Zonas polisensoriais: estruturação sensível no espaço urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/10143 |
Resumo: | Esta dissertação visa constituir um corpo teórico de reflexão em torno da proposta de criação de Zonas Polisensoriais (ZP), detalhando mais especificamente, a zp.1, trabalho projetado para ocupar o ha/1 do prédio da reitoria da ufrj. As Zonas Polisensoriais são intervenções concebidas para espaços públicos, com duração limitada, podendo integrar imagem movimento, estruturas tridimensionais, luz e som à paisagem e/ou à arquitetura, incorporando o uso de tecnologias de representação na sua estrutura. A ZP.1, a qual eu trato como uma situação artística de caráter híbrido, recoloca a perspectiva da “tabula rasa”, representada pelas estratégias revolucionárias das vanguardas, não como uma afirmação, mas como pergunta, uma posição aberta, de caráter crítico e inquisidor. A forma como a Arte se apresenta está condicionada a determinados fatores, entre eles o seu tempo histórico, a possível ideologia a qual ela venha a servir de porta-voz, ou a recusa disso, e o que decorre de tal escolha. Uma sociedade não é uma abstração, e sim, algo que se concretiza de forma material, agregando-se em torno de um sistema simbólico, que constitui sua cultura, isto é: história materializada num objeto (Levy-Strauss). A Arte continua sendo a única manifestação, que, de uma maneira ou outra, a despeito de tudo, permanece, como um modo de agregar um sentido especial às coisas, aos fenômenos. Considerando a Arte a partir do ponto de vista de que ela é um “bem comum”, meu trabalho vem reafirmar a necessidade particular deste momento histórico de compreender essa manifestação de modo bem mais profundo, muito além dos estilos, e das manipulações do poder. |
id |
UFRJ_1f285b6b1e3e05c7fe1763c1f92d2136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/10143 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Michelin, Simonehttp://lattes.cnpq.br/0579086511078672http://lattes.cnpq.br/5700337234843188Houayek, PauloLuz, Rogériohttp://lattes.cnpq.br/9028733542407981Zilio, Carlos Augusto da Silva2019-10-18T14:16:54Z2023-11-30T03:01:15Z1997-12http://hdl.handle.net/11422/10143Esta dissertação visa constituir um corpo teórico de reflexão em torno da proposta de criação de Zonas Polisensoriais (ZP), detalhando mais especificamente, a zp.1, trabalho projetado para ocupar o ha/1 do prédio da reitoria da ufrj. As Zonas Polisensoriais são intervenções concebidas para espaços públicos, com duração limitada, podendo integrar imagem movimento, estruturas tridimensionais, luz e som à paisagem e/ou à arquitetura, incorporando o uso de tecnologias de representação na sua estrutura. A ZP.1, a qual eu trato como uma situação artística de caráter híbrido, recoloca a perspectiva da “tabula rasa”, representada pelas estratégias revolucionárias das vanguardas, não como uma afirmação, mas como pergunta, uma posição aberta, de caráter crítico e inquisidor. A forma como a Arte se apresenta está condicionada a determinados fatores, entre eles o seu tempo histórico, a possível ideologia a qual ela venha a servir de porta-voz, ou a recusa disso, e o que decorre de tal escolha. Uma sociedade não é uma abstração, e sim, algo que se concretiza de forma material, agregando-se em torno de um sistema simbólico, que constitui sua cultura, isto é: história materializada num objeto (Levy-Strauss). A Arte continua sendo a única manifestação, que, de uma maneira ou outra, a despeito de tudo, permanece, como um modo de agregar um sentido especial às coisas, aos fenômenos. Considerando a Arte a partir do ponto de vista de que ela é um “bem comum”, meu trabalho vem reafirmar a necessidade particular deste momento histórico de compreender essa manifestação de modo bem mais profundo, muito além dos estilos, e das manipulações do poder.The aim of this dissertation is the constitution of a theoretical body of reflection on the proposal of the creation of Polisensory Zones (ZP) , specifically detailing the ZP.1, a work designed to occupy the entrance hall of the Rectorship building of the Universidade Federal do Rio de Janeiro. The Polisensory Zones are interventions conceived for public spaces. They have limited duration and should be able to integrate lmage-Movement, Three-Dimensional Structures, Light and Sound to the landscape and/or architecture, incorporating in its structure the use of technologies of representation. The ZP.1, which I treat as an artistic situation of hybrid eh ara cter, it reinstates the “tabula rasa” perspective, th e sarne perspective presented by the revolutionary strategies of the vanguards. The ZP.1 retakes these strategies not as a statement, but as a question, a quest, with criticai and inquisitive purpose. Art presents itself in a form conditioned by determined factors, among them the historical time, the ideology which Art will serve as mouthpiece or the refusal of this factor, and the implications of this choice. A society is not an abstraction, but something that evolves into a material form, aggregating itself around a symbolic system, which constitutes its culture, i.e.: history materialized in an object (Levy- Strauss). Art continues being the only manifestation that, in a way or another, in spite of everything, remains as a possibility to add a special sense to things, to phenomena. Considering Art from the point of view that it is a "common good", my work reiterates the particular necessity of this historical moment to understand this manifestation in depht, far beyond the styles and manipulations of the power.