Um toque no sagrado: relação simbólica entre devotos e esculturas policromadas sob o olhar da conservação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11302 |
Resumo: | Este trabalho aborda a relação simbólica entre devotos e esculturas policromadas, sob os aspectos da conservação, tendo como objeto de estudo um Cristo Crucificado da Basílica Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando mostrar a importância da salvaguarda das esculturas devocionais e uma pesquisa de campo, visando compreender melhor como a devoção é representada de forma física e como esta pode gerar um processo de degradação por meio do toque. O estudo do Cristo Crucificado teve como proposta analisar o estado de conservação atual da escultura em madeira policromada, além de relatar a restauração realizada anteriormente e propor medidas viáveis de conservação, para que esse objeto de culto seja preservado. Estas medidas possuem o propósito de auxiliar na proteção da policromia da escultura, a qual encontra-se em processo contínuo de perda. Neste trabalho buscou-se explanar como o reconhecimento e a valorização do patrimônio, por parte dos responsáveis pela instituição religiosa e do público devoto são fundamentais para a conservação dos bens pertencentes a Basílica Nossa Senhora de Lourdes. |
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Um toque no sagrado: relação simbólica entre devotos e esculturas policromadas sob o olhar da conservaçãoConservação-restauraçãoRelação simbólicaDevotosEsculturas policromadasCristo crucificadoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESEste trabalho aborda a relação simbólica entre devotos e esculturas policromadas, sob os aspectos da conservação, tendo como objeto de estudo um Cristo Crucificado da Basílica Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando mostrar a importância da salvaguarda das esculturas devocionais e uma pesquisa de campo, visando compreender melhor como a devoção é representada de forma física e como esta pode gerar um processo de degradação por meio do toque. O estudo do Cristo Crucificado teve como proposta analisar o estado de conservação atual da escultura em madeira policromada, além de relatar a restauração realizada anteriormente e propor medidas viáveis de conservação, para que esse objeto de culto seja preservado. Estas medidas possuem o propósito de auxiliar na proteção da policromia da escultura, a qual encontra-se em processo contínuo de perda. Neste trabalho buscou-se explanar como o reconhecimento e a valorização do patrimônio, por parte dos responsáveis pela instituição religiosa e do público devoto são fundamentais para a conservação dos bens pertencentes a Basílica Nossa Senhora de Lourdes.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJMunhoz, Leticia Dalehttp://lattes.cnpq.br/6216121845371726Silva, Thaciara Gonçalves Perminio2020-02-11T13:24:22Z2023-12-21T03:06:49Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Thaciara Gonçalves Perminio. Um toque no sagrado: relação simbólica entre devotos e esculturas policromadas sob o olhar da conservação. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/11302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:49Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11302Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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