Utilização de poliedros: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, George de Souza
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Soares, Adriana Benevides, Lima, Cabral
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1962
Resumo: Apresenta uma proposta didática alternativa de introdução à geometria espacial, principalmente aos poliedros, através do uso do computador. O software utilizado foi Poly. Este programa permite o reconhecimento e análise dos diferentes poliedros, através da manipulação das figuras em suas variadas representações: as imagens tridimensionais, as planificações e as incrustações topológicas no plano. Um objetivo importante é o de mostrar ao aluno uma gama de figuras poliédricas, facilitando, por consequência, o processo de visualização. As atividades de ensino elaboradas foram aplicadas em turmas concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública situada na cidade do Rio de Janeiro. A partir da experiência realizada, são discutidos os alguns fatores educacionais e tecnológicos que impulsionaram a facilidade da compreensão de conceitos de poliedros, faces, arestas e vértices. As atividades elaboradas também mostram os aspectos fundamentais dos processos de generalização e construção de relações matemáticas, tal como a relação de Euler (V + F = A + 2). O uso do computador, com ferramenta de ensino, apresentou vantagens em relação à metodologia tradicional, tal com a simplificação de observação de figuras de difícil construção pelo professor. Isto resultou numa melhoria para a compreensão dos conceitos abordados e representação mental das figuras poliédricas.
id UFRJ_1437abb57f60a042e42db29e040bba87
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1962
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Utilização de poliedros: um estudo de casoPoliedrosGeometrial espacialConstrução do conhecimentoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOApresenta uma proposta didática alternativa de introdução à geometria espacial, principalmente aos poliedros, através do uso do computador. O software utilizado foi Poly. Este programa permite o reconhecimento e análise dos diferentes poliedros, através da manipulação das figuras em suas variadas representações: as imagens tridimensionais, as planificações e as incrustações topológicas no plano. Um objetivo importante é o de mostrar ao aluno uma gama de figuras poliédricas, facilitando, por consequência, o processo de visualização. As atividades de ensino elaboradas foram aplicadas em turmas concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública situada na cidade do Rio de Janeiro. A partir da experiência realizada, são discutidos os alguns fatores educacionais e tecnológicos que impulsionaram a facilidade da compreensão de conceitos de poliedros, faces, arestas e vértices. As atividades elaboradas também mostram os aspectos fundamentais dos processos de generalização e construção de relações matemáticas, tal como a relação de Euler (V + F = A + 2). O uso do computador, com ferramenta de ensino, apresentou vantagens em relação à metodologia tradicional, tal com a simplificação de observação de figuras de difícil construção pelo professor. Isto resultou numa melhoria para a compreensão dos conceitos abordados e representação mental das figuras poliédricas.BrasilInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais2017-05-12T12:26:30Z2023-12-21T03:00:57Z2002-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportALVES, G. de S.; SOARES, a. B.; LIMA, C. Utilização de poliedros : um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 12 p. (Relatório Técnico, 16/02)http://hdl.handle.net/11422/1962porRelatório Técnico NCEAlves, George de SouzaSoares, Adriana BenevidesLima, Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:57Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1962Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de poliedros: um estudo de caso
title Utilização de poliedros: um estudo de caso
spellingShingle Utilização de poliedros: um estudo de caso
Alves, George de Souza
Poliedros
Geometrial espacial
Construção do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Utilização de poliedros: um estudo de caso
title_full Utilização de poliedros: um estudo de caso
title_fullStr Utilização de poliedros: um estudo de caso
title_full_unstemmed Utilização de poliedros: um estudo de caso
title_sort Utilização de poliedros: um estudo de caso
author Alves, George de Souza
author_facet Alves, George de Souza
Soares, Adriana Benevides
Lima, Cabral
author_role author
author2 Soares, Adriana Benevides
Lima, Cabral
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, George de Souza
Soares, Adriana Benevides
Lima, Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Poliedros
Geometrial espacial
Construção do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Poliedros
Geometrial espacial
Construção do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Apresenta uma proposta didática alternativa de introdução à geometria espacial, principalmente aos poliedros, através do uso do computador. O software utilizado foi Poly. Este programa permite o reconhecimento e análise dos diferentes poliedros, através da manipulação das figuras em suas variadas representações: as imagens tridimensionais, as planificações e as incrustações topológicas no plano. Um objetivo importante é o de mostrar ao aluno uma gama de figuras poliédricas, facilitando, por consequência, o processo de visualização. As atividades de ensino elaboradas foram aplicadas em turmas concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública situada na cidade do Rio de Janeiro. A partir da experiência realizada, são discutidos os alguns fatores educacionais e tecnológicos que impulsionaram a facilidade da compreensão de conceitos de poliedros, faces, arestas e vértices. As atividades elaboradas também mostram os aspectos fundamentais dos processos de generalização e construção de relações matemáticas, tal como a relação de Euler (V + F = A + 2). O uso do computador, com ferramenta de ensino, apresentou vantagens em relação à metodologia tradicional, tal com a simplificação de observação de figuras de difícil construção pelo professor. Isto resultou numa melhoria para a compreensão dos conceitos abordados e representação mental das figuras poliédricas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-31
2017-05-12T12:26:30Z
2023-12-21T03:00:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, G. de S.; SOARES, a. B.; LIMA, C. Utilização de poliedros : um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 12 p. (Relatório Técnico, 16/02)
http://hdl.handle.net/11422/1962
identifier_str_mv ALVES, G. de S.; SOARES, a. B.; LIMA, C. Utilização de poliedros : um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 12 p. (Relatório Técnico, 16/02)
url http://hdl.handle.net/11422/1962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Relatório Técnico NCE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455963420819456