O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4084 |
Resumo: | Observa o atual mundo midiático no qual estamos inseridos, além de compreender a valorização dos personagens criados na sociedade pós-moderna. A hipótese do estudo é o impacto que a fama e esses inúmeros personagens e celebridades têm na sociedade pós-moderna e as relações sociais acerca do tema. O estudo aponta como o poder desta fama é capaz de mexer com a personalidade das pessoas que a possuem, bem como com o modo de vida das pessoas que estão ao seu redor. Também aponta os preconceitos e juízos que se fazem a respeito do assunto e a superficialidade quando se trata do mesmo. Para a elaboração do trabalho, a pesquisa se deu com leitura de materiais acadêmicos sobre o assunto, com matérias em veículos de comunicação e outras pesquisas sobre o tema, além de entrevistas com pessoas que têm estreita ligação com a fama e a mídia de massa. Algumas entrevistas feitas presencialmente, outras em plataformas online e, algumas, por telefone. O estudo é dividido em três partes: a busca pela identidade na pós-modernidade, a fama e as relações presentes neste contexto e, finalmente, as consequências geradas pela posse desse status e o poder implícito nessa relação com a fama. |
id |
UFRJ_75972801911595b72c12f0243b108665 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4084 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O poder da fama e das celebridades na sociedade pós modernaCelebridadesPós-modernidadeMeios de comunicação de massaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOObserva o atual mundo midiático no qual estamos inseridos, além de compreender a valorização dos personagens criados na sociedade pós-moderna. A hipótese do estudo é o impacto que a fama e esses inúmeros personagens e celebridades têm na sociedade pós-moderna e as relações sociais acerca do tema. O estudo aponta como o poder desta fama é capaz de mexer com a personalidade das pessoas que a possuem, bem como com o modo de vida das pessoas que estão ao seu redor. Também aponta os preconceitos e juízos que se fazem a respeito do assunto e a superficialidade quando se trata do mesmo. Para a elaboração do trabalho, a pesquisa se deu com leitura de materiais acadêmicos sobre o assunto, com matérias em veículos de comunicação e outras pesquisas sobre o tema, além de entrevistas com pessoas que têm estreita ligação com a fama e a mídia de massa. Algumas entrevistas feitas presencialmente, outras em plataformas online e, algumas, por telefone. O estudo é dividido em três partes: a busca pela identidade na pós-modernidade, a fama e as relações presentes neste contexto e, finalmente, as consequências geradas pela posse desse status e o poder implícito nessa relação com a fama.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJHerschmann, Micael Maiolinohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Pinheiro, Marta de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704Tucherman, Iedahttp://lattes.cnpq.br/2710906080404292Brandão, Mariana Rosa Pugginelli2018-06-21T18:55:05Z2023-12-21T03:00:49Z2013-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRANDÃO, Mariana Rosa Pugginelli. O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/4084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:49Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4084Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna |
title |
O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna |
spellingShingle |
O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna Brandão, Mariana Rosa Pugginelli Celebridades Pós-modernidade Meios de comunicação de massa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna |
title_full |
O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna |
title_fullStr |
O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna |
title_full_unstemmed |
O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna |
title_sort |
O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna |
author |
Brandão, Mariana Rosa Pugginelli |
author_facet |
Brandão, Mariana Rosa Pugginelli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Herschmann, Micael Maiolino http://lattes.cnpq.br/8285658527971096 Pinheiro, Marta de Araújo http://lattes.cnpq.br/9021048263321704 Tucherman, Ieda http://lattes.cnpq.br/2710906080404292 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Mariana Rosa Pugginelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Celebridades Pós-modernidade Meios de comunicação de massa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Celebridades Pós-modernidade Meios de comunicação de massa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Observa o atual mundo midiático no qual estamos inseridos, além de compreender a valorização dos personagens criados na sociedade pós-moderna. A hipótese do estudo é o impacto que a fama e esses inúmeros personagens e celebridades têm na sociedade pós-moderna e as relações sociais acerca do tema. O estudo aponta como o poder desta fama é capaz de mexer com a personalidade das pessoas que a possuem, bem como com o modo de vida das pessoas que estão ao seu redor. Também aponta os preconceitos e juízos que se fazem a respeito do assunto e a superficialidade quando se trata do mesmo. Para a elaboração do trabalho, a pesquisa se deu com leitura de materiais acadêmicos sobre o assunto, com matérias em veículos de comunicação e outras pesquisas sobre o tema, além de entrevistas com pessoas que têm estreita ligação com a fama e a mídia de massa. Algumas entrevistas feitas presencialmente, outras em plataformas online e, algumas, por telefone. O estudo é dividido em três partes: a busca pela identidade na pós-modernidade, a fama e as relações presentes neste contexto e, finalmente, as consequências geradas pela posse desse status e o poder implícito nessa relação com a fama. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-11 2018-06-21T18:55:05Z 2023-12-21T03:00:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRANDÃO, Mariana Rosa Pugginelli. O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. http://hdl.handle.net/11422/4084 |
identifier_str_mv |
BRANDÃO, Mariana Rosa Pugginelli. O poder da fama e das celebridades na sociedade pós moderna. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455960801476608 |