bem como a forma como interpretam o mundo ao seu redor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-27T19:47:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:05:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Maria Antônia Azevêdo Teixeira. A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/19636 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Maria Antônia Azevêdo Teixeira. A influência das celebridades na construção da identidade dos fãs: o caso do fandom ARMY do BTS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19636/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19636/1/MRocha.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 4223c5440e924460838e970b8dc40109 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097276870787072 |