A descolonização da arte como meio de luta por direitos humanos da população LGBTI+: uma análise a partir da série televisiva Nós
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/20826 |
Resumo: | Ante a efetividade seletiva dos Direitos Humanos entendidos conforme a teoria tradicional, a presente pesquisa busca repensá-los criticamente por meio da descolonização da arte em prol das lutas da população LGBTI+, tendo a série televisiva Nós como pano de fundo. O objetivo geral da composição é investigar as raízes responsáveis pela discriminação conferida ao público citado, além de debater a utilização da arte pela ótica cultural para ampliar suas alternativas de fazer valer projetos plurais e diversificados de dignidade. Para tanto, cumpre abordar os estudos descoloniais pelo prisma da alteridade nas dimensões do poder, do ser, do saber e do gênero. Ademais, é preciso examinar a teoria crítica dos Direitos Humanos, bem como a teoria crítica da cultura, ambas cunhadas por Joaquín Herrera Flores, discutindo as violações ocorridas em relação às dissidências de sexo, gênero e sexualidade. Assim, aproveitando revisão bibliográfica, seis episódios da manifestação artística analisada e conteúdos pertinentes encontrados em sites da internet, verifica-se que a arte descolonizada é um instrumento criativo e transgressor de luta por Direitos Humanos rumo a uma sociedade mais equânime e tolerante às diversidades, em especial para pessoas transgênero. |
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A descolonização da arte como meio de luta por direitos humanos da população LGBTI+: uma análise a partir da série televisiva NósArteDescolonialidadeDireitos humanosPopulação LGBTI+DecolonialidadDerechos humanosPoblación LGBTI+CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOAnte a efetividade seletiva dos Direitos Humanos entendidos conforme a teoria tradicional, a presente pesquisa busca repensá-los criticamente por meio da descolonização da arte em prol das lutas da população LGBTI+, tendo a série televisiva Nós como pano de fundo. O objetivo geral da composição é investigar as raízes responsáveis pela discriminação conferida ao público citado, além de debater a utilização da arte pela ótica cultural para ampliar suas alternativas de fazer valer projetos plurais e diversificados de dignidade. Para tanto, cumpre abordar os estudos descoloniais pelo prisma da alteridade nas dimensões do poder, do ser, do saber e do gênero. Ademais, é preciso examinar a teoria crítica dos Direitos Humanos, bem como a teoria crítica da cultura, ambas cunhadas por Joaquín Herrera Flores, discutindo as violações ocorridas em relação às dissidências de sexo, gênero e sexualidade. Assim, aproveitando revisão bibliográfica, seis episódios da manifestação artística analisada e conteúdos pertinentes encontrados em sites da internet, verifica-se que a arte descolonizada é um instrumento criativo e transgressor de luta por Direitos Humanos rumo a uma sociedade mais equânime e tolerante às diversidades, em especial para pessoas transgênero.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade Nacional de DireitoUFRJBerner, Vanessa Oliveira Batistahttp://lattes.cnpq.br/1452471636248504Costa, Valéria Lima da2023-06-15T16:01:20Z2023-12-21T03:00:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCOSTA, Valéria Lima da. A descolonização da arte como meio de luta por direitos humanos da população LGBTI+: uma análise a partir da série televisiva Nós. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/20826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:31Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/20826Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:31Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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