Localização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cut

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Victor Hugo Souza de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12019
Resumo: O problema de localização de sensores na rede de transporte para monitorar o fluxo de veículos tem sido objeto de crescente interesse nos últimos anos, devido à sua relevância para o gerenciamento e controle de tráfego, ao fornecer dados para desenvolvimento de novas políticas públicas relacionadas ao setor de transportes e direcionar decisões governamentais. Nesse sentido, esta dissertação apresenta um modelo matemático de localização de sensores de contagem de veículos, instalados em segmentos viários, para o problema de estimativa de fluxo de veículos entre pares de origem e destino, que incorpora restrições relativas ao número de sensores e de faixas de tráfego observadas. Além disso, este trabalho propõe um algoritmo exato, Branchand-Cut, e três heurísticas que podem ser incorporadas a ele para melhorar o desempenho computacional. A partir de dados reais da rede rodoviária brasileira, testes computacionais foram realizados para avaliar o comportamento do Branch-and-Cut com e sem as heurísticas. Os resultados mostram que o Branch-and-Cut com as heurísticas fornece melhores soluções em 49,59% dos cenários avaliados, contra 16,67% do Branch-and-Cut puro.
id UFRJ_23228d465e06cfc2fd8df3505a6d72ea
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12019
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Abreu, Victor Hugo Souza dehttp://lattes.cnpq.br/5759310687521434Orrico Filho, Rômulo DanteGonzález Silva, Pedro HenriqueRibeiro, Glaydston Mattos2020-04-24T14:15:56Z2023-11-30T03:03:56Z2018-04http://hdl.handle.net/11422/12019O problema de localização de sensores na rede de transporte para monitorar o fluxo de veículos tem sido objeto de crescente interesse nos últimos anos, devido à sua relevância para o gerenciamento e controle de tráfego, ao fornecer dados para desenvolvimento de novas políticas públicas relacionadas ao setor de transportes e direcionar decisões governamentais. Nesse sentido, esta dissertação apresenta um modelo matemático de localização de sensores de contagem de veículos, instalados em segmentos viários, para o problema de estimativa de fluxo de veículos entre pares de origem e destino, que incorpora restrições relativas ao número de sensores e de faixas de tráfego observadas. Além disso, este trabalho propõe um algoritmo exato, Branchand-Cut, e três heurísticas que podem ser incorporadas a ele para melhorar o desempenho computacional. A partir de dados reais da rede rodoviária brasileira, testes computacionais foram realizados para avaliar o comportamento do Branch-and-Cut com e sem as heurísticas. Os resultados mostram que o Branch-and-Cut com as heurísticas fornece melhores soluções em 49,59% dos cenários avaliados, contra 16,67% do Branch-and-Cut puro.The network sensors location problem to monitor the vehicles flow has been an object of increasing interest in recent years, due to its relevance to traffic management and control, by providing data for the development of new public policies related to the transport sector and direct government decisions. In this sense, this dissertation presents a mathematical model of sensors location for vehicle counting, installed in road segments, for the problem of vehicle flow estimation between source and destination pairs, which incorporates constraints regarding the number of sensors and lanes observed. In addition, this work proposes an exact algorithm, Branch-and-Cut, and three heuristics that can be incorporated into it to improve computational performance. Based on real data from the Brazilian road network, computational tests were runned to evaluate the behavior of Branch-and-Cut with and without heuristics. The results show that Branch-and-Cut with heuristics provides better solutions in 49.59% of the evaluated scenarios, versus 16.67% of pure Branch-and-Cut.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-04-24T14:15:56Z No. of bitstreams: 1 VictorHugoSouzaDeAbreu.pdf: 1858715 bytes, checksum: f99c4debd138efd62fc560fa85c4b242 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-24T14:15:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VictorHugoSouzaDeAbreu.pdf: 1858715 bytes, checksum: f99c4debd138efd62fc560fa85c4b242 (MD5) Previous issue date: 2018-04porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESmodelagem matemáticaBranch-and-cut.Localização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cutinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALVictorHugoSouzaDeAbreu.pdfVictorHugoSouzaDeAbreu.pdfapplication/pdf1858715http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12019/1/VictorHugoSouzaDeAbreu.pdff99c4debd138efd62fc560fa85c4b242MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12019/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/120192023-11-30 00:03:56.868oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Localização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cut
title Localização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cut
spellingShingle Localização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cut
Abreu, Victor Hugo Souza de
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
modelagem matemática
Branch-and-cut.
title_short Localização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cut
title_full Localização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cut
title_fullStr Localização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cut
title_full_unstemmed Localização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cut
title_sort Localização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cut
author Abreu, Victor Hugo Souza de
author_facet Abreu, Victor Hugo Souza de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5759310687521434
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Victor Hugo Souza de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Orrico Filho, Rômulo Dante
dc.contributor.referee2.fl_str_mv González Silva, Pedro Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Glaydston Mattos
contributor_str_mv Orrico Filho, Rômulo Dante
González Silva, Pedro Henrique
Ribeiro, Glaydston Mattos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
modelagem matemática
Branch-and-cut.
dc.subject.por.fl_str_mv modelagem matemática
Branch-and-cut.
description O problema de localização de sensores na rede de transporte para monitorar o fluxo de veículos tem sido objeto de crescente interesse nos últimos anos, devido à sua relevância para o gerenciamento e controle de tráfego, ao fornecer dados para desenvolvimento de novas políticas públicas relacionadas ao setor de transportes e direcionar decisões governamentais. Nesse sentido, esta dissertação apresenta um modelo matemático de localização de sensores de contagem de veículos, instalados em segmentos viários, para o problema de estimativa de fluxo de veículos entre pares de origem e destino, que incorpora restrições relativas ao número de sensores e de faixas de tráfego observadas. Além disso, este trabalho propõe um algoritmo exato, Branchand-Cut, e três heurísticas que podem ser incorporadas a ele para melhorar o desempenho computacional. A partir de dados reais da rede rodoviária brasileira, testes computacionais foram realizados para avaliar o comportamento do Branch-and-Cut com e sem as heurísticas. Os resultados mostram que o Branch-and-Cut com as heurísticas fornece melhores soluções em 49,59% dos cenários avaliados, contra 16,67% do Branch-and-Cut puro.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-24T14:15:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12019
url http://hdl.handle.net/11422/12019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12019/1/VictorHugoSouzaDeAbreu.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12019/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f99c4debd138efd62fc560fa85c4b242
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097180487778304