Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drago, Niuxa Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Galvéz, Márcia Furriel Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13511
Resumo: Seguindo o caminho traçado por outras nações latino-americanas no início do século XX, o Brasil celebrou o centenário de sua independência com uma grande exposição internacional no Rio de Janeiro em 1922. A Exposição funcionou como uma transmutação do passado colonial em identidade modernizada, consolidando o estilo neocolonial como um amálgama de nacionalismo e cosmopolitismo. Um paradoxo arquitetônico pode ser percebido na Mostra: enquanto a arquitetura neocolonial brasileira predominava entre os pavilhões, monumentos coloniais originais (como o colégio jesuíta e a igreja no Morro do Castelo) foram demolidos diante dos visitantes. A representação das nações visitantes expressou historicismos nacionais e contribuiu para o aprofundamento da discussão teórica sobre a identidade nacional brasileira. Na verdade, a década de 1920 será marcada pela fermentação dos ideais de nacionalidade e de uma “arte brasileira”, campo em que a arquitetura será protagonista. A título de exemplo, podemos reconhecer o projeto do Museu Histórico Nacional, a criação das primeiras associações de arquitetos no Brasil e o pacto do governo com os representantes do neocolonial, chamados a contribuir para a construção das primeiras escolas republicanas e das representações brasileiras no Brasil em outras exposições.
id UFRJ_20fde81e303362aa36be2e15f54bd97e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13511
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Drago, Niuxa DiasGalvéz, Márcia Furriel Ramos2021-01-13T12:25:17Z2023-11-30T03:04:06Z2017-06-16DRAGO, Niuxa Dias; GALVÉZ, Márcia Furriel Ramos. Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922. Les Cahiers ALHIM, Paris, n. 33, 10 p., 2017. Disponível em: https://journals.openedition.org/alhim/5684.1777-5175http://hdl.handle.net/11422/1351110.4000/alhim.5684Seguindo o caminho traçado por outras nações latino-americanas no início do século XX, o Brasil celebrou o centenário de sua independência com uma grande exposição internacional no Rio de Janeiro em 1922. A Exposição funcionou como uma transmutação do passado colonial em identidade modernizada, consolidando o estilo neocolonial como um amálgama de nacionalismo e cosmopolitismo. Um paradoxo arquitetônico pode ser percebido na Mostra: enquanto a arquitetura neocolonial brasileira predominava entre os pavilhões, monumentos coloniais originais (como o colégio jesuíta e a igreja no Morro do Castelo) foram demolidos diante dos visitantes. A representação das nações visitantes expressou historicismos nacionais e contribuiu para o aprofundamento da discussão teórica sobre a identidade nacional brasileira. Na verdade, a década de 1920 será marcada pela fermentação dos ideais de nacionalidade e de uma “arte brasileira”, campo em que a arquitetura será protagonista. A título de exemplo, podemos reconhecer o projeto do Museu Histórico Nacional, a criação das primeiras associações de arquitetos no Brasil e o pacto do governo com os representantes do neocolonial, chamados a contribuir para a construção das primeiras escolas republicanas e das representações brasileiras no Brasil em outras exposições.Following the path traced by other Latin American nations at the beginning of the 20th century, Brazil celebrated the centenary of its independence with a major international exhibition in Rio de Janeiro in 1922. The exhibition worked as a transmutation of the colonial past into one modernized identity, consolidating the neocolonial as an amalgam of nationalism and cosmopolitanism. The architectural paradox present at the Exposition was: while the Brazilian neocolonial architecture prevailed among the pavilions, original colonial monuments on the “Morro do Castelo” (such as the college and the Jesuit church) were demolished in front of the visitors. The representation of invited nations expressed national historicisms and contributed to the deepening of the theoretical discussion of Brazilian nationality. In fact, the decade of 1920 will be marked by the fermentation of the ideals of nationality and a “Brazilian art”, a field in which architecture will be the protagonist. As examples, we can recognize the project of the National Historical Museum, the creation of the first associations of architects in Brazil and the government pact with representatives of the neocolonial, called to contribute with the construction of the first republican schools and the Brazilian pavilions in other exhibitions.Siguiendo el camino trazado por otras naciones de América Latina a principios del siglo XX, Brasil celebró el centenario de su independencia con una gran exposición internacional en Río de Janeiro en el año 1922. La Exposición funcionó como una transmutación del pasado colonial en la identidad modernizada, consolidando el estilo neocolonial como una amalgama de nacionalismo y cosmopolitismo. Se nota una paradoja arquitectónica en la Exposición: mientras la arquitectura neocolonial brasileña predominaba entre los pabellones, monumentos coloniales originales (como el colegio y la iglesia de los jesuitas en el “Morro do Castelo”) eran demolidos delante de los visitantes. La representación de las naciones visitantes expresó los historicismos nacionales, y contribuyó en la profundización de la discusión teórica de la identidad nacional brasileña. De hecho, la década del 1920 estará marcada por la fermentación de los ideales de nacionalidad y de un “arte brasileño”, campo en que la arquitectura será protagonista. Como muestra, podemos reconocer el proyecto del Museo Histórico Nacional, la creación de las primeras asociaciones de arquitectos de Brasil y el pacto del gobierno con los representantes del neocolonial, llamados a contribuir con la construcción de las primeras escuelas republicanas y de las representaciones brasileñas en otras exposiciones.Submitted