Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Renata Costa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1369
Resumo: Explicita o papel da mídia especializada no funcionamento de uma cultura das celebridades. A figura da celebridade se firmou na indústria cultural como seu produto mais promissor e duradouro. Ela alimenta o mercado do entretenimento e tornou-se uma de suas principais fontes de lucro, em grande parte devido a uma demanda especial de um público ávido por referências culturais, identidades e estilos. O segmento cresce exponencialmente e têm conquistado um espaço editorial sem precedentes, ocupando horário nobre, sustentando informativos em forma de revistas, tablóides e telejornais e ganhando canais exclusivos na TV paga. Particularmente, os informativos sobre o mundo das celebridades têm um papel fundamental de legitimação e reafirmação dessa importância. Transformaram-se na forma de consumo mais direta e conveniente do seu público. São analisadas aqui a linguagem e a dinâmica desse mercado, através de uma revisão crítica do TV Fama da Rede TV!, focada na maneira como o programa aborda as celebridades, na linguagem e na transformação dessas estrelas em referências identitárias. Ele também pode ajudar na compreensão do conceito de celebridade em seus moldes pósmodernos – um novo modelo baseado na efemeridade, na superexposição e em novas formas discursivas.
id UFRJ_2f02cfa79d1d32cf6c8974ea29420113
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1369
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Moraes, Renata Costahttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247Fragozo, Fernandohttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908Paiva, Raquelhttp://lattes.cnpq.br/1075305856036847Herschmann, Micael Maiolinohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Freire Filho, João2017-02-07T17:55:18Z2023-11-30T03:01:52Z2005-07-06MORAES, Renata Costa. Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea. 2005. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/1369Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-15T23:35:16Z No. of bitstreams: 1 RMoraes.pdf: 438519 bytes, checksum: 9f7170ca11ec141e2d4675e3ca685ab3 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-07T17:55:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RMoraes.pdf: 438519 bytes, checksum: 9f7170ca11ec141e2d4675e3ca685ab3 (MD5) Previous issue date: 2005-07-06Explicita o papel da mídia especializada no funcionamento de uma cultura das celebridades. A figura da celebridade se firmou na indústria cultural como seu produto mais promissor e duradouro. Ela alimenta o mercado do entretenimento e tornou-se uma de suas principais fontes de lucro, em grande parte devido a uma demanda especial de um público ávido por referências culturais, identidades e estilos. O segmento cresce exponencialmente e têm conquistado um espaço editorial sem precedentes, ocupando horário nobre, sustentando informativos em forma de revistas, tablóides e telejornais e ganhando canais exclusivos na TV paga. Particularmente, os informativos sobre o mundo das celebridades têm um papel fundamental de legitimação e reafirmação dessa importância. Transformaram-se na forma de consumo mais direta e conveniente do seu público. São analisadas aqui a linguagem e a dinâmica desse mercado, através de uma revisão crítica do TV Fama da Rede TV!, focada na maneira como o programa aborda as celebridades, na linguagem e na transformação dessas estrelas em referências identitárias. Ele também pode ajudar na compreensão do conceito de celebridade em seus moldes pósmodernos – um novo modelo baseado na efemeridade, na superexposição e em novas formas discursivas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOEstudos culturaisCultura da mídiaCelebridadesCultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRMoraes.pdfRMoraes.pdfapplication/pdf438519http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/1/RMoraes.pdf9f7170ca11ec141e2d4675e3ca685ab3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTRMoraes.pdf.txtRMoraes.pdf.txtExtracted texttext/plain109879http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/3/RMoraes.pdf.txtfa4e38b4138b9c3681db6cd27f14d192MD5311422/13692023-11-30 00:01:52.27oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:52Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea
title Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea
spellingShingle Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea
Moraes, Renata Costa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Estudos culturais
Cultura da mídia
Celebridades
title_short Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea
title_full Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea
title_fullStr Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea
title_full_unstemmed Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea
title_sort Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea
author Moraes, Renata Costa
author_facet Moraes, Renata Costa
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936704860361247
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Renata Costa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fragozo, Fernando
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8778872217181908
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paiva, Raquel
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1075305856036847
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Herschmann, Micael Maiolino
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8285658527971096
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire Filho, João
contributor_str_mv Fragozo, Fernando
Paiva, Raquel
Herschmann, Micael Maiolino
Freire Filho, João
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Estudos culturais
Cultura da mídia
Celebridades
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Cultura da mídia
Celebridades
description Explicita o papel da mídia especializada no funcionamento de uma cultura das celebridades. A figura da celebridade se firmou na indústria cultural como seu produto mais promissor e duradouro. Ela alimenta o mercado do entretenimento e tornou-se uma de suas principais fontes de lucro, em grande parte devido a uma demanda especial de um público ávido por referências culturais, identidades e estilos. O segmento cresce exponencialmente e têm conquistado um espaço editorial sem precedentes, ocupando horário nobre, sustentando informativos em forma de revistas, tablóides e telejornais e ganhando canais exclusivos na TV paga. Particularmente, os informativos sobre o mundo das celebridades têm um papel fundamental de legitimação e reafirmação dessa importância. Transformaram-se na forma de consumo mais direta e conveniente do seu público. São analisadas aqui a linguagem e a dinâmica desse mercado, através de uma revisão crítica do TV Fama da Rede TV!, focada na maneira como o programa aborda as celebridades, na linguagem e na transformação dessas estrelas em referências identitárias. Ele também pode ajudar na compreensão do conceito de celebridade em seus moldes pósmodernos – um novo modelo baseado na efemeridade, na superexposição e em novas formas discursivas.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-07-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-07T17:55:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAES, Renata Costa. Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea. 2005. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1369
identifier_str_mv MORAES, Renata Costa. Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea. 2005. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://hdl.handle.net/11422/1369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/1/RMoraes.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/3/RMoraes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f7170ca11ec141e2d4675e3ca685ab3
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
fa4e38b4138b9c3681db6cd27f14d192
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097071629860864