A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/906 |
Resumo: | Apresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada. |
id |
UFRJ_ad80a850458fd18cd280425985cf5164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/906 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Palmeirim, Fernanda Brenerhttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247Barbosa, Fernando Antonio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Junqueira, Maria Helena RêgoFreire Filho, João2016-10-19T14:01:37Z2023-11-30T03:02:09Z2005-11-22PALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/906Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-14T13:57:30Z No. of bitstreams: 1 FPALMEIRIM.pdf: 545226 bytes, checksum: f255b3cac8a6767d3edbb75024b2dee3 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-19T14:01:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FPALMEIRIM.pdf: 545226 bytes, checksum: f255b3cac8a6767d3edbb75024b2dee3 (MD5) Previous issue date: 2005-11-22Apresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOMídiaFamaCelebridadesValores sociaisA indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFPALMEIRIM.pdfFPALMEIRIM.pdfapplication/pdf545226http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/1/FPALMEIRIM.pdff255b3cac8a6767d3edbb75024b2dee3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTFPALMEIRIM.pdf.txtFPALMEIRIM.pdf.txtExtracted texttext/plain143597http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/3/FPALMEIRIM.pdf.txt0328a28c4895b285c942723e11e2c28aMD5311422/9062023-11-30 00:02:09.693oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
title |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
spellingShingle |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea Palmeirim, Fernanda Brener CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Mídia Fama Celebridades Valores sociais |
title_short |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
title_full |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
title_fullStr |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
title_full_unstemmed |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
title_sort |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
author |
Palmeirim, Fernanda Brener |
author_facet |
Palmeirim, Fernanda Brener |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6936704860361247 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeirim, Fernanda Brener |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barbosa, Fernando Antonio Mansur |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8492681165430555 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Junqueira, Maria Helena Rêgo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freire Filho, João |
contributor_str_mv |
Barbosa, Fernando Antonio Mansur Junqueira, Maria Helena Rêgo Freire Filho, João |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Mídia Fama Celebridades Valores sociais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Fama Celebridades Valores sociais |
description |
Apresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-11-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-19T14:01:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/906 |
identifier_str_mv |
PALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/1/FPALMEIRIM.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/906/3/FPALMEIRIM.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f255b3cac8a6767d3edbb75024b2dee3 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 0328a28c4895b285c942723e11e2c28a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097071532343296 |