by Niuxa Drago (niuxadrago@fau.ufrj.br) on 2021-01-11T22:29:06Z No. of bitstreams: 1 DRAGO y GALVEZ-cahiers-alhim.pdf: 382825 bytes, checksum: 167ca4809eeabfab977e5c3b108114dd (MD5)Approved for entry into archive by Maria Luiza Jardim (luiza@sibi.ufrj.br) on 2021-01-13T12:25:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DRAGO y GALVEZ-cahiers-alhim.pdf: 382825 bytes, checksum: 167ca4809eeabfab977e5c3b108114dd (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-13T12:25:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DRAGO y GALVEZ-cahiers-alhim.pdf: 382825 bytes, checksum: 167ca4809eeabfab977e5c3b108114dd (MD5) Previous issue date: 2017-06-16spaGroupe de Recherche Amérique Latine Histoire et Mémoire de l'Université de Paris 8ALHIMFrançaFaculdade de Arquitetura e UrbanismoLes Cahiers ALHIMCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMOExposiçãoCastelo, Morro do (Rio de Janeiro, RJ)Arquitetura colonialExposição Internacional do Centenário da Independência (1922-1923: Rio de Janeiro, RJ)ExhibitionsArchitecture, ColonialRio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article33abertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALDRAGO y GALVEZ-cahiers-alhim.pdfDRAGO y GALVEZ-cahiers-alhim.pdfapplication/pdf382825http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13511/1/DRAGO+y+GALVEZ-cahiers-alhim.pdf167ca4809eeabfab977e5c3b108114ddMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13511/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/135112023-11-30 00:04:06.123oai:pantheon.ufrj.br:11422/13511TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.es.fl_str_mv Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922
title Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922
spellingShingle Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922
Drago, Niuxa Dias
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO
Exposição
Castelo, Morro do (Rio de Janeiro, RJ)
Arquitetura colonial
Exposição Internacional do Centenário da Independência (1922-1923: Rio de Janeiro, RJ)
Exhibitions
Architecture, Colonial
title_short Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922
title_full Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922
title_fullStr Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922
title_full_unstemmed Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922
title_sort Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922
author Drago, Niuxa Dias
author_facet Drago, Niuxa Dias
Galvéz, Márcia Furriel Ramos
author_role author
author2 Galvéz, Márcia Furriel Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drago, Niuxa Dias
Galvéz, Márcia Furriel Ramos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO
Exposição
Castelo, Morro do (Rio de Janeiro, RJ)
Arquitetura colonial
Exposição Internacional do Centenário da Independência (1922-1923: Rio de Janeiro, RJ)
Exhibitions
Architecture, Colonial
dc.subject.por.fl_str_mv Exposição
Castelo, Morro do (Rio de Janeiro, RJ)
Arquitetura colonial
Exposição Internacional do Centenário da Independência (1922-1923: Rio de Janeiro, RJ)
dc.subject.eng.fl_str_mv Exhibitions
Architecture, Colonial
description Seguindo o caminho traçado por outras nações latino-americanas no início do século XX, o Brasil celebrou o centenário de sua independência com uma grande exposição internacional no Rio de Janeiro em 1922. A Exposição funcionou como uma transmutação do passado colonial em identidade modernizada, consolidando o estilo neocolonial como um amálgama de nacionalismo e cosmopolitismo. Um paradoxo arquitetônico pode ser percebido na Mostra: enquanto a arquitetura neocolonial brasileira predominava entre os pavilhões, monumentos coloniais originais (como o colégio jesuíta e a igreja no Morro do Castelo) foram demolidos diante dos visitantes. A representação das nações visitantes expressou historicismos nacionais e contribuiu para o aprofundamento da discussão teórica sobre a identidade nacional brasileira. Na verdade, a década de 1920 será marcada pela fermentação dos ideais de nacionalidade e de uma “arte brasileira”, campo em que a arquitetura será protagonista. A título de exemplo, podemos reconhecer o projeto do Museu Histórico Nacional, a criação das primeiras associações de arquitetos no Brasil e o pacto do governo com os representantes do neocolonial, chamados a contribuir para a construção das primeiras escolas republicanas e das representações brasileiras no Brasil em outras exposições.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-13T12:25:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DRAGO, Niuxa Dias; GALVÉZ, Márcia Furriel Ramos. Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922. Les Cahiers ALHIM, Paris, n. 33, 10 p., 2017. Disponível em: https://journals.openedition.org/alhim/5684.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13511
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1777-5175
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.4000/alhim.5684
identifier_str_mv DRAGO, Niuxa Dias; GALVÉZ, Márcia Furriel Ramos. Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922. Les Cahiers ALHIM, Paris, n. 33, 10 p., 2017. Disponível em: https://journals.openedition.org/alhim/5684.
1777-5175
10.4000/alhim.5684
url http://hdl.handle.net/11422/13511
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Les Cahiers ALHIM
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Groupe de Recherche Amérique Latine Histoire et Mémoire de l'Université de Paris 8
dc.publisher.initials.fl_str_mv ALHIM
dc.publisher.country.fl_str_mv França
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Groupe de Recherche Amérique Latine Histoire et Mémoire de l'Université de Paris 8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13511/1/DRAGO+y+GALVEZ-cahiers-alhim.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13511/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 167ca4809eeabfab977e5c3b108114dd
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097192099708928