A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Elisa Ramone
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/491
Resumo: O trabalho explora as funções do agente literário no mercado editorial e analisa a expansão relativamente recente dessa profissão no Brasil a partir de uma reflexão sobre a dinâmica do mercado literário como um todo. Esta pesquisa discute as dificuldades de um mercado que precisa transformar a arte em seu principal produto e dele tirar frutos econômicos sem que haja uma perda completa do seu valor simbólico. Entre potencial comercial e artístico, todos os envolvidos no meio editorial assumem uma posição no campo que orienta também suas escolhas futuras – o que escrever, o que ler, o que publicar. Considerando o ajustamento entre autor, obra, editora e público um fator determinante para o sucesso de qualquer empreendimento editorial, o estudo destaca as agências literárias como intermediárias legítimas nessa conexão sensível entre autores e editoras.
id UFRJ_32f96c6343943cc5462dc5d604e52ad4
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/491
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Pestana, Elisa Ramonehttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145Bastos, Maria Teresa Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/8226265096151988Feijó, Máriohttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719Costa, Cristiane Henriques2016-06-16T18:57:15Z2023-11-30T03:02:49Z2012-06-10PESTANA, Elisa Ramone. A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://hdl.handle.net/11422/491Submitted by Daniel Teixeira (dncmotors@gmail.com) on 2016-05-11T21:26:19Z No. of bitstreams: 1 A_literatura_como_produto_Final.pdf: 1044101 bytes, checksum: dc6ddb3dbc214cb634667c7133918a96 (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-16T18:57:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A_literatura_como_produto_Final.pdf: 1044101 bytes, checksum: dc6ddb3dbc214cb634667c7133918a96 (MD5) Previous issue date: 2012-06-10O trabalho explora as funções do agente literário no mercado editorial e analisa a expansão relativamente recente dessa profissão no Brasil a partir de uma reflexão sobre a dinâmica do mercado literário como um todo. Esta pesquisa discute as dificuldades de um mercado que precisa transformar a arte em seu principal produto e dele tirar frutos econômicos sem que haja uma perda completa do seu valor simbólico. Entre potencial comercial e artístico, todos os envolvidos no meio editorial assumem uma posição no campo que orienta também suas escolhas futuras – o que escrever, o que ler, o que publicar. Considerando o ajustamento entre autor, obra, editora e público um fator determinante para o sucesso de qualquer empreendimento editorial, o estudo destaca as agências literárias como intermediárias legítimas nessa conexão sensível entre autores e editoras.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOProdução editorialLiteraturaMercado editorialMercado literárioA literatura como produto: o papel das agências literárias no mercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALA_literatura_como_produto_Final.pdfA_literatura_como_produto_Final.pdfapplication/pdf1044101http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/491/1/A_literatura_como_produto_Final.pdfdc6ddb3dbc214cb634667c7133918a96MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/491/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTA_literatura_como_produto_Final.pdf.txtA_literatura_como_produto_Final.pdf.txtExtracted texttext/plain151038http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/491/3/A_literatura_como_produto_Final.pdf.txtebad3509b69a77307ff8ae4517556fa8MD5311422/4912023-11-30 00:02:49.269oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado
title A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado
spellingShingle A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado
Pestana, Elisa Ramone
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Produção editorial
Literatura
Mercado editorial
Mercado literário
title_short A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado
title_full A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado
title_fullStr A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado
title_full_unstemmed A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado
title_sort A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado
author Pestana, Elisa Ramone
author_facet Pestana, Elisa Ramone
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8352428563251145
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Elisa Ramone
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bastos, Maria Teresa Ferreira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8226265096151988
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Feijó, Mário
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5152972526429719
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Cristiane Henriques
contributor_str_mv Bastos, Maria Teresa Ferreira
Feijó, Mário
Costa, Cristiane Henriques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Produção editorial
Literatura
Mercado editorial
Mercado literário
dc.subject.por.fl_str_mv Produção editorial
Literatura
Mercado editorial
Mercado literário
description O trabalho explora as funções do agente literário no mercado editorial e analisa a expansão relativamente recente dessa profissão no Brasil a partir de uma reflexão sobre a dinâmica do mercado literário como um todo. Esta pesquisa discute as dificuldades de um mercado que precisa transformar a arte em seu principal produto e dele tirar frutos econômicos sem que haja uma perda completa do seu valor simbólico. Entre potencial comercial e artístico, todos os envolvidos no meio editorial assumem uma posição no campo que orienta também suas escolhas futuras – o que escrever, o que ler, o que publicar. Considerando o ajustamento entre autor, obra, editora e público um fator determinante para o sucesso de qualquer empreendimento editorial, o estudo destaca as agências literárias como intermediárias legítimas nessa conexão sensível entre autores e editoras.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-16T18:57:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PESTANA, Elisa Ramone. A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/491
identifier_str_mv PESTANA, Elisa Ramone. A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
url http://hdl.handle.net/11422/491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/491/1/A_literatura_como_produto_Final.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/491/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/491/3/A_literatura_como_produto_Final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dc6ddb3dbc214cb634667c7133918a96
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
ebad3509b69a77307ff8ae4517556fa8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097062192676864