Educação ambiental nas atividades do 59° Grupo de Escoteiros Atalaia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15978 |
Resumo: | O objetivo precípuo deste trabalho é conhecer algumas atividades rotineiras do 59° Grupo de Escoteiros Atalaia e relacioná-las a Educação Ambiental, fundamentada sob a Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. De forma a entender as atividades realizadas neste Grupo regido pelo Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo educacional, voluntário, sem vínculo partidário, abrangendo pessoas de raças, crenças e razões sociais diferentes de acordo com os Pricípios, Propósito e o Método Escoteiro concebidos por seu fundador. Este trabalho foi norteado pelo questionamento dos reais objetivos das atividades no Grupo, “Há relação entre as atividades exercidas no Grupo de Escoterios Atalaia e a Educação Ambiental?” Se existe relação, até que ponto os participantes do grupo possuem conhecimento sobre Educação Ambiental, como se dá o processo nesse grupo. Por fim, foram realizadas oficinas para contribuir no desenvolvimento do conhecimento teórico e prático de Educação Ambiental no grupo-escoteiro-atalaia, com vista à melhoria na qualidade de vida das gerações presentes e futuras por intermédio de ações do grupo. Os resultados mostraram que as atividades realizadas no Grupo de Escoteiros Atalaia é formadora de conhecimento devido ao conjunto de relacionamento com o meio, experiências e informações adquiridas. Constatou-se ainda que a participação ativa dos membros do grupo em tomadas de decisão, corrobora para a tão sonhada transformação de caráter vislumbrada pelo conceito de Educação Ambiental. |
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