Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1369 |
Resumo: | Explicita o papel da mídia especializada no funcionamento de uma cultura das celebridades. A figura da celebridade se firmou na indústria cultural como seu produto mais promissor e duradouro. Ela alimenta o mercado do entretenimento e tornou-se uma de suas principais fontes de lucro, em grande parte devido a uma demanda especial de um público ávido por referências culturais, identidades e estilos. O segmento cresce exponencialmente e têm conquistado um espaço editorial sem precedentes, ocupando horário nobre, sustentando informativos em forma de revistas, tablóides e telejornais e ganhando canais exclusivos na TV paga. Particularmente, os informativos sobre o mundo das celebridades têm um papel fundamental de legitimação e reafirmação dessa importância. Transformaram-se na forma de consumo mais direta e conveniente do seu público. São analisadas aqui a linguagem e a dinâmica desse mercado, através de uma revisão crítica do TV Fama da Rede TV!, focada na maneira como o programa aborda as celebridades, na linguagem e na transformação dessas estrelas em referências identitárias. Ele também pode ajudar na compreensão do conceito de celebridade em seus moldes pósmodernos – um novo modelo baseado na efemeridade, na superexposição e em novas formas discursivas. |
id |
UFRJ_2f02cfa79d1d32cf6c8974ea29420113 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1369 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, Renata Costahttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247Fragozo, Fernandohttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908Paiva, Raquelhttp://lattes.cnpq.br/1075305856036847Herschmann, Micael Maiolinohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Freire Filho, João2017-02-07T17:55:18Z2023-11-30T03:01:52Z2005-07-06MORAES, Renata Costa. Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea. 2005. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/1369Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-15T23:35:16Z No. of bitstreams: 1 RMoraes.pdf: 438519 bytes, checksum: 9f7170ca11ec141e2d4675e3ca685ab3 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-07T17:55:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RMoraes.pdf: 438519 bytes, checksum: 9f7170ca11ec141e2d4675e3ca685ab3 (MD5) Previous issue date: 2005-07-06Explicita o papel da mídia especializada no funcionamento de uma cultura das celebridades. A figura da celebridade se firmou na indústria cultural como seu produto mais promissor e duradouro. Ela alimenta o mercado do entretenimento e tornou-se uma de suas principais fontes de lucro, em grande parte devido a uma demanda especial de um público ávido por referências culturais, identidades e estilos. O segmento cresce exponencialmente e têm conquistado um espaço editorial sem precedentes, ocupando horário nobre, sustentando informativos em forma de revistas, tablóides e telejornais e ganhando canais exclusivos na TV paga. Particularmente, os informativos sobre o mundo das celebridades têm um papel fundamental de legitimação e reafirmação dessa importância. Transformaram-se na forma de consumo mais direta e conveniente do seu público. São analisadas aqui a linguagem e a dinâmica desse mercado, através de uma revisão crítica do TV Fama da Rede TV!, focada na maneira como o programa aborda as celebridades, na linguagem e na transformação dessas estrelas em referências identitárias. Ele também pode ajudar na compreensão do conceito de celebridade em seus moldes pósmodernos – um novo modelo baseado na efemeridade, na superexposição e em novas formas discursivas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOEstudos culturaisCultura da mídiaCelebridadesCultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRMoraes.pdfRMoraes.pdfapplication/pdf438519http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/1/RMoraes.pdf9f7170ca11ec141e2d4675e3ca685ab3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTRMoraes.pdf.txtRMoraes.pdf.txtExtracted texttext/plain109879http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/3/RMoraes.pdf.txtfa4e38b4138b9c3681db6cd27f14d192MD5311422/13692023-11-30 00:01:52.27oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:52Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea |
title |
Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea |
spellingShingle |
Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea Moraes, Renata Costa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Estudos culturais Cultura da mídia Celebridades |
title_short |
Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea |
title_full |
Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea |
title_fullStr |
Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea |
title_full_unstemmed |
Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea |
title_sort |
Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea |
author |
Moraes, Renata Costa |
author_facet |
Moraes, Renata Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6936704860361247 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Renata Costa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fragozo, Fernando |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paiva, Raquel |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1075305856036847 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Herschmann, Micael Maiolino |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8285658527971096 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freire Filho, João |
contributor_str_mv |
Fragozo, Fernando Paiva, Raquel Herschmann, Micael Maiolino Freire Filho, João |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Estudos culturais Cultura da mídia Celebridades |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos culturais Cultura da mídia Celebridades |
description |
Explicita o papel da mídia especializada no funcionamento de uma cultura das celebridades. A figura da celebridade se firmou na indústria cultural como seu produto mais promissor e duradouro. Ela alimenta o mercado do entretenimento e tornou-se uma de suas principais fontes de lucro, em grande parte devido a uma demanda especial de um público ávido por referências culturais, identidades e estilos. O segmento cresce exponencialmente e têm conquistado um espaço editorial sem precedentes, ocupando horário nobre, sustentando informativos em forma de revistas, tablóides e telejornais e ganhando canais exclusivos na TV paga. Particularmente, os informativos sobre o mundo das celebridades têm um papel fundamental de legitimação e reafirmação dessa importância. Transformaram-se na forma de consumo mais direta e conveniente do seu público. São analisadas aqui a linguagem e a dinâmica desse mercado, através de uma revisão crítica do TV Fama da Rede TV!, focada na maneira como o programa aborda as celebridades, na linguagem e na transformação dessas estrelas em referências identitárias. Ele também pode ajudar na compreensão do conceito de celebridade em seus moldes pósmodernos – um novo modelo baseado na efemeridade, na superexposição e em novas formas discursivas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-07-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-07T17:55:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORAES, Renata Costa. Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea. 2005. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1369 |
identifier_str_mv |
MORAES, Renata Costa. Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea. 2005. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/1/RMoraes.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1369/3/RMoraes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f7170ca11ec141e2d4675e3ca685ab3 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 fa4e38b4138b9c3681db6cd27f14d192 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097071629860864 |