Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandi, Gionathan
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8587
Resumo: A vivência do método escoteiro é fundamental para o jovem que está inserido no movimento, é através dele que acontece o autodesenvolvimento e o sistema de patrulhas. Este trabalho tem como objetivo oferecer uma nova ferramenta de aprendizagem, desenvolvida através do design, que seja atrativa para a faixa etária em questão, propondo o equilíbrio entre a atividade lúdica e o aprendizado. A partir de contribuições essenciais para um entendimento aprofundado como: pesquisa bibliográfica, fundamentação do trabalho abordando o movimento escoteiro e jogos, imersão com o público, design de jogos e uma metodologia moldada para as necessidades do projeto, foi possível diagnosticar soluções possíveis para o cenário em questão. O jogo de tabuleiro foi uma das alternativas que atendia os quesitos, inclusive, de socialização. Como uma ferramenta com potencial de aprendizagem, foi concebido o jogo de tabuleiro cooperativo Escota - O Jogo da Patrulha Escoteira, seu plano de fundo é um acampamento, principal atividade ao ar livre do movimento. Nele os participantes precisam passar por desafios que instigam a exploração e aprendizagem de materiais do método para atingir a vitória no jogo, limitando-se ao período introdutório do ramo escoteiro. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_29e98ab138ad9e998b5e7ce73d3c60d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8587
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Sandi, GionathanPastori, Douglas OnziSilva, Aline Valéria Fagundes daCosta, Rodolfo Rolim DallaTrajano, Júlio Cézar Colbeich2021-08-11T17:20:29Z2021-08-11T17:20:29Z2019-12-222019https://repositorio.ucs.br/11338/8587A vivência do método escoteiro é fundamental para o jovem que está inserido no movimento, é através dele que acontece o autodesenvolvimento e o sistema de patrulhas. Este trabalho tem como objetivo oferecer uma nova ferramenta de aprendizagem, desenvolvida através do design, que seja atrativa para a faixa etária em questão, propondo o equilíbrio entre a atividade lúdica e o aprendizado. A partir de contribuições essenciais para um entendimento aprofundado como: pesquisa bibliográfica, fundamentação do trabalho abordando o movimento escoteiro e jogos, imersão com o público, design de jogos e uma metodologia moldada para as necessidades do projeto, foi possível diagnosticar soluções possíveis para o cenário em questão. O jogo de tabuleiro foi uma das alternativas que atendia os quesitos, inclusive, de socialização. Como uma ferramenta com potencial de aprendizagem, foi concebido o jogo de tabuleiro cooperativo Escota - O Jogo da Patrulha Escoteira, seu plano de fundo é um acampamento, principal atividade ao ar livre do movimento. Nele os participantes precisam passar por desafios que instigam a exploração e aprendizagem de materiais do método para atingir a vitória no jogo, limitando-se ao período introdutório do ramo escoteiro. [resumo fornecido pelo autor]The experience of the scouts method is fundamental to the youth inside it's movement, it?s through it that occurs the self-development and the scout patrols. This work has as objective to offer a new learning tool, developed through design, that is attractive to the age group in question, suggesting balance between the playful activity and the learning. Starting from essential contributions for a deep understanding such as: bibliographic research, rationale of the work approaching the scout movement and games, immersion with the public, game design and a methodology shaped after the project necessities, it was possible to diagnose possible solutions to the setting in question. The board game was one of the alternatives that answered the requirements, including socialization. As a potential learning tool, the cooperative board game Escota - O Jogo da Patrulha Escoteira (Scouting - the Scout Patrol Game) was conceived, it's background is a camp site, main outdoors activity of the movement. The players have to surpass challenges that instigate exploration and learning of materials and methods to achieve victory in the game, limiting themselves to the introductory term of the scout branch. [resumo fornecido pelo autor]DesignJogos de tabuleiroEscoteirosAprendizagemEscota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulDesignCampus 82019-12-31 00:00:00ORIGINALTCC Gionathan Sandi.pdfTCC Gionathan Sandi.pdfapplication/pdf15015533https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/2/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf7e645470a20e921943935783d60d0a00MD52TEXTTCC Gionathan Sandi.pdf.txtTCC Gionathan Sandi.pdf.txtExtracted texttext/plain192962https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/3/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf.txt37327a48292e9c54361bbe453adc298fMD53THUMBNAILTCC Gionathan Sandi.pdf.jpgTCC Gionathan Sandi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/4/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf.jpg37c530f439a38101abe1e8f0e6c65bfbMD5411338/85872022-10-18 18:37:43.811oai:repositorio.ucs.br:11338/8587Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:37:43Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro
title Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro
spellingShingle Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro
Sandi, Gionathan
Design
Jogos de tabuleiro
Escoteiros
Aprendizagem
title_short Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro
title_full Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro
title_fullStr Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro
title_full_unstemmed Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro
title_sort Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro
author Sandi, Gionathan
author_facet Sandi, Gionathan
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Pastori, Douglas Onzi
Silva, Aline Valéria Fagundes da
Costa, Rodolfo Rolim Dalla
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandi, Gionathan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trajano, Júlio Cézar Colbeich
contributor_str_mv Trajano, Júlio Cézar Colbeich
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Jogos de tabuleiro
Escoteiros
Aprendizagem
topic Design
Jogos de tabuleiro
Escoteiros
Aprendizagem
description A vivência do método escoteiro é fundamental para o jovem que está inserido no movimento, é através dele que acontece o autodesenvolvimento e o sistema de patrulhas. Este trabalho tem como objetivo oferecer uma nova ferramenta de aprendizagem, desenvolvida através do design, que seja atrativa para a faixa etária em questão, propondo o equilíbrio entre a atividade lúdica e o aprendizado. A partir de contribuições essenciais para um entendimento aprofundado como: pesquisa bibliográfica, fundamentação do trabalho abordando o movimento escoteiro e jogos, imersão com o público, design de jogos e uma metodologia moldada para as necessidades do projeto, foi possível diagnosticar soluções possíveis para o cenário em questão. O jogo de tabuleiro foi uma das alternativas que atendia os quesitos, inclusive, de socialização. Como uma ferramenta com potencial de aprendizagem, foi concebido o jogo de tabuleiro cooperativo Escota - O Jogo da Patrulha Escoteira, seu plano de fundo é um acampamento, principal atividade ao ar livre do movimento. Nele os participantes precisam passar por desafios que instigam a exploração e aprendizagem de materiais do método para atingir a vitória no jogo, limitando-se ao período introdutório do ramo escoteiro. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-11T17:20:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-11T17:20:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8587
url https://repositorio.ucs.br/11338/8587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/2/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/3/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8587/4/TCC%20Gionathan%20Sandi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e645470a20e921943935783d60d0a00
37327a48292e9c54361bbe453adc298f
37c530f439a38101abe1e8f0e6c65bfb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308872007450624