Utilização de poliedros: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1962 |
Resumo: | Apresenta uma proposta didática alternativa de introdução à geometria espacial, principalmente aos poliedros, através do uso do computador. O software utilizado foi Poly. Este programa permite o reconhecimento e análise dos diferentes poliedros, através da manipulação das figuras em suas variadas representações: as imagens tridimensionais, as planificações e as incrustações topológicas no plano. Um objetivo importante é o de mostrar ao aluno uma gama de figuras poliédricas, facilitando, por consequência, o processo de visualização. As atividades de ensino elaboradas foram aplicadas em turmas concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública situada na cidade do Rio de Janeiro. A partir da experiência realizada, são discutidos os alguns fatores educacionais e tecnológicos que impulsionaram a facilidade da compreensão de conceitos de poliedros, faces, arestas e vértices. As atividades elaboradas também mostram os aspectos fundamentais dos processos de generalização e construção de relações matemáticas, tal como a relação de Euler (V + F = A + 2). O uso do computador, com ferramenta de ensino, apresentou vantagens em relação à metodologia tradicional, tal com a simplificação de observação de figuras de difícil construção pelo professor. Isto resultou numa melhoria para a compreensão dos conceitos abordados e representação mental das figuras poliédricas. |
id |
UFRJ_1437abb57f60a042e42db29e040bba87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1962 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de poliedros: um estudo de casoPoliedrosGeometrial espacialConstrução do conhecimentoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOApresenta uma proposta didática alternativa de introdução à geometria espacial, principalmente aos poliedros, através do uso do computador. O software utilizado foi Poly. Este programa permite o reconhecimento e análise dos diferentes poliedros, através da manipulação das figuras em suas variadas representações: as imagens tridimensionais, as planificações e as incrustações topológicas no plano. Um objetivo importante é o de mostrar ao aluno uma gama de figuras poliédricas, facilitando, por consequência, o processo de visualização. As atividades de ensino elaboradas foram aplicadas em turmas concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública situada na cidade do Rio de Janeiro. A partir da experiência realizada, são discutidos os alguns fatores educacionais e tecnológicos que impulsionaram a facilidade da compreensão de conceitos de poliedros, faces, arestas e vértices. As atividades elaboradas também mostram os aspectos fundamentais dos processos de generalização e construção de relações matemáticas, tal como a relação de Euler (V + F = A + 2). O uso do computador, com ferramenta de ensino, apresentou vantagens em relação à metodologia tradicional, tal com a simplificação de observação de figuras de difícil construção pelo professor. Isto resultou numa melhoria para a compreensão dos conceitos abordados e representação mental das figuras poliédricas.BrasilInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais2017-05-12T12:26:30Z2023-12-21T03:00:57Z2002-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportALVES, G. de S.; SOARES, a. B.; LIMA, C. Utilização de poliedros : um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 12 p. (Relatório Técnico, 16/02)http://hdl.handle.net/11422/1962porRelatório Técnico NCEAlves, George de SouzaSoares, Adriana BenevidesLima, Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:57Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1962Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de poliedros: um estudo de caso |
title |
Utilização de poliedros: um estudo de caso |
spellingShingle |
Utilização de poliedros: um estudo de caso Alves, George de Souza Poliedros Geometrial espacial Construção do conhecimento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
Utilização de poliedros: um estudo de caso |
title_full |
Utilização de poliedros: um estudo de caso |
title_fullStr |
Utilização de poliedros: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Utilização de poliedros: um estudo de caso |
title_sort |
Utilização de poliedros: um estudo de caso |
author |
Alves, George de Souza |
author_facet |
Alves, George de Souza Soares, Adriana Benevides Lima, Cabral |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Adriana Benevides Lima, Cabral |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, George de Souza Soares, Adriana Benevides Lima, Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poliedros Geometrial espacial Construção do conhecimento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
Poliedros Geometrial espacial Construção do conhecimento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
Apresenta uma proposta didática alternativa de introdução à geometria espacial, principalmente aos poliedros, através do uso do computador. O software utilizado foi Poly. Este programa permite o reconhecimento e análise dos diferentes poliedros, através da manipulação das figuras em suas variadas representações: as imagens tridimensionais, as planificações e as incrustações topológicas no plano. Um objetivo importante é o de mostrar ao aluno uma gama de figuras poliédricas, facilitando, por consequência, o processo de visualização. As atividades de ensino elaboradas foram aplicadas em turmas concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública situada na cidade do Rio de Janeiro. A partir da experiência realizada, são discutidos os alguns fatores educacionais e tecnológicos que impulsionaram a facilidade da compreensão de conceitos de poliedros, faces, arestas e vértices. As atividades elaboradas também mostram os aspectos fundamentais dos processos de generalização e construção de relações matemáticas, tal como a relação de Euler (V + F = A + 2). O uso do computador, com ferramenta de ensino, apresentou vantagens em relação à metodologia tradicional, tal com a simplificação de observação de figuras de difícil construção pelo professor. Isto resultou numa melhoria para a compreensão dos conceitos abordados e representação mental das figuras poliédricas. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-31 2017-05-12T12:26:30Z 2023-12-21T03:00:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, G. de S.; SOARES, a. B.; LIMA, C. Utilização de poliedros : um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 12 p. (Relatório Técnico, 16/02) http://hdl.handle.net/11422/1962 |
identifier_str_mv |
ALVES, G. de S.; SOARES, a. B.; LIMA, C. Utilização de poliedros : um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 12 p. (Relatório Técnico, 16/02) |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Relatório Técnico NCE |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455963420819456 |