Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lívia Silva de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12730
Resumo: Esta monografia de final de curso tem como objetivo analisar a educação formal no sistema prisional feminino no estado no Rio e Janeiro (RJ). Baseando-se na Lei de Execução Penal (1984) que prevê que a educação é garantida por direito dentro dos ambientes de privação de liberdade. A escolha do tema de pesquisa surgiu por entender a necessidade do aprofundamento sobre a educação carcerária e o quanto ela é importante como um fator de ressocialização. Assim, foi fonte de analise as políticas públicas existentes para auxiliar a educação das mulheres encarceradas ao mesmo tempo em que se buscou verificar a sua funcionalidade dentro do ambiente de prisional. A fundamentação teórica pautou-se em autores sensíveis as questões sobre o encarceramento feminino, atravessando o preconceito, julgamentos e a intolerância sobre o assunto, ao mesmo tempo em que possibilitou contribuições para o desenvolvimento do tema. Foi feito um levantamento de dados e análises documentais e artigos relevantes sobre o assunto. Concluiu-se que existe um processo de imensa invisibilidade que ocorre no sistema prisional feminino, além do fato das mulheres terem seus direitos básicos negados ou negligenciadas pelo Estado e familiares.
id UFRJ_188af3f2bc428cb9ee9881a4d8c9b66e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12730
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de JaneiroPrisioneirasPolítica educacionalDireito à educaçãoEducação básicaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta monografia de final de curso tem como objetivo analisar a educação formal no sistema prisional feminino no estado no Rio e Janeiro (RJ). Baseando-se na Lei de Execução Penal (1984) que prevê que a educação é garantida por direito dentro dos ambientes de privação de liberdade. A escolha do tema de pesquisa surgiu por entender a necessidade do aprofundamento sobre a educação carcerária e o quanto ela é importante como um fator de ressocialização. Assim, foi fonte de analise as políticas públicas existentes para auxiliar a educação das mulheres encarceradas ao mesmo tempo em que se buscou verificar a sua funcionalidade dentro do ambiente de prisional. A fundamentação teórica pautou-se em autores sensíveis as questões sobre o encarceramento feminino, atravessando o preconceito, julgamentos e a intolerância sobre o assunto, ao mesmo tempo em que possibilitou contribuições para o desenvolvimento do tema. Foi feito um levantamento de dados e análises documentais e artigos relevantes sobre o assunto. Concluiu-se que existe um processo de imensa invisibilidade que ocorre no sistema prisional feminino, além do fato das mulheres terem seus direitos básicos negados ou negligenciadas pelo Estado e familiares.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMacedo, Jussara Marques dePaschoalino, Jussara Bueno de QueirozVeiga, Célia Cristina Pereira da SilvaSouza, Lívia Silva de2020-07-14T21:21:48Z2023-12-21T03:01:40Z2019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Lívia Silva de. Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12730Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro
title Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro
Souza, Lívia Silva de
Prisioneiras
Política educacional
Direito à educação
Educação básica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro
title_full Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro
title_sort Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro
author Souza, Lívia Silva de
author_facet Souza, Lívia Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Macedo, Jussara Marques de
Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Veiga, Célia Cristina Pereira da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lívia Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Prisioneiras
Política educacional
Direito à educação
Educação básica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Prisioneiras
Política educacional
Direito à educação
Educação básica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta monografia de final de curso tem como objetivo analisar a educação formal no sistema prisional feminino no estado no Rio e Janeiro (RJ). Baseando-se na Lei de Execução Penal (1984) que prevê que a educação é garantida por direito dentro dos ambientes de privação de liberdade. A escolha do tema de pesquisa surgiu por entender a necessidade do aprofundamento sobre a educação carcerária e o quanto ela é importante como um fator de ressocialização. Assim, foi fonte de analise as políticas públicas existentes para auxiliar a educação das mulheres encarceradas ao mesmo tempo em que se buscou verificar a sua funcionalidade dentro do ambiente de prisional. A fundamentação teórica pautou-se em autores sensíveis as questões sobre o encarceramento feminino, atravessando o preconceito, julgamentos e a intolerância sobre o assunto, ao mesmo tempo em que possibilitou contribuições para o desenvolvimento do tema. Foi feito um levantamento de dados e análises documentais e artigos relevantes sobre o assunto. Concluiu-se que existe um processo de imensa invisibilidade que ocorre no sistema prisional feminino, além do fato das mulheres terem seus direitos básicos negados ou negligenciadas pelo Estado e familiares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2020-07-14T21:21:48Z
2023-12-21T03:01:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Lívia Silva de. Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/12730
identifier_str_mv SOUZA, Lívia Silva de. Educação formal no sistema prisional feminino no estado do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456008973058048