Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3853 |
Resumo: | Demonstra como a gestão e o gerenciamento nas redes sociais, particularmente no Facebook, mediado pelas Assessorias de Imprensa, são importantes para a manutenção da imagem de uma organização, especialmente durante uma crise. Sendo assim, será feita uma análise do caso ocorrido com a empresa de jornalismo Catraca Livre em novembro de 2016. A pesquisa contempla a explicação sobre o funcionamento da Comunicação Organizacional, singularmente no que se refere às Assessorias de Imprensa, no processo de aderir a rede social Facebook como ferramenta de trabalho e meio de comunicação organização e público, essencialmente em momentos de crise de imagem. Fez-se necessário estudar a importância do Facebook no processo de comunicação das organizações atuando dentro do conceito de comunicação integrada e compreender os conceitos de crise, gestão e gerenciamento de crise, especialmente nas redes sociais, para então perceber a sua significância em um grande caso de crise de imagem. Constatou-se que, esse conjunto de ações, quando bem claros para a organização e bem articulados com atuações online e off-line são capazes de auxiliar na manutenção da imagem e contribuir para que a organização não seja tão afetada a ponto de sucumbir. |
id |
UFRJ_1ab09b1d47dbc6d3c2e6bb28e5d3575f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3853 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Cunha, Marcele Cristina Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Luz, Cristina Rego Monteiro daSacramento, Igor PintoBarbosa, Gabriel Collares2018-04-13T16:47:52Z2023-11-30T03:03:15Z2017-06-29CUNHA, Marcele Cristina Ferreira. Assessoria de Imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do Catraca Livre. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/3853Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2018-03-27T19:12:47Z No. of bitstreams: 1 Gbuna.pdf: 623731 bytes, checksum: a272a7f7ec5481149e1021066f622f01 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-13T16:47:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gbuna.pdf: 623731 bytes, checksum: a272a7f7ec5481149e1021066f622f01 (MD5) Previous issue date: 2017-06-29Demonstra como a gestão e o gerenciamento nas redes sociais, particularmente no Facebook, mediado pelas Assessorias de Imprensa, são importantes para a manutenção da imagem de uma organização, especialmente durante uma crise. Sendo assim, será feita uma análise do caso ocorrido com a empresa de jornalismo Catraca Livre em novembro de 2016. A pesquisa contempla a explicação sobre o funcionamento da Comunicação Organizacional, singularmente no que se refere às Assessorias de Imprensa, no processo de aderir a rede social Facebook como ferramenta de trabalho e meio de comunicação organização e público, essencialmente em momentos de crise de imagem. Fez-se necessário estudar a importância do Facebook no processo de comunicação das organizações atuando dentro do conceito de comunicação integrada e compreender os conceitos de crise, gestão e gerenciamento de crise, especialmente nas redes sociais, para então perceber a sua significância em um grande caso de crise de imagem. Constatou-se que, esse conjunto de ações, quando bem claros para a organização e bem articulados com atuações online e off-line são capazes de auxiliar na manutenção da imagem e contribuir para que a organização não seja tão afetada a ponto de sucumbir.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAORedes sociaisAssessoria de imprensaFacebookCatraca livreAssessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMCFCunha.pdfMCFCunha.pdfapplication/pdf1981195http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3853/3/MCFCunha.pdfa548cd2e737b8ee614d6e72c0c7a76e4MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3853/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/38532023-11-30 00:03:15.023oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre |
title |
Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre |
spellingShingle |
Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre Cunha, Marcele Cristina Ferreira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Redes sociais Assessoria de imprensa Catraca livre |
title_short |
Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre |
title_full |
Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre |
title_fullStr |
Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre |
title_full_unstemmed |
Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre |
title_sort |
Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre |
author |
Cunha, Marcele Cristina Ferreira |
author_facet |
Cunha, Marcele Cristina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9574814628228974 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Marcele Cristina Ferreira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luz, Cristina Rego Monteiro da |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sacramento, Igor Pinto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Gabriel Collares |
contributor_str_mv |
Luz, Cristina Rego Monteiro da Sacramento, Igor Pinto Barbosa, Gabriel Collares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Redes sociais Assessoria de imprensa Catraca livre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Assessoria de imprensa Catraca livre |
description |
Demonstra como a gestão e o gerenciamento nas redes sociais, particularmente no Facebook, mediado pelas Assessorias de Imprensa, são importantes para a manutenção da imagem de uma organização, especialmente durante uma crise. Sendo assim, será feita uma análise do caso ocorrido com a empresa de jornalismo Catraca Livre em novembro de 2016. A pesquisa contempla a explicação sobre o funcionamento da Comunicação Organizacional, singularmente no que se refere às Assessorias de Imprensa, no processo de aderir a rede social Facebook como ferramenta de trabalho e meio de comunicação organização e público, essencialmente em momentos de crise de imagem. Fez-se necessário estudar a importância do Facebook no processo de comunicação das organizações atuando dentro do conceito de comunicação integrada e compreender os conceitos de crise, gestão e gerenciamento de crise, especialmente nas redes sociais, para então perceber a sua significância em um grande caso de crise de imagem. Constatou-se que, esse conjunto de ações, quando bem claros para a organização e bem articulados com atuações online e off-line são capazes de auxiliar na manutenção da imagem e contribuir para que a organização não seja tão afetada a ponto de sucumbir. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-13T16:47:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CUNHA, Marcele Cristina Ferreira. Assessoria de Imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do Catraca Livre. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/3853 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Marcele Cristina Ferreira. Assessoria de Imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do Catraca Livre. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3853/3/MCFCunha.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3853/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a548cd2e737b8ee614d6e72c0c7a76e4 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097106892423168 |