Letramentos (des)legitimados e reexistências possíveis no Enem: uma análise dialógica de questões com textos literários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16591 |
Resumo: | A presente pesquisa surgiu das experiências com pesquisas realizadas no âmbito do grupo Práticas de Letramento e Ensinagem de Línguas e Literaturas (PLELL), orientadas pelo Professor Dr. Marcel Alvaro de Amorim e financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo deste trabalho é analisar a parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que faça uso de textos literários. Considera-se as edições de 2018, 2019 e 2020 e, principalmente, as questões com temáticas de cunho social específicas. Busca-se, então, averiguar a (des)legitimação das práticas de letramentos literários e dos letramentos literários de reexistência, entendendo que esse exame admissional se constrói a partir dos documentos educacionais que trazem em seus discursos diálogos com os estudos de letramentos. De maneira dialógica, esse trabalho evoca um conjunto de reflexões sobre exame de seleção para o ensino superior, as especificidades do Enem e a presença da literatura nesta prova, além disso, tecemos interações acadêmicas com os estudos dos letramentos literários. Essa pesquisa se descreve como qualitativa e de caráter documental, de modo a utilizar como instrumento analítico a Análise Dialógica do Discurso. Os resultados sugerem uma aproximação das questões analisadas, em alguns momentos, do que se defende como prática de letramentos literários e letramentos literários de reexistência, no entanto, em outros momentos, há um distanciamento dessas acepções. Evidencia-se, sobretudo, pouca profundidade quanto ao tratamento da dimensão estética e das especificidades dos textos literários. |
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