Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/331 |
Resumo: | Aborda o mercado de produção de periódicos científicos como uma possibilidade de atuação para o profissional de produção editorial. Apresenta o periódico científico como o principal instrumento de comunicação científica. Mostra que o Brasil tem apresentado um enorme crescimento no número de títulos, impulsionado pelas atuais exigências de produtividade acadêmica, e busca por melhores índices de desempenho dessas publicações. Oferece um panorama da atividade de produção desse produto editorial tão específico. Apresenta as dificuldades do editor de periódicos científicos, devido à falta de uma formação especializada, para atender das exigências diárias na produção desse veículo. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual foi feita uma coleta de dados por meio de entrevistas para perceber, a partir da percepção dos editores, profissionais de editoras comerciais, grandes e pequenas, quais as oportunidades que o produtor editorial pode ter nesse segmento. Concluiu-se que o mercado está em franca expansão no Brasil, porém o profissional de produção editorial não é conhecido pelos players desse mercado. As competências do produtor editorial são percebidas como de grande valor, sendo também necessário um maior conhecimento do mercado editorial de periódicos científicos por parte do produtor editorial. |
id |
UFRJ_b97ebd38bd53db9070226c29d8462518 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/331 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorialProdução editorialComunicação científicaPeriódicos científicosMercado editorialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAborda o mercado de produção de periódicos científicos como uma possibilidade de atuação para o profissional de produção editorial. Apresenta o periódico científico como o principal instrumento de comunicação científica. Mostra que o Brasil tem apresentado um enorme crescimento no número de títulos, impulsionado pelas atuais exigências de produtividade acadêmica, e busca por melhores índices de desempenho dessas publicações. Oferece um panorama da atividade de produção desse produto editorial tão específico. Apresenta as dificuldades do editor de periódicos científicos, devido à falta de uma formação especializada, para atender das exigências diárias na produção desse veículo. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual foi feita uma coleta de dados por meio de entrevistas para perceber, a partir da percepção dos editores, profissionais de editoras comerciais, grandes e pequenas, quais as oportunidades que o produtor editorial pode ter nesse segmento. Concluiu-se que o mercado está em franca expansão no Brasil, porém o profissional de produção editorial não é conhecido pelos players desse mercado. As competências do produtor editorial são percebidas como de grande valor, sendo também necessário um maior conhecimento do mercado editorial de periódicos científicos por parte do produtor editorial.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJHaguenauer, Cristina Jasbinschekhttp://lattes.cnpq.br/0302161120707813Resende, AndréiaCastro, Paulo Césarhttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851Cruz, Glaucia Cristina dos SantosSoares, Maurício de Moraes Rêgo2016-05-12T19:32:32Z2023-12-21T03:02:58Z2013-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCRUZ, Glaucia Cristina dos Santos; SOARES, Maurício de Moraes Rêgo. Comunicação Científica: um mercado em expansão para o produtor editorial. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/331Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial |
title |
Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial |
spellingShingle |
Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial Cruz, Glaucia Cristina dos Santos Produção editorial Comunicação científica Periódicos científicos Mercado editorial CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial |
title_full |
Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial |
title_fullStr |
Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial |
title_full_unstemmed |
Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial |
title_sort |
Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial |
author |
Cruz, Glaucia Cristina dos Santos |
author_facet |
Cruz, Glaucia Cristina dos Santos Soares, Maurício de Moraes Rêgo |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Maurício de Moraes Rêgo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Haguenauer, Cristina Jasbinschek http://lattes.cnpq.br/0302161120707813 Resende, Andréia Castro, Paulo César http://lattes.cnpq.br/4482415757591851 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Glaucia Cristina dos Santos Soares, Maurício de Moraes Rêgo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção editorial Comunicação científica Periódicos científicos Mercado editorial CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Produção editorial Comunicação científica Periódicos científicos Mercado editorial CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Aborda o mercado de produção de periódicos científicos como uma possibilidade de atuação para o profissional de produção editorial. Apresenta o periódico científico como o principal instrumento de comunicação científica. Mostra que o Brasil tem apresentado um enorme crescimento no número de títulos, impulsionado pelas atuais exigências de produtividade acadêmica, e busca por melhores índices de desempenho dessas publicações. Oferece um panorama da atividade de produção desse produto editorial tão específico. Apresenta as dificuldades do editor de periódicos científicos, devido à falta de uma formação especializada, para atender das exigências diárias na produção desse veículo. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual foi feita uma coleta de dados por meio de entrevistas para perceber, a partir da percepção dos editores, profissionais de editoras comerciais, grandes e pequenas, quais as oportunidades que o produtor editorial pode ter nesse segmento. Concluiu-se que o mercado está em franca expansão no Brasil, porém o profissional de produção editorial não é conhecido pelos players desse mercado. As competências do produtor editorial são percebidas como de grande valor, sendo também necessário um maior conhecimento do mercado editorial de periódicos científicos por parte do produtor editorial. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13 2016-05-12T19:32:32Z 2023-12-21T03:02:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, Glaucia Cristina dos Santos; SOARES, Maurício de Moraes Rêgo. Comunicação Científica: um mercado em expansão para o produtor editorial. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. http://hdl.handle.net/11422/331 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Glaucia Cristina dos Santos; SOARES, Maurício de Moraes Rêgo. Comunicação Científica: um mercado em expansão para o produtor editorial. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455952667672576 |