Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marcele Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3853
Resumo: Demonstra como a gestão e o gerenciamento nas redes sociais, particularmente no Facebook, mediado pelas Assessorias de Imprensa, são importantes para a manutenção da imagem de uma organização, especialmente durante uma crise. Sendo assim, será feita uma análise do caso ocorrido com a empresa de jornalismo Catraca Livre em novembro de 2016. A pesquisa contempla a explicação sobre o funcionamento da Comunicação Organizacional, singularmente no que se refere às Assessorias de Imprensa, no processo de aderir a rede social Facebook como ferramenta de trabalho e meio de comunicação organização e público, essencialmente em momentos de crise de imagem. Fez-se necessário estudar a importância do Facebook no processo de comunicação das organizações atuando dentro do conceito de comunicação integrada e compreender os conceitos de crise, gestão e gerenciamento de crise, especialmente nas redes sociais, para então perceber a sua significância em um grande caso de crise de imagem. Constatou-se que, esse conjunto de ações, quando bem claros para a organização e bem articulados com atuações online e off-line são capazes de auxiliar na manutenção da imagem e contribuir para que a organização não seja tão afetada a ponto de sucumbir.
id UFRJ_1ab09b1d47dbc6d3c2e6bb28e5d3575f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3853
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Cunha, Marcele Cristina Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Luz, Cristina Rego Monteiro daSacramento, Igor PintoBarbosa, Gabriel Collares2018-04-13T16:47:52Z2023-11-30T03:03:15Z2017-06-29CUNHA, Marcele Cristina Ferreira. Assessoria de Imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do Catraca Livre. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/3853Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2018-03-27T19:12:47Z No. of bitstreams: 1 Gbuna.pdf: 623731 bytes, checksum: a272a7f7ec5481149e1021066f622f01 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-13T16:47:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gbuna.pdf: 623731 bytes, checksum: a272a7f7ec5481149e1021066f622f01 (MD5) Previous issue date: 2017-06-29Demonstra como a gestão e o gerenciamento nas redes sociais, particularmente no Facebook, mediado pelas Assessorias de Imprensa, são importantes para a manutenção da imagem de uma organização, especialmente durante uma crise. Sendo assim, será feita uma análise do caso ocorrido com a empresa de jornalismo Catraca Livre em novembro de 2016. A pesquisa contempla a explicação sobre o funcionamento da Comunicação Organizacional, singularmente no que se refere às Assessorias de Imprensa, no processo de aderir a rede social Facebook como ferramenta de trabalho e meio de comunicação organização e público, essencialmente em momentos de crise de imagem. Fez-se necessário estudar a importância do Facebook no processo de comunicação das organizações atuando dentro do conceito de comunicação integrada e compreender os conceitos de crise, gestão e gerenciamento de crise, especialmente nas redes sociais, para então perceber a sua significância em um grande caso de crise de imagem. Constatou-se que, esse conjunto de ações, quando bem claros para a organização e bem articulados com atuações online e off-line são capazes de auxiliar na manutenção da imagem e contribuir para que a organização não seja tão afetada a ponto de sucumbir.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAORedes sociaisAssessoria de imprensaFacebookCatraca livreAssessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMCFCunha.pdfMCFCunha.pdfapplication/pdf1981195http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3853/3/MCFCunha.pdfa548cd2e737b8ee614d6e72c0c7a76e4MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3853/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/38532023-11-30 00:03:15.023oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre
title Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre
spellingShingle Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre
Cunha, Marcele Cristina Ferreira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Redes sociais
Assessoria de imprensa
Facebook
Catraca livre
title_short Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre
title_full Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre
title_fullStr Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre
title_full_unstemmed Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre
title_sort Assessoria de imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do catraca livre
author Cunha, Marcele Cristina Ferreira
author_facet Cunha, Marcele Cristina Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9574814628228974
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marcele Cristina Ferreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luz, Cristina Rego Monteiro da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sacramento, Igor Pinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Gabriel Collares
contributor_str_mv Luz, Cristina Rego Monteiro da
Sacramento, Igor Pinto
Barbosa, Gabriel Collares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Redes sociais
Assessoria de imprensa
Facebook
Catraca livre
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Assessoria de imprensa
Facebook
Catraca livre
description Demonstra como a gestão e o gerenciamento nas redes sociais, particularmente no Facebook, mediado pelas Assessorias de Imprensa, são importantes para a manutenção da imagem de uma organização, especialmente durante uma crise. Sendo assim, será feita uma análise do caso ocorrido com a empresa de jornalismo Catraca Livre em novembro de 2016. A pesquisa contempla a explicação sobre o funcionamento da Comunicação Organizacional, singularmente no que se refere às Assessorias de Imprensa, no processo de aderir a rede social Facebook como ferramenta de trabalho e meio de comunicação organização e público, essencialmente em momentos de crise de imagem. Fez-se necessário estudar a importância do Facebook no processo de comunicação das organizações atuando dentro do conceito de comunicação integrada e compreender os conceitos de crise, gestão e gerenciamento de crise, especialmente nas redes sociais, para então perceber a sua significância em um grande caso de crise de imagem. Constatou-se que, esse conjunto de ações, quando bem claros para a organização e bem articulados com atuações online e off-line são capazes de auxiliar na manutenção da imagem e contribuir para que a organização não seja tão afetada a ponto de sucumbir.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-13T16:47:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Marcele Cristina Ferreira. Assessoria de Imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do Catraca Livre. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/3853
identifier_str_mv CUNHA, Marcele Cristina Ferreira. Assessoria de Imprensa no Facebook para o gerenciamento de crise: uma análise do caso do Catraca Livre. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/3853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3853/3/MCFCunha.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3853/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a548cd2e737b8ee614d6e72c0c7a76e4
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097106892423168