Ensino médio politécnico: a experiência político-pedagógica da escola Joceli Corrêa 2011-2014: uma alternativa ao modelo hegemônico de educação no Brasil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Daniel do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/10283
Resumo: Aborda como tema central a política educacional, na fase final da educação básica e, sua especificidade na implementação em uma escola do campo, localizada em uma área de assentamento da Reforma Agrária, situada no município de Jóia, interior noroeste do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é trazer o princípio educativo da politecnia, defendido por intelectuais clássicos como: Marx (2012) e Gramsci (2008), assim como os mais contemporâneos: Frigotto (2012) e Saviani (2007). Com isso faço um caminho até chegar à política do Ensino Médio Politécnico de hoje, entendendo suas especificidades, sobretudo seu diálogo com o princípio educativo defendido pelo MST. Como metodologia utilizo além da bibliografia selecionada, documentos da proposta político-pedagógica da escola e relatórios do setor de educação do MST, como também a observação e questionário para entender a dinâmica escolar nesta política. Do estudo realizado depreende-se que, de fato, o ensino médio politécnico se configura como uma importante alternativa, desde que em consonância com princípios emancipatórios, no caso da Escola Joceli Corrêa, sua proposta pedagógica coaduna com esses princípios e fortalece as defesas empreendidas pelo MST, sobretudo no que se refere à educação no campo.
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