Um burro no pedestal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Beatriz Barros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8608
Resumo: Este trabalho investiga a questão da ruptura na arte. São considerados artistas do Renascimento, com sua representação mimética histórica, a arte contemporânea, com sua diversidade de produção, o link entre um período e outro e a lenta mudança à rápida transformação da arte nos tempos atuais. A pesquisa faz referência a obras de artistas contemporâneos brasileiros e internacionais, a partir da análise e descrição da criação de trabalhos desenvolvidos durante o Curso de Graduação em Escultura, buscando uma interação entre o pensar e o fazer artístico. Para tal análise foi realizado um estudo sobre as conotações simbólicas nas obras de arte contemporâneas e a ironia com que trata os postulados da história. A lenta transição da didática aplicada aos estudantes de escultura na Escola de Belas Artes permeou todo o trabalho, revelando-se uma questão de grande importância nesta poética. Assim a instauração desse trabalho plástico – aqui compreendido como processo – busca abarcar: liberdade da criação em arte, representação como expressão além da pura visualidade e abrir espaços onde se possam perceber outras nuances semânticas.
id UFRJ_dc9d8669616fee3247c1ccf023616cad
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8608
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Martins, Beatriz Barroshttp://lattes.cnpq.br/5205321458611890Velloso, Beatriz Pimenta2019-07-02T14:59:23Z2023-11-30T03:00:31Z2013-12MARTINS, Beatriz Barros. Um burro no pedestal. 2013. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/8608Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2019-07-02T14:59:23Z No. of bitstreams: 1 BMartins.pdf: 973419 bytes, checksum: c44a6f322c316c6b6ffad6f7079513cc (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-02T14:59:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BMartins.pdf: 973419 bytes, checksum: c44a6f322c316c6b6ffad6f7079513cc (MD5) Previous issue date: 2013-12Este trabalho investiga a questão da ruptura na arte. São considerados artistas do Renascimento, com sua representação mimética histórica, a arte contemporânea, com sua diversidade de produção, o link entre um período e outro e a lenta mudança à rápida transformação da arte nos tempos atuais. A pesquisa faz referência a obras de artistas contemporâneos brasileiros e internacionais, a partir da análise e descrição da criação de trabalhos desenvolvidos durante o Curso de Graduação em Escultura, buscando uma interação entre o pensar e o fazer artístico. Para tal análise foi realizado um estudo sobre as conotações simbólicas nas obras de arte contemporâneas e a ironia com que trata os postulados da história. A lenta transição da didática aplicada aos estudantes de escultura na Escola de Belas Artes permeou todo o trabalho, revelando-se uma questão de grande importância nesta poética. Assim a instauração desse trabalho plástico – aqui compreendido como processo – busca abarcar: liberdade da criação em arte, representação como expressão além da pura visualidade e abrir espaços onde se possam perceber outras nuances semânticas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURAEsculturaRuptura na arteRenascimentoArte contemporâneaUm burro no pedestalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8608/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALBMartins.pdfBMartins.pdfapplication/pdf973419http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8608/1/BMartins.pdfc44a6f322c316c6b6ffad6f7079513ccMD5111422/86082023-11-30 00:00:31.034oai:pantheon.ufrj.br:11422/8608TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:31Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um burro no pedestal
title Um burro no pedestal
spellingShingle Um burro no pedestal
Martins, Beatriz Barros
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Escultura
Ruptura na arte
Renascimento
Arte contemporânea
title_short Um burro no pedestal
title_full Um burro no pedestal
title_fullStr Um burro no pedestal
title_full_unstemmed Um burro no pedestal
title_sort Um burro no pedestal
author Martins, Beatriz Barros
author_facet Martins, Beatriz Barros
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5205321458611890
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Beatriz Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Velloso, Beatriz Pimenta
contributor_str_mv Velloso, Beatriz Pimenta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Escultura
Ruptura na arte
Renascimento
Arte contemporânea
dc.subject.por.fl_str_mv Escultura
Ruptura na arte
Renascimento
Arte contemporânea
description Este trabalho investiga a questão da ruptura na arte. São considerados artistas do Renascimento, com sua representação mimética histórica, a arte contemporânea, com sua diversidade de produção, o link entre um período e outro e a lenta mudança à rápida transformação da arte nos tempos atuais. A pesquisa faz referência a obras de artistas contemporâneos brasileiros e internacionais, a partir da análise e descrição da criação de trabalhos desenvolvidos durante o Curso de Graduação em Escultura, buscando uma interação entre o pensar e o fazer artístico. Para tal análise foi realizado um estudo sobre as conotações simbólicas nas obras de arte contemporâneas e a ironia com que trata os postulados da história. A lenta transição da didática aplicada aos estudantes de escultura na Escola de Belas Artes permeou todo o trabalho, revelando-se uma questão de grande importância nesta poética. Assim a instauração desse trabalho plástico – aqui compreendido como processo – busca abarcar: liberdade da criação em arte, representação como expressão além da pura visualidade e abrir espaços onde se possam perceber outras nuances semânticas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-02T14:59:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Beatriz Barros. Um burro no pedestal. 2013. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8608
identifier_str_mv MARTINS, Beatriz Barros. Um burro no pedestal. 2013. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://hdl.handle.net/11422/8608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8608/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8608/1/BMartins.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
c44a6f322c316c6b6ffad6f7079513cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097147427225600