A construção de celebridades na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1740
Resumo: Analisa em que medida a Internet vem atuando de forma destacada na construção de celebridades, função anteriormente executada majoritariamente pela televisão e pelo cinema. Para isso, realiza-se um breve histórico da sociedade do espetáculo, analisando as origens da "cultura das celebridades" como a conhecemos hoje e o fortalecimento do star system no século XX. Ao mesmo tempo, repensa-se neste trabalho a importância que novas tecnologias interativas e, especialmente, de alguns sites - como, por exemplo,YouTube e o brasileiro KibeLoco – possuem na construção de celebridades digitais hoje. Tomou-se como estudo de caso a trajetória da atriz Maria Alice Vergueiro, que se converteu em uma figura de projeção nacional após estrelar um vídeo de grande sucesso na rede (esta atriz é considerada uma das primeiras celebridades a surgir na Internet no Brasil). A análise apresentada nesta monografia teve como base a literatura especializada na temática, matérias jornalísticas levantadas nos últimos anos nos principais jornais do país e entrevistas com atores sociais importantes e relacionados ao estudo de caso analisado.
id UFRJ_1fec4fde7f59935e99c14837c43fb3a2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1740
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelhohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Pires, Paulo RobertoJunqueira, Maria HelenaHerschmann, Micael Maiolino2017-04-10T19:59:21Z2023-11-30T03:00:21Z2007-12-04RIBEIRO, Camila von Seckendorff Coelho. A construção de celebridades na era digital. 2007. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1740Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-30T13:36:56Z No. of bitstreams: 1 CRibeiro.pdf: 507544 bytes, checksum: 972672541b4b0bb892b6dcc24214e3c4 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-10T19:59:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRibeiro.pdf: 507544 bytes, checksum: 972672541b4b0bb892b6dcc24214e3c4 (MD5) Previous issue date: 2007-12-04Analisa em que medida a Internet vem atuando de forma destacada na construção de celebridades, função anteriormente executada majoritariamente pela televisão e pelo cinema. Para isso, realiza-se um breve histórico da sociedade do espetáculo, analisando as origens da "cultura das celebridades" como a conhecemos hoje e o fortalecimento do star system no século XX. Ao mesmo tempo, repensa-se neste trabalho a importância que novas tecnologias interativas e, especialmente, de alguns sites - como, por exemplo,YouTube e o brasileiro KibeLoco – possuem na construção de celebridades digitais hoje. Tomou-se como estudo de caso a trajetória da atriz Maria Alice Vergueiro, que se converteu em uma figura de projeção nacional após estrelar um vídeo de grande sucesso na rede (esta atriz é considerada uma das primeiras celebridades a surgir na Internet no Brasil). A análise apresentada nesta monografia teve como base a literatura especializada na temática, matérias jornalísticas levantadas nos últimos anos nos principais jornais do país e entrevistas com atores sociais importantes e relacionados ao estudo de caso analisado.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOIdentidade socialCelebridadesSociedade da informaçãoA construção de celebridades na era digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALCRibeiro.pdfCRibeiro.pdfapplication/pdf507544http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1740/1/CRibeiro.pdf972672541b4b0bb892b6dcc24214e3c4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1740/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTCRibeiro.pdf.txtCRibeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain124497http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1740/3/CRibeiro.pdf.txt8e37739e99e17b4bde14b35c01f0cb2bMD5311422/17402023-11-30 00:00:21.968oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de celebridades na era digital
title A construção de celebridades na era digital
spellingShingle A construção de celebridades na era digital
Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Identidade social
Celebridades
Sociedade da informação
title_short A construção de celebridades na era digital
title_full A construção de celebridades na era digital
title_fullStr A construção de celebridades na era digital
title_full_unstemmed A construção de celebridades na era digital
title_sort A construção de celebridades na era digital
author Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho
author_facet Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8285658527971096
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pires, Paulo Roberto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Junqueira, Maria Helena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herschmann, Micael Maiolino
contributor_str_mv Pires, Paulo Roberto
Junqueira, Maria Helena
Herschmann, Micael Maiolino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Identidade social
Celebridades
Sociedade da informação
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade social
Celebridades
Sociedade da informação
description Analisa em que medida a Internet vem atuando de forma destacada na construção de celebridades, função anteriormente executada majoritariamente pela televisão e pelo cinema. Para isso, realiza-se um breve histórico da sociedade do espetáculo, analisando as origens da "cultura das celebridades" como a conhecemos hoje e o fortalecimento do star system no século XX. Ao mesmo tempo, repensa-se neste trabalho a importância que novas tecnologias interativas e, especialmente, de alguns sites - como, por exemplo,YouTube e o brasileiro KibeLoco – possuem na construção de celebridades digitais hoje. Tomou-se como estudo de caso a trajetória da atriz Maria Alice Vergueiro, que se converteu em uma figura de projeção nacional após estrelar um vídeo de grande sucesso na rede (esta atriz é considerada uma das primeiras celebridades a surgir na Internet no Brasil). A análise apresentada nesta monografia teve como base a literatura especializada na temática, matérias jornalísticas levantadas nos últimos anos nos principais jornais do país e entrevistas com atores sociais importantes e relacionados ao estudo de caso analisado.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-10T19:59:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Camila von Seckendorff Coelho. A construção de celebridades na era digital. 2007. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1740
identifier_str_mv RIBEIRO, Camila von Seckendorff Coelho. A construção de celebridades na era digital. 2007. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/1740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1740/1/CRibeiro.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1740/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1740/3/CRibeiro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 972672541b4b0bb892b6dcc24214e3c4
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
8e37739e99e17b4bde14b35c01f0cb2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097073199579136