O mix de comunicação no marketing digital: uma análise dos sites de bibliotecas universitárias selecionadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitiello, Barbara Christian
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1061
Resumo: O marketing é uma ferramenta que vai além da divulgação de um serviço/produto, ela é usada para criar uma comunicação entre instituição e cliente. No caso das bibliotecas, essa comunicação é feita com os usuários. Cada vez mais incorporada na sociedade a qual vivemos e diante de todas as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), as bibliotecas se apropriam dos conceitos e ferramentas do marketing e adaptam aos serviços que elas oferecem. Fica fácil perceber e identificar, o mix de marketing nesses ambientes. Fato é que os biblotecários passam a atuar também como gestores da informação utilizando esse tipo de conhecimento. Juntamente com as ferramentas proporcionadas pelas TIC, o bibliotecário passa a atuar nos websites, divulgando serviços e firmando esse meio de interagir com o usuário. A presente pesquisa tem como objetivo estudar os sites das bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), observando, destacando e explicando não somente como as ferramentas de marketing são usadas mas também se estão sendo utilizadas da maneira correta. Para esse estudo se utilizará como foco uma ferramenta específica do mix de marketing, o p de promoção, diante desse enfoque pretende se com auxílio de conceitos expor a atual situação dos sites dessas bibliotecas, podendo a partir disse levantar questionamentos e possíveis soluções.
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Cada vez mais incorporada na sociedade a qual vivemos e diante de todas as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), as bibliotecas se apropriam dos conceitos e ferramentas do marketing e adaptam aos serviços que elas oferecem. Fica fácil perceber e identificar, o mix de marketing nesses ambientes. Fato é que os biblotecários passam a atuar também como gestores da informação utilizando esse tipo de conhecimento. Juntamente com as ferramentas proporcionadas pelas TIC, o bibliotecário passa a atuar nos websites, divulgando serviços e firmando esse meio de interagir com o usuário. A presente pesquisa tem como objetivo estudar os sites das bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), observando, destacando e explicando não somente como as ferramentas de marketing são usadas mas também se estão sendo utilizadas da maneira correta. Para esse estudo se utilizará como foco uma ferramenta específica do mix de marketing, o p de promoção, diante desse enfoque pretende se com auxílio de conceitos expor a atual situação dos sites dessas bibliotecas, podendo a partir disse levantar questionamentos e possíveis soluções.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAMarketingWeb sitesUsuários de bibliotecasBibliotecas universitáriasO mix de comunicação no marketing digital: uma análise dos sites de bibliotecas universitárias selecionadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTCC - BARBARA_VITIELLO.pdfTCC - BARBARA_VITIELLO.pdfapplication/pdf300046http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1061/1/TCC+-+BARBARA_VITIELLO.pdf400d185a0f069ced83527102a90b42d2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1061/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTTCC - BARBARA_VITIELLO.pdf.txtTCC - BARBARA_VITIELLO.pdf.txtExtracted texttext/plain53264http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1061/3/TCC+-+BARBARA_VITIELLO.pdf.txt1adf04c696efd7f52e1c473f1ef7d86fMD5311422/10612023-11-30 00:02:49.077oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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