Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3187 |
Resumo: | Discute a importância do planejamento na educação infantil, analisar as formas de planejar e as concepções de criança, conhecimento e educação infantil presentes nos planejamentos de professoras de educação infantil da rede municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa e análise de dados coletados a partir de entrevista semiestruturada com cinco professoras de Educação Infantil pertencentes a essa rede municipal de educação. Ao analisar as informações coletadas conclui-se que o planejamento é uma tarefa docente que permite a organização de ações, que prevê situações significativas de aprendizagem, mas também é um momento de pesquisa e reflexão inteiramente ligado à avaliação. Contudo, na ação cotidiana das professoras, essa potencialidade pedagógica do planejamento nem sempre é garantida, visto que esse tende a se automatizar e burocratizar devido a fatores diversos, como falta de formação, de acompanhamento da ação pedagógica do professor, de condições de trabalho, de compreensão de seu papel, etc. As concepções e formas de planejamento percebidas nas entrevistas também expressam que ainda há muito que se fazer para que o planejamento na educação infantil esteja em consonância com os princípios de uma pedagogia comprometida com as especificidades das crianças pequenas. |
id |
UFRJ_cc1490060a1a2750ce4ded55a0d49390 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3187 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de JaneiroEducação infantilPrática de ensinoCurrículo de ensino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAODiscute a importância do planejamento na educação infantil, analisar as formas de planejar e as concepções de criança, conhecimento e educação infantil presentes nos planejamentos de professoras de educação infantil da rede municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa e análise de dados coletados a partir de entrevista semiestruturada com cinco professoras de Educação Infantil pertencentes a essa rede municipal de educação. Ao analisar as informações coletadas conclui-se que o planejamento é uma tarefa docente que permite a organização de ações, que prevê situações significativas de aprendizagem, mas também é um momento de pesquisa e reflexão inteiramente ligado à avaliação. Contudo, na ação cotidiana das professoras, essa potencialidade pedagógica do planejamento nem sempre é garantida, visto que esse tende a se automatizar e burocratizar devido a fatores diversos, como falta de formação, de acompanhamento da ação pedagógica do professor, de condições de trabalho, de compreensão de seu papel, etc. As concepções e formas de planejamento percebidas nas entrevistas também expressam que ainda há muito que se fazer para que o planejamento na educação infantil esteja em consonância com os princípios de uma pedagogia comprometida com as especificidades das crianças pequenas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, Deisehttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761Guimarães, Daniela de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760Santos, Núbia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes2017-11-16T11:26:51Z2023-12-21T03:03:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMOREIRA, Tania Maria da Silva Fernandes. Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/3187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3187Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro |
title |
Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes Educação infantil Prática de ensino Currículo de ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
title_short |
Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro |
title_full |
Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro |
title_sort |
Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro |
author |
Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes |
author_facet |
Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arenhart, Deise http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 Guimarães, Daniela de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 Santos, Núbia de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0619214710322051 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Prática de ensino Currículo de ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
topic |
Educação infantil Prática de ensino Currículo de ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
description |
Discute a importância do planejamento na educação infantil, analisar as formas de planejar e as concepções de criança, conhecimento e educação infantil presentes nos planejamentos de professoras de educação infantil da rede municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa e análise de dados coletados a partir de entrevista semiestruturada com cinco professoras de Educação Infantil pertencentes a essa rede municipal de educação. Ao analisar as informações coletadas conclui-se que o planejamento é uma tarefa docente que permite a organização de ações, que prevê situações significativas de aprendizagem, mas também é um momento de pesquisa e reflexão inteiramente ligado à avaliação. Contudo, na ação cotidiana das professoras, essa potencialidade pedagógica do planejamento nem sempre é garantida, visto que esse tende a se automatizar e burocratizar devido a fatores diversos, como falta de formação, de acompanhamento da ação pedagógica do professor, de condições de trabalho, de compreensão de seu papel, etc. As concepções e formas de planejamento percebidas nas entrevistas também expressam que ainda há muito que se fazer para que o planejamento na educação infantil esteja em consonância com os princípios de uma pedagogia comprometida com as especificidades das crianças pequenas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-11-16T11:26:51Z 2023-12-21T03:03:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOREIRA, Tania Maria da Silva Fernandes. Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. http://hdl.handle.net/11422/3187 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Tania Maria da Silva Fernandes. Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455964285894656 |