Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Glaucia Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Soares, Maurício de Moraes Rêgo
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/331
Resumo: Aborda o mercado de produção de periódicos científicos como uma possibilidade de atuação para o profissional de produção editorial. Apresenta o periódico científico como o principal instrumento de comunicação científica. Mostra que o Brasil tem apresentado um enorme crescimento no número de títulos, impulsionado pelas atuais exigências de produtividade acadêmica, e busca por melhores índices de desempenho dessas publicações. Oferece um panorama da atividade de produção desse produto editorial tão específico. Apresenta as dificuldades do editor de periódicos científicos, devido à falta de uma formação especializada, para atender das exigências diárias na produção desse veículo. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual foi feita uma coleta de dados por meio de entrevistas para perceber, a partir da percepção dos editores, profissionais de editoras comerciais, grandes e pequenas, quais as oportunidades que o produtor editorial pode ter nesse segmento. Concluiu-se que o mercado está em franca expansão no Brasil, porém o profissional de produção editorial não é conhecido pelos players desse mercado. As competências do produtor editorial são percebidas como de grande valor, sendo também necessário um maior conhecimento do mercado editorial de periódicos científicos por parte do produtor editorial.
id UFRJ_b97ebd38bd53db9070226c29d8462518
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/331
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorialProdução editorialComunicação científicaPeriódicos científicosMercado editorialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAborda o mercado de produção de periódicos científicos como uma possibilidade de atuação para o profissional de produção editorial. Apresenta o periódico científico como o principal instrumento de comunicação científica. Mostra que o Brasil tem apresentado um enorme crescimento no número de títulos, impulsionado pelas atuais exigências de produtividade acadêmica, e busca por melhores índices de desempenho dessas publicações. Oferece um panorama da atividade de produção desse produto editorial tão específico. Apresenta as dificuldades do editor de periódicos científicos, devido à falta de uma formação especializada, para atender das exigências diárias na produção desse veículo. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual foi feita uma coleta de dados por meio de entrevistas para perceber, a partir da percepção dos editores, profissionais de editoras comerciais, grandes e pequenas, quais as oportunidades que o produtor editorial pode ter nesse segmento. Concluiu-se que o mercado está em franca expansão no Brasil, porém o profissional de produção editorial não é conhecido pelos players desse mercado. As competências do produtor editorial são percebidas como de grande valor, sendo também necessário um maior conhecimento do mercado editorial de periódicos científicos por parte do produtor editorial.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJHaguenauer, Cristina Jasbinschekhttp://lattes.cnpq.br/0302161120707813Resende, AndréiaCastro, Paulo Césarhttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851Cruz, Glaucia Cristina dos SantosSoares, Maurício de Moraes Rêgo2016-05-12T19:32:32Z2023-12-21T03:02:58Z2013-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCRUZ, Glaucia Cristina dos Santos; SOARES, Maurício de Moraes Rêgo. Comunicação Científica: um mercado em expansão para o produtor editorial. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/331Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial
title Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial
spellingShingle Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial
Cruz, Glaucia Cristina dos Santos
Produção editorial
Comunicação científica
Periódicos científicos
Mercado editorial
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial
title_full Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial
title_fullStr Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial
title_full_unstemmed Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial
title_sort Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial
author Cruz, Glaucia Cristina dos Santos
author_facet Cruz, Glaucia Cristina dos Santos
Soares, Maurício de Moraes Rêgo
author_role author
author2 Soares, Maurício de Moraes Rêgo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Haguenauer, Cristina Jasbinschek
http://lattes.cnpq.br/0302161120707813
Resende, Andréia
Castro, Paulo César
http://lattes.cnpq.br/4482415757591851
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Glaucia Cristina dos Santos
Soares, Maurício de Moraes Rêgo
dc.subject.por.fl_str_mv Produção editorial
Comunicação científica
Periódicos científicos
Mercado editorial
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Produção editorial
Comunicação científica
Periódicos científicos
Mercado editorial
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Aborda o mercado de produção de periódicos científicos como uma possibilidade de atuação para o profissional de produção editorial. Apresenta o periódico científico como o principal instrumento de comunicação científica. Mostra que o Brasil tem apresentado um enorme crescimento no número de títulos, impulsionado pelas atuais exigências de produtividade acadêmica, e busca por melhores índices de desempenho dessas publicações. Oferece um panorama da atividade de produção desse produto editorial tão específico. Apresenta as dificuldades do editor de periódicos científicos, devido à falta de uma formação especializada, para atender das exigências diárias na produção desse veículo. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual foi feita uma coleta de dados por meio de entrevistas para perceber, a partir da percepção dos editores, profissionais de editoras comerciais, grandes e pequenas, quais as oportunidades que o produtor editorial pode ter nesse segmento. Concluiu-se que o mercado está em franca expansão no Brasil, porém o profissional de produção editorial não é conhecido pelos players desse mercado. As competências do produtor editorial são percebidas como de grande valor, sendo também necessário um maior conhecimento do mercado editorial de periódicos científicos por parte do produtor editorial.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
2016-05-12T19:32:32Z
2023-12-21T03:02:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Glaucia Cristina dos Santos; SOARES, Maurício de Moraes Rêgo. Comunicação Científica: um mercado em expansão para o produtor editorial. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
http://hdl.handle.net/11422/331
identifier_str_mv CRUZ, Glaucia Cristina dos Santos; SOARES, Maurício de Moraes Rêgo. Comunicação Científica: um mercado em expansão para o produtor editorial. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://hdl.handle.net/11422/331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455952667672576