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2019-10-18T14:16:54Z No. of bitstreams: 1 455882.pdf: 9852985 bytes, checksum: 4d956fea4309f441745fe2bbb97721c8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-18T14:16:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 455882.pdf: 9852985 bytes, checksum: 4d956fea4309f441745fe2bbb97721c8 (MD5) Previous issue date: 1997-12CAPESporUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArte contemporâneaVídeoArtes plásticasZonas polisensoriais: estruturação sensível no espaço urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL455882.pdf455882.pdfapplication/pdf9852985http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10143/1/455882.pdf4d956fea4309f441745fe2bbb97721c8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10143/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/101432023-11-30 00:01:15.399oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Zonas polisensoriais: estruturação sensível no espaço urbano |
title |
Zonas polisensoriais: estruturação sensível no espaço urbano |
spellingShingle |
Zonas polisensoriais: estruturação sensível no espaço urbano Michelin, Simone CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Arte contemporânea Vídeo Artes plásticas |
title_short |
Zonas polisensoriais: estruturação sensível no espaço urbano |
title_full |
Zonas polisensoriais: estruturação sensível no espaço urbano |
title_fullStr |
Zonas polisensoriais: estruturação sensível no espaço urbano |
title_full_unstemmed |
Zonas polisensoriais: estruturação sensível no espaço urbano |
title_sort |
Zonas polisensoriais: estruturação sensível no espaço urbano |
author |
Michelin, Simone |
author_facet |
Michelin, Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0579086511078672 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5700337234843188 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michelin, Simone |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Houayek, Paulo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luz, Rogério |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9028733542407981 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zilio, Carlos Augusto da Silva |
contributor_str_mv |
Houayek, Paulo Luz, Rogério Zilio, Carlos Augusto da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Arte contemporânea Vídeo Artes plásticas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Vídeo Artes plásticas |
description |
Esta dissertação visa constituir um corpo teórico de reflexão em torno da proposta de criação de Zonas Polisensoriais (ZP), detalhando mais especificamente, a zp.1, trabalho projetado para ocupar o ha/1 do prédio da reitoria da ufrj. As Zonas Polisensoriais são intervenções concebidas para espaços públicos, com duração limitada, podendo integrar imagem movimento, estruturas tridimensionais, luz e som à paisagem e/ou à arquitetura, incorporando o uso de tecnologias de representação na sua estrutura. A ZP.1, a qual eu trato como uma situação artística de caráter híbrido, recoloca a perspectiva da “tabula rasa”, representada pelas estratégias revolucionárias das vanguardas, não como uma afirmação, mas como pergunta, uma posição aberta, de caráter crítico e inquisidor. A forma como a Arte se apresenta está condicionada a determinados fatores, entre eles o seu tempo histórico, a possível ideologia a qual ela venha a servir de porta-voz, ou a recusa disso, e o que decorre de tal escolha. Uma sociedade não é uma abstração, e sim, algo que se concretiza de forma material, agregando-se em torno de um sistema simbólico, que constitui sua cultura, isto é: história materializada num objeto (Levy-Strauss). A Arte continua sendo a única manifestação, que, de uma maneira ou outra, a despeito de tudo, permanece, como um modo de agregar um sentido especial às coisas, aos fenômenos. Considerando a Arte a partir do ponto de vista de que ela é um “bem comum”, meu trabalho vem reafirmar a necessidade particular deste momento histórico de compreender essa manifestação de modo bem mais profundo, muito além dos estilos, e das manipulações do poder. |
publishDate |
1997 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1997-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-18T14:16:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/10143 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/10143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10143/1/455882.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10143/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d956fea4309f441745fe2bbb97721c8 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097165412401152 |