Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3187
Resumo: Discute a importância do planejamento na educação infantil, analisar as formas de planejar e as concepções de criança, conhecimento e educação infantil presentes nos planejamentos de professoras de educação infantil da rede municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa e análise de dados coletados a partir de entrevista semiestruturada com cinco professoras de Educação Infantil pertencentes a essa rede municipal de educação. Ao analisar as informações coletadas conclui-se que o planejamento é uma tarefa docente que permite a organização de ações, que prevê situações significativas de aprendizagem, mas também é um momento de pesquisa e reflexão inteiramente ligado à avaliação. Contudo, na ação cotidiana das professoras, essa potencialidade pedagógica do planejamento nem sempre é garantida, visto que esse tende a se automatizar e burocratizar devido a fatores diversos, como falta de formação, de acompanhamento da ação pedagógica do professor, de condições de trabalho, de compreensão de seu papel, etc. As concepções e formas de planejamento percebidas nas entrevistas também expressam que ainda há muito que se fazer para que o planejamento na educação infantil esteja em consonância com os princípios de uma pedagogia comprometida com as especificidades das crianças pequenas.
id UFRJ_cc1490060a1a2750ce4ded55a0d49390
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3187
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de JaneiroEducação infantilPrática de ensinoCurrículo de ensino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAODiscute a importância do planejamento na educação infantil, analisar as formas de planejar e as concepções de criança, conhecimento e educação infantil presentes nos planejamentos de professoras de educação infantil da rede municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa e análise de dados coletados a partir de entrevista semiestruturada com cinco professoras de Educação Infantil pertencentes a essa rede municipal de educação. Ao analisar as informações coletadas conclui-se que o planejamento é uma tarefa docente que permite a organização de ações, que prevê situações significativas de aprendizagem, mas também é um momento de pesquisa e reflexão inteiramente ligado à avaliação. Contudo, na ação cotidiana das professoras, essa potencialidade pedagógica do planejamento nem sempre é garantida, visto que esse tende a se automatizar e burocratizar devido a fatores diversos, como falta de formação, de acompanhamento da ação pedagógica do professor, de condições de trabalho, de compreensão de seu papel, etc. As concepções e formas de planejamento percebidas nas entrevistas também expressam que ainda há muito que se fazer para que o planejamento na educação infantil esteja em consonância com os princípios de uma pedagogia comprometida com as especificidades das crianças pequenas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, Deisehttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761Guimarães, Daniela de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760Santos, Núbia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes2017-11-16T11:26:51Z2023-12-21T03:03:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMOREIRA, Tania Maria da Silva Fernandes. Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/3187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3187Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro
title Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro
spellingShingle Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro
Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes
Educação infantil
Prática de ensino
Currículo de ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
title_short Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro
title_full Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro
title_fullStr Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro
title_sort Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro
author Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes
author_facet Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arenhart, Deise
http://lattes.cnpq.br/5887497111241761
Guimarães, Daniela de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/5201077923193760
Santos, Núbia de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0619214710322051
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Prática de ensino
Currículo de ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
topic Educação infantil
Prática de ensino
Currículo de ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
description Discute a importância do planejamento na educação infantil, analisar as formas de planejar e as concepções de criança, conhecimento e educação infantil presentes nos planejamentos de professoras de educação infantil da rede municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa e análise de dados coletados a partir de entrevista semiestruturada com cinco professoras de Educação Infantil pertencentes a essa rede municipal de educação. Ao analisar as informações coletadas conclui-se que o planejamento é uma tarefa docente que permite a organização de ações, que prevê situações significativas de aprendizagem, mas também é um momento de pesquisa e reflexão inteiramente ligado à avaliação. Contudo, na ação cotidiana das professoras, essa potencialidade pedagógica do planejamento nem sempre é garantida, visto que esse tende a se automatizar e burocratizar devido a fatores diversos, como falta de formação, de acompanhamento da ação pedagógica do professor, de condições de trabalho, de compreensão de seu papel, etc. As concepções e formas de planejamento percebidas nas entrevistas também expressam que ainda há muito que se fazer para que o planejamento na educação infantil esteja em consonância com os princípios de uma pedagogia comprometida com as especificidades das crianças pequenas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-11-16T11:26:51Z
2023-12-21T03:03:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Tania Maria da Silva Fernandes. Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
http://hdl.handle.net/11422/3187
identifier_str_mv MOREIRA, Tania Maria da Silva Fernandes. Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://hdl.handle.net/11422/3187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455964285894656