Entre o processo de filmmaking e o Oscar: uma análise de La La Land e a construção dos musicais de Hollywood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Juliana Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12672
Resumo: Este trabalho analisa o papel do marketing dentro do processo de ​filmmaking de um filme musical, e busca entender eles se utilizam de elementos previamente usados em outros longas metragens do mesmo gênero premiados no Oscar, tendo como objeto de pesquisa o filme ​La La Land: Cantando Estações (2016) dirigido por Damien Chazelle. A pesquisa conta com uma revisão de literatura tanto do campo do cinema, principalmente musical, quanto do marketing e da comunicação. Em seguida, o filme chave do estudo é descrito juntamente com outras cinco películas que serão avaliadas e, assim, realizamos uma análise fílmica comparativa a partir de cinco indicadores, igualmente presentes em diferentes categorias da premiação em questão: roteiro e músicas, direção e fotografia, e elenco. O projeto inclui, também, uma reflexão sobre as repetições existentes em cada película e categoria mencionada anteriormente, e suas relações com os conceitos levantados por teóricos do marketing, no intuito de compreender se poderiam se classificar como estratégias de marketing para se ganhar um Oscar, aplicadas por filmes do gênero musical em suas próprias produções.
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