A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeirim, Fernanda Brener
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/906
Resumo: Apresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada.
id UFRJ_ad80a850458fd18cd280425985cf5164
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/906
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Palmeirim, Fernanda Brenerhttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247Barbosa, Fernando Antonio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Junqueira, Maria Helena RêgoFreire Filho, João2016-10-19T14:01:37Z2023-11-30T03:02:09Z2005-11-22PALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/906Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-14T13:57:30Z No. of bitstreams: 1 FPALMEIRIM.pdf: 545226 bytes, checksum: f255b3cac8a6767d3edbb75024b2dee3 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-19T14:01:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FPALMEIRIM.pdf: 545226 bytes, checksum: f255b3cac8a6767d3edbb75024b2dee3 (MD5) Previous issue date: 2005-11-22Apresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOMídiaFamaCelebridadesValores sociaisA indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFPALMEIRIM.pdfFPALMEIRIM.pdfapplication/pdf545226http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/1/FPALMEIRIM.pdff255b3cac8a6767d3edbb75024b2dee3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTFPALMEIRIM.pdf.txtFPALMEIRIM.pdf.txtExtracted texttext/plain143597http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/3/FPALMEIRIM.pdf.txt0328a28c4895b285c942723e11e2c28aMD5311422/9062023-11-30 00:02:09.693oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
title A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
spellingShingle A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
Palmeirim, Fernanda Brener
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Mídia
Fama
Celebridades
Valores sociais
title_short A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
title_full A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
title_fullStr A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
title_full_unstemmed A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
title_sort A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
author Palmeirim, Fernanda Brener
author_facet Palmeirim, Fernanda Brener
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936704860361247
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeirim, Fernanda Brener
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbosa, Fernando Antonio Mansur
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8492681165430555
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Junqueira, Maria Helena Rêgo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire Filho, João
contributor_str_mv Barbosa, Fernando Antonio Mansur
Junqueira, Maria Helena Rêgo
Freire Filho, João
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Mídia
Fama
Celebridades
Valores sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Fama
Celebridades
Valores sociais
description Apresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-19T14:01:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/906
identifier_str_mv PALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://hdl.handle.net/11422/906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/1/FPALMEIRIM.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/3/FPALMEIRIM.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f255b3cac8a6767d3edbb75024b2dee3
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
0328a28c4895b285c942723e11e2c28a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097071532343296