O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12166 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objeto de estudo a investigação sobre a aglomeração da moda no Rio de Janeiro, identificando e caracterizando as relações entre proximidade espacial, modelos de negócios e o processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda feminina da cidade. Por se tratar de um fenômeno complexo, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, através da realização de 25 entrevistas, antecedida por uma ampla revisão bibliográfica. Concluiu-se que existem, pelo menos, duas grandes formas de competição no mercado da moda carioca. A primeiro seria uma forma mais genérica de atuação, baseada na imitação ou adaptação aos estilos e propostas estéticas de coleções de marcas mais experimentais. Já a segunda forma seria capitaneada por algumas poucas marcas grandes, mas, sobretudo, pelas microempresas que adotam uma postura mais autoral no processo de inovação. |
id |
UFRJ_20112a6d75a6aeb5ffdeb69f5e844268 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12166 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Rodrigo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7722873668622044http://lattes.cnpq.br/1834096518106446Cavalcanti, Marcos do Couto BezerraDuarte, Francisco José de Castro MouraMello, José Manoel Carvalho deRenault, Thiago BorgesFonseca, Marcus Vinicius de Araújo2020-05-08T12:49:08Z2023-11-30T03:00:25Z2018-01http://hdl.handle.net/11422/12166Esta pesquisa teve por objeto de estudo a investigação sobre a aglomeração da moda no Rio de Janeiro, identificando e caracterizando as relações entre proximidade espacial, modelos de negócios e o processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda feminina da cidade. Por se tratar de um fenômeno complexo, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, através da realização de 25 entrevistas, antecedida por uma ampla revisão bibliográfica. Concluiu-se que existem, pelo menos, duas grandes formas de competição no mercado da moda carioca. A primeiro seria uma forma mais genérica de atuação, baseada na imitação ou adaptação aos estilos e propostas estéticas de coleções de marcas mais experimentais. Já a segunda forma seria capitaneada por algumas poucas marcas grandes, mas, sobretudo, pelas microempresas que adotam uma postura mais autoral no processo de inovação.This study aimed to investigate the agglomeration of fashion in Rio de Janeiro, identifying and characterizing the relationships between spatial proximity, business models and the process of learning and innovation of women ’s fashion companies in the city. Because it is a complex phenomenon, a qualitative research approach was chosen, through the accomplishment of 25 interviews, preceded by a large bibliographical review. It was concluded that there are at least two major forms of competition in the fashion market in Rio. The first would be a more generic form of performance, based on imitation or adaptation to the aesthetic styles and proposals, of collections of more experimental brands. The second would be a few large brands, but above all, micro-enterprises that adopt a more authoritarian stance in the innovation process.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-05-08T12:49:08Z No. of bitstreams: 1 RodrigoDaSilvaCarvalho.pdf: 1781454 bytes, checksum: 493f7ff66097237a61f1e5e0c0408114 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-08T12:49:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RodrigoDaSilvaCarvalho.pdf: 1781454 bytes, checksum: 493f7ff66097237a61f1e5e0c0408114 (MD5) Previous issue date: 2018-01porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOInovaçãoModaO processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRodrigoDaSilvaCarvalho.pdfRodrigoDaSilvaCarvalho.pdfapplication/pdf1781454http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12166/1/RodrigoDaSilvaCarvalho.pdf493f7ff66097237a61f1e5e0c0408114MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12166/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/121662023-11-30 00:00:25.457oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro |
title |
O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro Carvalho, Rodrigo da Silva CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Inovação Moda |
title_short |
O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro |
title_full |
O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro |
title_sort |
O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro |
author |
Carvalho, Rodrigo da Silva |
author_facet |
Carvalho, Rodrigo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7722873668622044 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1834096518106446 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Duarte, Francisco José de Castro Moura |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mello, José Manoel Carvalho de |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Renault, Thiago Borges |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Marcus Vinicius de Araújo |
contributor_str_mv |
Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra Duarte, Francisco José de Castro Moura Mello, José Manoel Carvalho de Renault, Thiago Borges Fonseca, Marcus Vinicius de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Inovação Moda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Moda |
description |
Esta pesquisa teve por objeto de estudo a investigação sobre a aglomeração da moda no Rio de Janeiro, identificando e caracterizando as relações entre proximidade espacial, modelos de negócios e o processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda feminina da cidade. Por se tratar de um fenômeno complexo, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, através da realização de 25 entrevistas, antecedida por uma ampla revisão bibliográfica. Concluiu-se que existem, pelo menos, duas grandes formas de competição no mercado da moda carioca. A primeiro seria uma forma mais genérica de atuação, baseada na imitação ou adaptação aos estilos e propostas estéticas de coleções de marcas mais experimentais. Já a segunda forma seria capitaneada por algumas poucas marcas grandes, mas, sobretudo, pelas microempresas que adotam uma postura mais autoral no processo de inovação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-08T12:49:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:00:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/12166 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12166/1/RodrigoDaSilvaCarvalho.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12166/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
493f7ff66097237a61f1e5e0c0408114 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097181536354304 |