Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8587 |
Resumo: | A vivência do método escoteiro é fundamental para o jovem que está inserido no movimento, é através dele que acontece o autodesenvolvimento e o sistema de patrulhas. Este trabalho tem como objetivo oferecer uma nova ferramenta de aprendizagem, desenvolvida através do design, que seja atrativa para a faixa etária em questão, propondo o equilíbrio entre a atividade lúdica e o aprendizado. A partir de contribuições essenciais para um entendimento aprofundado como: pesquisa bibliográfica, fundamentação do trabalho abordando o movimento escoteiro e jogos, imersão com o público, design de jogos e uma metodologia moldada para as necessidades do projeto, foi possível diagnosticar soluções possíveis para o cenário em questão. O jogo de tabuleiro foi uma das alternativas que atendia os quesitos, inclusive, de socialização. Como uma ferramenta com potencial de aprendizagem, foi concebido o jogo de tabuleiro cooperativo Escota - O Jogo da Patrulha Escoteira, seu plano de fundo é um acampamento, principal atividade ao ar livre do movimento. Nele os participantes precisam passar por desafios que instigam a exploração e aprendizagem de materiais do método para atingir a vitória no jogo, limitando-se ao período introdutório do ramo escoteiro. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_29e98ab138ad9e998b5e7ce73d3c60d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8587 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sandi, GionathanPastori, Douglas OnziSilva, Aline Valéria Fagundes daCosta, Rodolfo Rolim DallaTrajano, Júlio Cézar Colbeich2021-08-11T17:20:29Z2021-08-11T17:20:29Z2019-12-222019https://repositorio.ucs.br/11338/8587A vivência do método escoteiro é fundamental para o jovem que está inserido no movimento, é através dele que acontece o autodesenvolvimento e o sistema de patrulhas. Este trabalho tem como objetivo oferecer uma nova ferramenta de aprendizagem, desenvolvida através do design, que seja atrativa para a faixa etária em questão, propondo o equilíbrio entre a atividade lúdica e o aprendizado. A partir de contribuições essenciais para um entendimento aprofundado como: pesquisa bibliográfica, fundamentação do trabalho abordando o movimento escoteiro e jogos, imersão com o público, design de jogos e uma metodologia moldada para as necessidades do projeto, foi possível diagnosticar soluções possíveis para o cenário em questão. O jogo de tabuleiro foi uma das alternativas que atendia os quesitos, inclusive, de socialização. Como uma ferramenta com potencial de aprendizagem, foi concebido o jogo de tabuleiro cooperativo Escota - O Jogo da Patrulha Escoteira, seu plano de fundo é um acampamento, principal atividade ao ar livre do movimento. Nele os participantes precisam passar por desafios que instigam a exploração e aprendizagem de materiais do método para atingir a vitória no jogo, limitando-se ao período introdutório do ramo escoteiro. [resumo fornecido pelo autor]The experience of the scouts method is fundamental to the youth inside it's movement, it?s through it that occurs the self-development and the scout patrols. This work has as objective to offer a new learning tool, developed through design, that is attractive to the age group in question, suggesting balance between the playful activity and the learning. Starting from essential contributions for a deep understanding such as: bibliographic research, rationale of the work approaching the scout movement and games, immersion with the public, game design and a methodology shaped after the project necessities, it was possible to diagnose possible solutions to the setting in question. The board game was one of the alternatives that answered the requirements, including socialization. As a potential learning tool, the cooperative board game Escota - O Jogo da Patrulha Escoteira (Scouting - the Scout Patrol Game) was conceived, it's background is a camp site, main outdoors activity of the movement. The players have to surpass challenges that instigate exploration and learning of materials and methods to achieve victory in the game, limiting themselves to the introductory term of the scout branch. [resumo fornecido pelo autor]DesignJogos de tabuleiroEscoteirosAprendizagemEscota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulDesignCampus 82019-12-31 00:00:00ORIGINALTCC Gionathan Sandi.pdfTCC Gionathan Sandi.pdfapplication/pdf15015533https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/2/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf7e645470a20e921943935783d60d0a00MD52TEXTTCC Gionathan Sandi.pdf.txtTCC Gionathan Sandi.pdf.txtExtracted texttext/plain192962https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/3/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf.txt37327a48292e9c54361bbe453adc298fMD53THUMBNAILTCC Gionathan Sandi.pdf.jpgTCC Gionathan Sandi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/4/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf.jpg37c530f439a38101abe1e8f0e6c65bfbMD5411338/85872022-10-18 18:37:43.811oai:repositorio.ucs.br:11338/8587Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:38.643771Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro |
title |
Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro |
spellingShingle |
Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro Sandi, Gionathan Design Jogos de tabuleiro Escoteiros Aprendizagem |
title_short |
Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro |
title_full |
Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro |
title_fullStr |
Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro |
title_full_unstemmed |
Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro |
title_sort |
Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro |
author |
Sandi, Gionathan |
author_facet |
Sandi, Gionathan |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Pastori, Douglas Onzi Silva, Aline Valéria Fagundes da Costa, Rodolfo Rolim Dalla |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sandi, Gionathan |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trajano, Júlio Cézar Colbeich |
contributor_str_mv |
Trajano, Júlio Cézar Colbeich |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Jogos de tabuleiro Escoteiros Aprendizagem |
topic |
Design Jogos de tabuleiro Escoteiros Aprendizagem |
description |
A vivência do método escoteiro é fundamental para o jovem que está inserido no movimento, é através dele que acontece o autodesenvolvimento e o sistema de patrulhas. Este trabalho tem como objetivo oferecer uma nova ferramenta de aprendizagem, desenvolvida através do design, que seja atrativa para a faixa etária em questão, propondo o equilíbrio entre a atividade lúdica e o aprendizado. A partir de contribuições essenciais para um entendimento aprofundado como: pesquisa bibliográfica, fundamentação do trabalho abordando o movimento escoteiro e jogos, imersão com o público, design de jogos e uma metodologia moldada para as necessidades do projeto, foi possível diagnosticar soluções possíveis para o cenário em questão. O jogo de tabuleiro foi uma das alternativas que atendia os quesitos, inclusive, de socialização. Como uma ferramenta com potencial de aprendizagem, foi concebido o jogo de tabuleiro cooperativo Escota - O Jogo da Patrulha Escoteira, seu plano de fundo é um acampamento, principal atividade ao ar livre do movimento. Nele os participantes precisam passar por desafios que instigam a exploração e aprendizagem de materiais do método para atingir a vitória no jogo, limitando-se ao período introdutório do ramo escoteiro. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-11T17:20:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-11T17:20:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8587 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/2/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/3/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/4/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e645470a20e921943935783d60d0a00 37327a48292e9c54361bbe453adc298f 37c530f439a38101abe1e8f0e6c65bfb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258421616508928 |