A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Beatriz de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3198
Resumo: Analisa a presença da educação ambiental na educação infantil, e discutiu sua importância atual no currículo escolar desse nível de escolaridade. A relevância deste tema assumiu importante função na sociedade, à medida que a educação ambiental possibilita a conscientização das pessoas para suas práticas e pensamentos diários e para sua inserção na vida social e pública, provocando mudanças coletivas e nos hábitos e comportamentos relativos ao modo como se relacionam com o meio ambiente e outros seres viventes nele. A educação ambiental caracteriza-se por ser um processo contínuo, levando o ser humano a compreender as relações entre a sociedade e a natureza, assim como a pensar mecanismos sustentáveis que desafiam a sociedade devastadora da qual fazemos parte. Devido a sua magnitude, torna-se indispensável em todos os níveis do aprendizado, devendo ter o seu início na educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação, e de grande importância para o desenvolvimento humano. Para cumprir o objetivo do trabalho monográfico, buscou-se alicerce em legislações ambientais, artigos científicos, pesquisa de campo e experiência pessoal da autora. E ainda foi aplicado um questionário com educadores sobre a importância da inclusão da educação ambiental no currículo de educação infantil. Tanto a pesquisa bibliográfica quanto o estudo de caso evidenciam que é preciso garantir políticas públicas de educação, destacadamente de formação, e inserir no contexto da educação infantil novas questões relativas à problemática ambiental, de modo continuado. Por fim, se identifica que é importante a promoção do envolvimento de todos educadores e alunos no sentido de garantir o cumprimento das finalidades da EA no contexto escolar.
id UFRJ_347f37bfb29956050293e67a586ea94f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3198
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivasEducação infantilEducação ambientalCurrículo de ensino fundamentalSustentabilidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOAnalisa a presença da educação ambiental na educação infantil, e discutiu sua importância atual no currículo escolar desse nível de escolaridade. A relevância deste tema assumiu importante função na sociedade, à medida que a educação ambiental possibilita a conscientização das pessoas para suas práticas e pensamentos diários e para sua inserção na vida social e pública, provocando mudanças coletivas e nos hábitos e comportamentos relativos ao modo como se relacionam com o meio ambiente e outros seres viventes nele. A educação ambiental caracteriza-se por ser um processo contínuo, levando o ser humano a compreender as relações entre a sociedade e a natureza, assim como a pensar mecanismos sustentáveis que desafiam a sociedade devastadora da qual fazemos parte. Devido a sua magnitude, torna-se indispensável em todos os níveis do aprendizado, devendo ter o seu início na educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação, e de grande importância para o desenvolvimento humano. Para cumprir o objetivo do trabalho monográfico, buscou-se alicerce em legislações ambientais, artigos científicos, pesquisa de campo e experiência pessoal da autora. E ainda foi aplicado um questionário com educadores sobre a importância da inclusão da educação ambiental no currículo de educação infantil. Tanto a pesquisa bibliográfica quanto o estudo de caso evidenciam que é preciso garantir políticas públicas de educação, destacadamente de formação, e inserir no contexto da educação infantil novas questões relativas à problemática ambiental, de modo continuado. Por fim, se identifica que é importante a promoção do envolvimento de todos educadores e alunos no sentido de garantir o cumprimento das finalidades da EA no contexto escolar.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJLoureiro, Carlos Frederico Bernardohttp://lattes.cnpq.br/5548225546111298Portela, Beatriz de Oliveira2017-11-27T11:52:51Z2023-12-21T03:03:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPORTELA, Beatriz de Oliveira. A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/3198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3198Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas
title A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas
spellingShingle A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas
Portela, Beatriz de Oliveira
Educação infantil
Educação ambiental
Currículo de ensino fundamental
Sustentabilidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
title_short A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas
title_full A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas
title_fullStr A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas
title_sort A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas
author Portela, Beatriz de Oliveira
author_facet Portela, Beatriz de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
http://lattes.cnpq.br/5548225546111298
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Beatriz de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação ambiental
Currículo de ensino fundamental
Sustentabilidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
topic Educação infantil
Educação ambiental
Currículo de ensino fundamental
Sustentabilidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
description Analisa a presença da educação ambiental na educação infantil, e discutiu sua importância atual no currículo escolar desse nível de escolaridade. A relevância deste tema assumiu importante função na sociedade, à medida que a educação ambiental possibilita a conscientização das pessoas para suas práticas e pensamentos diários e para sua inserção na vida social e pública, provocando mudanças coletivas e nos hábitos e comportamentos relativos ao modo como se relacionam com o meio ambiente e outros seres viventes nele. A educação ambiental caracteriza-se por ser um processo contínuo, levando o ser humano a compreender as relações entre a sociedade e a natureza, assim como a pensar mecanismos sustentáveis que desafiam a sociedade devastadora da qual fazemos parte. Devido a sua magnitude, torna-se indispensável em todos os níveis do aprendizado, devendo ter o seu início na educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação, e de grande importância para o desenvolvimento humano. Para cumprir o objetivo do trabalho monográfico, buscou-se alicerce em legislações ambientais, artigos científicos, pesquisa de campo e experiência pessoal da autora. E ainda foi aplicado um questionário com educadores sobre a importância da inclusão da educação ambiental no currículo de educação infantil. Tanto a pesquisa bibliográfica quanto o estudo de caso evidenciam que é preciso garantir políticas públicas de educação, destacadamente de formação, e inserir no contexto da educação infantil novas questões relativas à problemática ambiental, de modo continuado. Por fim, se identifica que é importante a promoção do envolvimento de todos educadores e alunos no sentido de garantir o cumprimento das finalidades da EA no contexto escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-11-27T11:52:51Z
2023-12-21T03:03:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTELA, Beatriz de Oliveira. A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/3198
identifier_str_mv PORTELA, Beatriz de Oliveira. A importância da educação ambiental no currículo da educação infantil: desafios e perspectivas. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/3198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455964267020288