Determinação de urânio e tório nos resíduos NTC (Carbeto de Nióbio e Tântalo) do processo de concentração da cassiterita brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Bruno Seixas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21041
Resumo: Este trabalho descreve a caracterização radioquímica de um resíduo denominado NTC (Carbeto de nióbio e tântalo) oriundo do processo de separação e concentração da cassiterita. O objetivo foi pesquisar uma rota de solubilização total do resíduo, e a determinação de U e Th presentes. A princípio foi feita uma análise por fluorescência de raio-x com o objetivo de determinar a composição química do resíduo, e a partir desses resultados, selecionar o melhor processo de abertura do minério. A escolha do processo de abertura do resíduo recaiu sobre a fusão alcalina seguida de lixiviação por ácido sulfúrico, e a solução assim obtida foi utilizada para a determinação analítica quantitativa de U e Th totais presentes. Urânio e tório foram determinados por métodos espectrofotométricos usando diferentes agentes cromóforos. Metais presentes com diferentes concentrações foram adicionados a uma solução padronizada de U e Th para Estudos de interferências. A determinação foi feita por comparação via curva de calibração preparada sob as mesmas condições das amostras, o urânio foi lido em 530nm e tório em 665nm. As metodologias escolhidas foram corroboradas por comparações com padrões certificados pelo NIST. Os resultados obtidos por espectrofotometria foram comparados aos obtidos por fluorescência de raios X com reflexão total – TXRF, apresentando excelente correlação. Por fim a metodologia se mostrou eficiente para a determinação do U e Th apresentando um baixo custo e com grande rapidez.
id UFRJ_31b433389bf0048f48ae1808c0655bdc
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21041
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Determinação de urânio e tório nos resíduos NTC (Carbeto de Nióbio e Tântalo) do processo de concentração da cassiterita brasileira.Química industrialCassiteritaResíduos químicosMineralogiaEspectrofotometriaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MINASCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOSCNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIALEste trabalho descreve a caracterização radioquímica de um resíduo denominado NTC (Carbeto de nióbio e tântalo) oriundo do processo de separação e concentração da cassiterita. O objetivo foi pesquisar uma rota de solubilização total do resíduo, e a determinação de U e Th presentes. A princípio foi feita uma análise por fluorescência de raio-x com o objetivo de determinar a composição química do resíduo, e a partir desses resultados, selecionar o melhor processo de abertura do minério. A escolha do processo de abertura do resíduo recaiu sobre a fusão alcalina seguida de lixiviação por ácido sulfúrico, e a solução assim obtida foi utilizada para a determinação analítica quantitativa de U e Th totais presentes. Urânio e tório foram determinados por métodos espectrofotométricos usando diferentes agentes cromóforos. Metais presentes com diferentes concentrações foram adicionados a uma solução padronizada de U e Th para Estudos de interferências. A determinação foi feita por comparação via curva de calibração preparada sob as mesmas condições das amostras, o urânio foi lido em 530nm e tório em 665nm. As metodologias escolhidas foram corroboradas por comparações com padrões certificados pelo NIST. Os resultados obtidos por espectrofotometria foram comparados aos obtidos por fluorescência de raios X com reflexão total – TXRF, apresentando excelente correlação. Por fim a metodologia se mostrou eficiente para a determinação do U e Th apresentando um baixo custo e com grande rapidez.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de QuímicaUFRJCunha, Osvaldo Galvão Caldas dahttp://lattes.cnpq.br/9422868891273962http://lattes.cnpq.br/5852102155638807Lima, Rosilda Maria Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/0324142347120557Su, Jianhttp://lattes.cnpq.br/0934428004504955Vera, Ysrael MarreroAfonso, Júlio CarlosBastos, Bruno Seixas2023-07-06T17:16:39Z2023-12-21T03:04:23Z2017-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/21041porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:23Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21041Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:23Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação de urânio e tório nos resíduos NTC (Carbeto de Nióbio e Tântalo) do processo de concentração da cassiterita brasileira.
title Determinação de urânio e tório nos resíduos NTC (Carbeto de Nióbio e Tântalo) do processo de concentração da cassiterita brasileira.
spellingShingle Determinação de urânio e tório nos resíduos NTC (Carbeto de Nióbio e Tântalo) do processo de concentração da cassiterita brasileira.
Bastos, Bruno Seixas
Química industrial
Cassiterita
Resíduos químicos
Mineralogia
Espectrofotometria
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MINAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
CNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL
title_short Determinação de urânio e tório nos resíduos NTC (Carbeto de Nióbio e Tântalo) do processo de concentração da cassiterita brasileira.
title_full Determinação de urânio e tório nos resíduos NTC (Carbeto de Nióbio e Tântalo) do processo de concentração da cassiterita brasileira.
title_fullStr Determinação de urânio e tório nos resíduos NTC (Carbeto de Nióbio e Tântalo) do processo de concentração da cassiterita brasileira.
title_full_unstemmed Determinação de urânio e tório nos resíduos NTC (Carbeto de Nióbio e Tântalo) do processo de concentração da cassiterita brasileira.
title_sort Determinação de urânio e tório nos resíduos NTC (Carbeto de Nióbio e Tântalo) do processo de concentração da cassiterita brasileira.
author Bastos, Bruno Seixas
author_facet Bastos, Bruno Seixas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Osvaldo Galvão Caldas da
http://lattes.cnpq.br/9422868891273962
http://lattes.cnpq.br/5852102155638807
Lima, Rosilda Maria Gomes de
http://lattes.cnpq.br/0324142347120557
Su, Jian
http://lattes.cnpq.br/0934428004504955
Vera, Ysrael Marrero
Afonso, Júlio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Bruno Seixas
dc.subject.por.fl_str_mv Química industrial
Cassiterita
Resíduos químicos
Mineralogia
Espectrofotometria
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MINAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
CNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL
topic Química industrial
Cassiterita
Resíduos químicos
Mineralogia
Espectrofotometria
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MINAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
CNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL
description Este trabalho descreve a caracterização radioquímica de um resíduo denominado NTC (Carbeto de nióbio e tântalo) oriundo do processo de separação e concentração da cassiterita. O objetivo foi pesquisar uma rota de solubilização total do resíduo, e a determinação de U e Th presentes. A princípio foi feita uma análise por fluorescência de raio-x com o objetivo de determinar a composição química do resíduo, e a partir desses resultados, selecionar o melhor processo de abertura do minério. A escolha do processo de abertura do resíduo recaiu sobre a fusão alcalina seguida de lixiviação por ácido sulfúrico, e a solução assim obtida foi utilizada para a determinação analítica quantitativa de U e Th totais presentes. Urânio e tório foram determinados por métodos espectrofotométricos usando diferentes agentes cromóforos. Metais presentes com diferentes concentrações foram adicionados a uma solução padronizada de U e Th para Estudos de interferências. A determinação foi feita por comparação via curva de calibração preparada sob as mesmas condições das amostras, o urânio foi lido em 530nm e tório em 665nm. As metodologias escolhidas foram corroboradas por comparações com padrões certificados pelo NIST. Os resultados obtidos por espectrofotometria foram comparados aos obtidos por fluorescência de raios X com reflexão total – TXRF, apresentando excelente correlação. Por fim a metodologia se mostrou eficiente para a determinação do U e Th apresentando um baixo custo e com grande rapidez.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2023-07-06T17:16:39Z
2023-12-21T03:04:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/21041
url http://hdl.handle.net/11422/21041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456048945823744