I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parentes, Júlio César
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5056
Resumo: Investiga e problematiza a imagem de Beyoncé como ícone feminista na sociedade contemporânea. No contexto do pós-feminismo, faço uma análise dos discursos da artista, que se misturam e trazem suas visões sobre questões de gênero e modelos de feminilidade. Baseado em letras, videoclipes e declarações veiculadas pela mídia, Beyoncé se estabelece como uma “mulher de atitude”, que faz uso do empoderamento feminino para sugerir e convidar as mulheres a agirem como ela. Para chegar ao meu objetivo, faço uma contextualização histórica da luta pela igualdade entre gêneros e dialogo com autores como Angela McRobbie, Susan Faludi, Stéphanie Genz e Benjamin Brabon, que analisam questões de gênero em produtos midiáticos, bem como Edgar Morin e seus estudos sobre celebridades. Como produto do girl power, a cantora é uma das personagens mais icônicas da indústria do entretenimento e serve como objeto para discutir a influência de personalidades no pensamento popular, trazendo questões ligadas à liberdade sexual, independência feminina e padrões de beleza.
id UFRJ_27f078022e28ad1b5a1d9faa74a585c1
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5056
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Parentes, Júlio Césarhttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247Costa, Tatiane Cruz Lealhttp://lattes.cnpq.br/0267771070830752Lana, Lígia Campos de Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/9639348516820897Castellano, Mayka Julianahttp://lattes.cnpq.br/7731342639757477Freire Filho, João2018-09-18T18:48:32Z2023-11-30T03:02:30Z2015-06-05PARENTES, Júlio César. I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/5056Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2017-02-15T12:52:26Z No. of bitstreams: 1 JParentes.pdf: 997058 bytes, checksum: bcbbfb02028f5c930113bcc65e29f621 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-18T18:48:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JParentes.pdf: 997058 bytes, checksum: bcbbfb02028f5c930113bcc65e29f621 (MD5) Previous issue date: 2015-06-05Investiga e problematiza a imagem de Beyoncé como ícone feminista na sociedade contemporânea. No contexto do pós-feminismo, faço uma análise dos discursos da artista, que se misturam e trazem suas visões sobre questões de gênero e modelos de feminilidade. Baseado em letras, videoclipes e declarações veiculadas pela mídia, Beyoncé se estabelece como uma “mulher de atitude”, que faz uso do empoderamento feminino para sugerir e convidar as mulheres a agirem como ela. Para chegar ao meu objetivo, faço uma contextualização histórica da luta pela igualdade entre gêneros e dialogo com autores como Angela McRobbie, Susan Faludi, Stéphanie Genz e Benjamin Brabon, que analisam questões de gênero em produtos midiáticos, bem como Edgar Morin e seus estudos sobre celebridades. Como produto do girl power, a cantora é uma das personagens mais icônicas da indústria do entretenimento e serve como objeto para discutir a influência de personalidades no pensamento popular, trazendo questões ligadas à liberdade sexual, independência feminina e padrões de beleza.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOCelebridadesFeminismoAnálise do discursoMeios de comunicação de massaI'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncéinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALJParentes.pdfJParentes.pdfapplication/pdf997058http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5056/1/JParentes.pdfbcbbfb02028f5c930113bcc65e29f621MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5056/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/50562023-11-30 00:02:30.811oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé
title I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé
spellingShingle I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé
Parentes, Júlio César
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Celebridades
Feminismo
Análise do discurso
Meios de comunicação de massa
title_short I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé
title_full I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé
title_fullStr I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé
title_full_unstemmed I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé
title_sort I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé
author Parentes, Júlio César
author_facet Parentes, Júlio César
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936704860361247
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv Costa, Tatiane Cruz Leal
dc.contributor.advisorCo1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0267771070830752
dc.contributor.author.fl_str_mv Parentes, Júlio César
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lana, Lígia Campos de Cerqueira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9639348516820897
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Castellano, Mayka Juliana
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7731342639757477
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire Filho, João
contributor_str_mv Lana, Lígia Campos de Cerqueira
Castellano, Mayka Juliana
Freire Filho, João
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Celebridades
Feminismo
Análise do discurso
Meios de comunicação de massa
dc.subject.por.fl_str_mv Celebridades
Feminismo
Análise do discurso
Meios de comunicação de massa
description Investiga e problematiza a imagem de Beyoncé como ícone feminista na sociedade contemporânea. No contexto do pós-feminismo, faço uma análise dos discursos da artista, que se misturam e trazem suas visões sobre questões de gênero e modelos de feminilidade. Baseado em letras, videoclipes e declarações veiculadas pela mídia, Beyoncé se estabelece como uma “mulher de atitude”, que faz uso do empoderamento feminino para sugerir e convidar as mulheres a agirem como ela. Para chegar ao meu objetivo, faço uma contextualização histórica da luta pela igualdade entre gêneros e dialogo com autores como Angela McRobbie, Susan Faludi, Stéphanie Genz e Benjamin Brabon, que analisam questões de gênero em produtos midiáticos, bem como Edgar Morin e seus estudos sobre celebridades. Como produto do girl power, a cantora é uma das personagens mais icônicas da indústria do entretenimento e serve como objeto para discutir a influência de personalidades no pensamento popular, trazendo questões ligadas à liberdade sexual, independência feminina e padrões de beleza.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-18T18:48:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PARENTES, Júlio César. I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/5056
identifier_str_mv PARENTES, Júlio César. I'm flawless: visões do feminismo no discurso de Beyoncé. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://hdl.handle.net/11422/5056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5056/1/JParentes.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5056/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bcbbfb02028f5c930113bcc65e29f621
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097082671366144