A violência como entretenimento nos jogos eletrônicos: um estudo sobre o sucesso de Grand Theft Auto V
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/8618 |
Resumo: | Expõe e analisa as principais causas do interesse dos jogadores por jogos eletrônicos violentos. Através da reflexão teórica acerca da representação da violência na sociedade e de dados retirados de entrevistas com usuários, constata-se que a violência como entretenimento faz parte dos momentos de lazer de grande parte de jovens e adultos em todo o mundo. A partir do estudo de caso do jogo Grand Theft Auto V, a pesquisa visa contextualizar as diferentes concepções de violência, bem como mostrar a importância dos jogos eletrônicos como fator cultural e sua relação com os conceitos de real, virtual e simulacro. A problematização do tema se torna mais complexa na medida em que a violência do jogo em questão se assemelha a situações de transgressão cotidiana na sociedade contemporânea. Além disso, este trabalho baseia-se brevemente em diferentes vertentes que discutem como esse tipo de experiência influencia os jogadores expostos ao conteúdo presente no jogo. |
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