A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14789 |
Resumo: | Desde o início do século XX, a mulher e seu corpo vêm sendo expostos e retratados como objeto central para a comercialização de produtos destinados ao público masculino, como é o caso da cerveja. Invariavelmente, entende-se que a propaganda não cria a cultura, mas apropriase dela para construir suas narrativas e influências, conforme foi orientada a comunicação publicitária cervejeira durante décadas a fio. Nesse sentido, ainda que tenha sido observada uma evolução no que tange a abordagem da publicidade cervejeira após o marco de 2015, o objeto do presente estudo é compreender se a comunicação impressa reflete a mudança que vem sendo observada na mídia online. Para tanto, foi utilizado o método das derivas para uma pesquisa exploratória com inspiração etnográfica, nas zonas norte, sul, oeste e centro da cidade do Rio de Janeiro, com enfoque em seus principais polos gastronômicos, para consolidação e análise. |
id |
UFRJ_2a108b065eab2934ff6d102a8f9c45f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14789 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de JaneiroPropagandaPublicidadeObjetificaçãoMulheresCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAODesde o início do século XX, a mulher e seu corpo vêm sendo expostos e retratados como objeto central para a comercialização de produtos destinados ao público masculino, como é o caso da cerveja. Invariavelmente, entende-se que a propaganda não cria a cultura, mas apropriase dela para construir suas narrativas e influências, conforme foi orientada a comunicação publicitária cervejeira durante décadas a fio. Nesse sentido, ainda que tenha sido observada uma evolução no que tange a abordagem da publicidade cervejeira após o marco de 2015, o objeto do presente estudo é compreender se a comunicação impressa reflete a mudança que vem sendo observada na mídia online. Para tanto, foi utilizado o método das derivas para uma pesquisa exploratória com inspiração etnográfica, nas zonas norte, sul, oeste e centro da cidade do Rio de Janeiro, com enfoque em seus principais polos gastronômicos, para consolidação e análise.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRett, LucimaraSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dosNogueira, Maria AliceRamos, Ingredy Giuliasse2021-08-16T22:16:14Z2023-12-21T03:08:06Z2021-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRAMOS, Ingredy Giuliasse. A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/14789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:06Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14789Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro |
title |
A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro Ramos, Ingredy Giuliasse Propaganda Publicidade Objetificação Mulheres CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro |
title_full |
A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro |
title_sort |
A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro |
author |
Ramos, Ingredy Giuliasse |
author_facet |
Ramos, Ingredy Giuliasse |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rett, Lucimara Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos Nogueira, Maria Alice |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Ingredy Giuliasse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propaganda Publicidade Objetificação Mulheres CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Propaganda Publicidade Objetificação Mulheres CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Desde o início do século XX, a mulher e seu corpo vêm sendo expostos e retratados como objeto central para a comercialização de produtos destinados ao público masculino, como é o caso da cerveja. Invariavelmente, entende-se que a propaganda não cria a cultura, mas apropriase dela para construir suas narrativas e influências, conforme foi orientada a comunicação publicitária cervejeira durante décadas a fio. Nesse sentido, ainda que tenha sido observada uma evolução no que tange a abordagem da publicidade cervejeira após o marco de 2015, o objeto do presente estudo é compreender se a comunicação impressa reflete a mudança que vem sendo observada na mídia online. Para tanto, foi utilizado o método das derivas para uma pesquisa exploratória com inspiração etnográfica, nas zonas norte, sul, oeste e centro da cidade do Rio de Janeiro, com enfoque em seus principais polos gastronômicos, para consolidação e análise. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-16T22:16:14Z 2021-04-01 2023-12-21T03:08:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, Ingredy Giuliasse. A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. http://hdl.handle.net/11422/14789 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Ingredy Giuliasse. A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456020426653696 |