O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rodrigo da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12166
Resumo: Esta pesquisa teve por objeto de estudo a investigação sobre a aglomeração da moda no Rio de Janeiro, identificando e caracterizando as relações entre proximidade espacial, modelos de negócios e o processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda feminina da cidade. Por se tratar de um fenômeno complexo, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, através da realização de 25 entrevistas, antecedida por uma ampla revisão bibliográfica. Concluiu-se que existem, pelo menos, duas grandes formas de competição no mercado da moda carioca. A primeiro seria uma forma mais genérica de atuação, baseada na imitação ou adaptação aos estilos e propostas estéticas de coleções de marcas mais experimentais. Já a segunda forma seria capitaneada por algumas poucas marcas grandes, mas, sobretudo, pelas microempresas que adotam uma postura mais autoral no processo de inovação.
id UFRJ_20112a6d75a6aeb5ffdeb69f5e844268
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12166
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Carvalho, Rodrigo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7722873668622044http://lattes.cnpq.br/1834096518106446Cavalcanti, Marcos do Couto BezerraDuarte, Francisco José de Castro MouraMello, José Manoel Carvalho deRenault, Thiago BorgesFonseca, Marcus Vinicius de Araújo2020-05-08T12:49:08Z2023-11-30T03:00:25Z2018-01http://hdl.handle.net/11422/12166Esta pesquisa teve por objeto de estudo a investigação sobre a aglomeração da moda no Rio de Janeiro, identificando e caracterizando as relações entre proximidade espacial, modelos de negócios e o processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda feminina da cidade. Por se tratar de um fenômeno complexo, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, através da realização de 25 entrevistas, antecedida por uma ampla revisão bibliográfica. Concluiu-se que existem, pelo menos, duas grandes formas de competição no mercado da moda carioca. A primeiro seria uma forma mais genérica de atuação, baseada na imitação ou adaptação aos estilos e propostas estéticas de coleções de marcas mais experimentais. Já a segunda forma seria capitaneada por algumas poucas marcas grandes, mas, sobretudo, pelas microempresas que adotam uma postura mais autoral no processo de inovação.This study aimed to investigate the agglomeration of fashion in Rio de Janeiro, identifying and characterizing the relationships between spatial proximity, business models and the process of learning and innovation of women ’s fashion companies in the city. Because it is a complex phenomenon, a qualitative research approach was chosen, through the accomplishment of 25 interviews, preceded by a large bibliographical review. It was concluded that there are at least two major forms of competition in the fashion market in Rio. The first would be a more generic form of performance, based on imitation or adaptation to the aesthetic styles and proposals, of collections of more experimental brands. The second would be a few large brands, but above all, micro-enterprises that adopt a more authoritarian stance in the innovation process.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-05-08T12:49:08Z No. of bitstreams: 1 RodrigoDaSilvaCarvalho.pdf: 1781454 bytes, checksum: 493f7ff66097237a61f1e5e0c0408114 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-08T12:49:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RodrigoDaSilvaCarvalho.pdf: 1781454 bytes, checksum: 493f7ff66097237a61f1e5e0c0408114 (MD5) Previous issue date: 2018-01porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOInovaçãoModaO processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRodrigoDaSilvaCarvalho.pdfRodrigoDaSilvaCarvalho.pdfapplication/pdf1781454http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12166/1/RodrigoDaSilvaCarvalho.pdf493f7ff66097237a61f1e5e0c0408114MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12166/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/121662023-11-30 00:00:25.457oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro
title O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro
Carvalho, Rodrigo da Silva
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Inovação
Moda
title_short O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro
title_full O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro
title_sort O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro
author Carvalho, Rodrigo da Silva
author_facet Carvalho, Rodrigo da Silva
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7722873668622044
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1834096518106446
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Duarte, Francisco José de Castro Moura
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mello, José Manoel Carvalho de
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Renault, Thiago Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Marcus Vinicius de Araújo
contributor_str_mv Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
Duarte, Francisco José de Castro Moura
Mello, José Manoel Carvalho de
Renault, Thiago Borges
Fonseca, Marcus Vinicius de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Inovação
Moda
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Moda
description Esta pesquisa teve por objeto de estudo a investigação sobre a aglomeração da moda no Rio de Janeiro, identificando e caracterizando as relações entre proximidade espacial, modelos de negócios e o processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda feminina da cidade. Por se tratar de um fenômeno complexo, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, através da realização de 25 entrevistas, antecedida por uma ampla revisão bibliográfica. Concluiu-se que existem, pelo menos, duas grandes formas de competição no mercado da moda carioca. A primeiro seria uma forma mais genérica de atuação, baseada na imitação ou adaptação aos estilos e propostas estéticas de coleções de marcas mais experimentais. Já a segunda forma seria capitaneada por algumas poucas marcas grandes, mas, sobretudo, pelas microempresas que adotam uma postura mais autoral no processo de inovação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-08T12:49:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12166
url http://hdl.handle.net/11422/12166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12166/1/RodrigoDaSilvaCarvalho.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12166/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 493f7ff66097237a61f1e5e0c0408114
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097181536354304