A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/906 |
Resumo: | Apresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada. |
id |
UFRJ_ad80a850458fd18cd280425985cf5164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/906 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporâneaMídiaFamaCelebridadesValores sociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOApresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFreire Filho, Joãohttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247Barbosa, Fernando Antonio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Junqueira, Maria Helena RêgoPalmeirim, Fernanda Brener2016-10-19T14:01:37Z2023-12-21T03:03:18Z2005-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:18Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/906Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:18Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
title |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
spellingShingle |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea Palmeirim, Fernanda Brener Mídia Fama Celebridades Valores sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
title_full |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
title_fullStr |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
title_full_unstemmed |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
title_sort |
A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea |
author |
Palmeirim, Fernanda Brener |
author_facet |
Palmeirim, Fernanda Brener |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire Filho, João http://lattes.cnpq.br/6936704860361247 Barbosa, Fernando Antonio Mansur http://lattes.cnpq.br/8492681165430555 Junqueira, Maria Helena Rêgo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeirim, Fernanda Brener |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Fama Celebridades Valores sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Mídia Fama Celebridades Valores sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Apresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-11-22 2016-10-19T14:01:37Z 2023-12-21T03:03:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. http://hdl.handle.net/11422/906 |
identifier_str_mv |
PALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455956591443968 |