A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeirim, Fernanda Brener
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/906
Resumo: Apresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada.
id UFRJ_ad80a850458fd18cd280425985cf5164
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/906
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporâneaMídiaFamaCelebridadesValores sociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOApresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFreire Filho, Joãohttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247Barbosa, Fernando Antonio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Junqueira, Maria Helena RêgoPalmeirim, Fernanda Brener2016-10-19T14:01:37Z2023-12-21T03:03:18Z2005-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:18Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/906Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:18Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
title A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
spellingShingle A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
Palmeirim, Fernanda Brener
Mídia
Fama
Celebridades
Valores sociais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
title_full A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
title_fullStr A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
title_full_unstemmed A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
title_sort A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea
author Palmeirim, Fernanda Brener
author_facet Palmeirim, Fernanda Brener
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire Filho, João
http://lattes.cnpq.br/6936704860361247
Barbosa, Fernando Antonio Mansur
http://lattes.cnpq.br/8492681165430555
Junqueira, Maria Helena Rêgo
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeirim, Fernanda Brener
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Fama
Celebridades
Valores sociais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Mídia
Fama
Celebridades
Valores sociais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Apresenta o surgimento e o desenvolvimento da indústria das celebridades, com foco em sua consolidação e atual saturação. Devido à grande busca pela visibilidade, esta Indústria prospera e gera lucros, entretanto, ela difere de outras, que têm suas estratégias bem definidas. Os bastidores da produção de celebridades são imperceptíveis a seus consumidores. Como conseqüência da pré-fabricação da fama, as celebridades instantâneas e meteóricas são os produtos mais construídos e consumidos na sociedade contemporânea. O sucesso dos reality shows e a lógica de vida da sociedade de consumo comprovam este quadro. Através de um estudo do mercado, o trabalho promove o mapeamento do perfil de consumidores e o levantamento estatístico da distribuição das publicações de duas das principais revistas de celebridades do país, Caras e Quem, com o intuito de construir um conhecimento teórico sólido a respeito do consumo deste tipo de mídia especializada.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-22
2016-10-19T14:01:37Z
2023-12-21T03:03:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
http://hdl.handle.net/11422/906
identifier_str_mv PALMEIRIM, Fernanda Brener. A indústria invisível da visibilidade: uma análise do universo das celebridades na sociedade contemporânea. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://hdl.handle.net/11422/906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455956591443968